Engenharia de Segurança do Trabalho - EAD

A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão e do controle ambiental.

A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e conseqüente melhoria das condições sociais.

Conforme disposição legal, as empresas devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura, geologia ou agronomia, especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho.

O nosso curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, realizado na modalidade a distância (EAD) desde 2005, tem exatamente o objetivo de tornar tais profissionais especializados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.

Outros objetivos que merecem destaque são: desenvolvimento de raciocínio e senso crítico, intercâmbio de experiências e soluções de casos reais, fornecimento de instrumental prático que permita aos participantes realmente contribuir nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas.

Destacamos que o CREA/SP tem apoiado este curso, existindo nesse sentido uma cooperação com a Escola Politécnica da USP, através do seu Programa de Educação Continuada - PECE.

Dentro deste âmbito, os alunos regularmente aprovados neste curso podem requerer  e receber do CREA/SP  a atribuição profissional de Engenhario de Segurança do Trabalho.

Livros

O aluno regularmente matriculado neste curso recebe pela plataforma de gerenciamento, apostilas em PDF, os CD`s com os filmes-resumo, referentes a cada uma das disciplinas e também os seguintes livros:

Livros

Título/Autores/Tradutores

Livros

Título/Autores/Tradutores

Título: Manual de Proteção Respiratória
Autores: Maurício Torloni & Antonio Vladmir Veira
Tradutores:
Revisão Técnica:

 

Título: Investigação e Análise de Incidentes - Conhecendo o incidente para previnir
Autores: Reginaldo Pedreira Lapa & Maria Luiza Sampaio Goes
Tradutores:
Revisão Técnica:

Título: Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
Autor: Sylvio R. Bistafa
Tradutores:
Revisão Técnica:

Título: Compreender o Trabalho para Transformá-lo / A Prática da Economia.
Autores: F. Guérin A. Laville F. Daniellou J. Duraffourg & A. Kerguelen
Tradutores: Giliane M. J. Ingratta & Marcos Maffei

Título: TLVs e BEIs
Baseados na Documentação dos Limites de Exposição Ocupacional (TLVs) para Substâncias Químicas e Agentes Físicos & Índices Biológicos de Exposição (BEIs)
Autor: ACGIH WorldWide
Tradutor: ABHO

Título: Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital
Autores Antonio Cesar Amaru Maximiano
Tradutores:

Informações Gerais

Público-Alvo:

Este curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, modalidade a distância (EAD), destina-se a engenheiros, arquitetos, agrônomos e geólogos, conforme Lei  Federal nº 7.410 de 27/11/1985 e Decreto Federal  nº 92.530 de 09/04/1986.

Turma 2015

Cronograma do Processo Seletivo:

Inscrições: 22/09 a 02/12/2014.
Base de Seleção: Informações declaradas pelo candidato no formulário de Inscrição.
Divulgação dos Resultados: por e-mail ou telefone.
Matrículas: de 08 a 12/12/2014.
Palestra inaugural: a definir.
Início das Aulas: 19/02/2015.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e orginal dos seguintes documentos:

a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

 

Corpo Docente

A coordenação deste curso está a cargo do Prof. Dr. Sérgio Médici de Eston, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da EPUSP.

O corpo docente é formado por professores da Escola Politécnica e de outras unidades da USP, além de Especialistas convidados, todos com efetiva e destacada atuação profissional correlata aos assuntos que ministram.

Corpo docente do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - EAD:

Alessandra Martins ; Ângelo José Consoni ; Antonio Vladimir Vieira ; Beatriz Codas ; Cristiane Queiróz Barbeiro Lima ; Deolinda Martins ; Eduardo Costa Sá ; Esther Archer de Camargo ; Fernanda Urquieta ; Flora M. Gomide Vezza ; Francisco Kulcsar ; Humberto Farina ; Irlon Ângelo da Cunha ; João José Barrico de Souza ; João Vicente Assumpção ; Joaquim Gomes Pereira ; José Carlos Tomina ; José Damásio de Aquino ; José Possebon ; Júlia Issy Abrahão; Leônidas Ramos Pandaggis ; Maria José Fernandes Gimenes ;  Maria Luiza Balderrain ; Maria Luíza Sampaio Góes ; Mário Luiz Fantazzini ; Maurício Torloni ; Reginaldo Pedreira Lapa ; Reinaldo Augusto Gomes Simões ; Ricardo Metzner ; Rodolfo Molinari ; Rosana  Lazzarini ; Rosária Ono ; Seiji Ushida ; Sérgio Colacioppo ; Sérgio Médici de Eston ; Sônia Regina Pereira de Souza ; Sylvio R. Bistafa ; Uiara Bandelli Montedo ; Walter Negrisolo ; Wilson Siguemasa Iramina e Wolney Castilho Alves.

Conteúdo

Este curso está estruturado conforme definido pela Lei Federal nº 7.410 de 27/11/1985, pelo Decreto Federal nº 92.530 de 09/04/1986 e pelo Parecer MEC nº 19 de 27/01/1987.
A Universidade de São Paulo está regularmente credenciada junto ao MEC - Ministério da Educação para a realização de cursos superiores a distância conforme Portarias MEC nº 654, de 17/03/2004 e 1.161, de 14/06/2006.
Este curso tem a duração total de 612 (seiscentas e doze) horas, das quais 60 (sessenta) horas se referem a atividades práticas.
As atividades de laboratório, com demonstrações e manuseio de instrumentos, utilizarão instalações e equipamentos do Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança do Trabalho na Mineração - LACASEMIN do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da EPUSP.

Disciplinas

Código Disciplina/Ciclo
Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
Legislação e Normas Técnicas
Higiene do Trabalho - Parte A
Proteção Contra Incêndio e Explosões - Parte A
Higiene do Trabalho - Parte B
Proteção Contra Incêndio e Explosões - Parte B
Higiene do Trabalho - Parte C
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Parte A
Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho
O Ambiente e as Doenças do Trabalho
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Parte B
Psicologia na Engenharia de Segurança do Trabalho, Comunicação e Treinamento
Ergonomia
Proteção ao Meio Ambiente - Parte A
Gerência de Riscos
Proteção ao Meio Ambiente - Parte B
Fundamentos do Controle do Ruído Industrial

Critério de ingresso

O ingresso neste curso é realizado através de um processo seletivo, com base na análise de currículo, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária.
A formação acadêmica e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais nessa análise.

Critério geral de aprovação

Para ser considerado aprovado no curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO na modalidade a distância (EAD) e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer todos os seguintes requisitos:

A) Obter Nota Final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação do aluno em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo atividades presenciais, como provas e laboratórios e atividades a distância; e
B) Obter freqüência igual ou superior a 85% nas atividades presenciais de cada uma das disciplinas; e
C) Elaborar uma monografia junto a um orientador do programa; apresentá-la perante a uma banca de docentes credenciados no programa e obter Nota Final igual ou superior a 7,0 (sete).

Desligamento do curso

O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos.

Certificado

Títulação: O aluno regularmente aprovado neste curso receberá a titulação de "Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho".
Emissor: O certificado de Especialista é emitido pela USP.

 

Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com o nosso Centro de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Depoimentos

 

Inscrições

Processo Seletivo

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

a) Preencher a Ficha de Inscrição;

b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados.