Higiene Ocupacional - Especialização - EaD

A higiene ocupacional tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão ambiental e da qualidade. Neste contexto, várias disciplinas são oferecidas pela ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EPUSP, nos níveis de graduação, de pós-graduação "scrictu sensu" e de pós-graduação "lato sensu". O curso de graduação em Engenharia Ambiental da USP contempla inclusive duas disciplinas denominadas de Saúde Ocupacional e Ambiental. Mais especificamente, os Departamentos de Engenharia de Produção e o de Minas e de Petróleo, existem diversos cursos de graduação, de pós-graduação e treinamentos nas áreas de higiene, segurança, ventilação, ergonomia e meio ambiente.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HIGIENISTAS OCUPACIONAIS - ABHO aponta para a necessidade de programas deste tipo. O aluno aprovado neste curso poderá candidatar-se ao processo de Certificação de Higienista Ocupacional da ABHO desde que cumpra os demais requisitos constantes no seu edital do processo de certificação (www.abho.com.br). 

Esse nosso curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL realizado na modalidade à distância (EAD semipresencial) desde 2003, focaliza todos os aspectos da higiene e da engenharia de saúde ocupacional, visando formação de higienistas ocupacionais voltados a uma atuação prevencionista e de proteção aos trabalhadores em todas as instâncias de suas atividades profissionais.

Outros objetivos, incluem o desenvolvimento de raciocínio e senso crítico, intercâmbio de experiências e soluções de casos reais, além do fornecimento de instrumental prático que permita ao pós-graduando, atuar, efetivamente, nos serviços de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.

A formação destes profissionais não tem interferência nas competências específicas, legais e técnicas, das diversas modalidades de engenharia ou de quaisquer outras de nível superior.
 
A preservação da qualidade de vida, com a diminuição de acidentes e doenças ocupacionais, devem ser um dos pilares de qualquer projeto, empreendimento ou sistema. Objetiva-se assim, a diminuição dos custos humanos e materiais, e, consequentemente, dos custos sociais.

 

Livros

O aluno deste curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL, recebe as apostilas em PDF, os filmes-resumo de cada um dos capítulos, de cada um dos módulos na plataforma MOODLE e os seguintes livros:

Livros

Título/Autores/Tradutores

Livros

Título/Autores/Tradutores

Título: Manual de Proteção Respiratória
Autores: Maurício Torloni / Antonio Vladmir Veira
Tradutores:
Revisão Técnica:

Título: Introdução à Ergonomia da Prática à Teoria.
Autores: Julia Abrahão/Laerte Snelwar/Alexandre Silvino/Mauricio Sarmet e Diana Pinho

Título: Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
Autor: Sylvio R. Bistafa
Tradutores:
Revisão Técnica:

tlv

Título: 2017 - TLVs e BEIs
Baseados na Documentação dos Limites de Exposição Ocupacional (TLVs) para Substâncias Químicas e Agentes Físicos & Índices Biológicos de Exposição (BEIs)
Autor: ACGIH WorldWide
Tradutor: ABHO 


Informações Gerais

Público-Alvo:

Esse curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL, é destinado aos profissionais com formação completa em nível superior e com interesse voltado às áreas de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho, tais como:

    Engenheiros de Segurança do Trabalho
    Enfermeiros do Trabalho
    Ergonomistas
    Fonoaudiólogos
    Fisioterapeutas do Trabalho
    Terapeutas Ocupacionais
    Médicos do Trabalho
    Tecnólogos de Segurança do Trabalho
    Advogados Trabalhistas
    Assistentes Sociais
    Odontólogos do Trabalho
    Psicólogos do Trabalho
    Auditores Fiscais do Trabalho
    Magistrados do Trabalho
    Peritos Trabalhistas e da Previdência Social
    Procuradores do Ministério Público Trabalhista

Datas:

Inscrições: a partir de 14/05/2018.
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: a partir de 14/05/2018.
Início das Aulas: 03/08/2018.



Corpo Docente

A coordenação deste curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL está a cargo do PROF. TITULAR SÉRGIO MÉDICI DE ESTON, Coordenador do Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração - LACASEMIN e Professor do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PMI/EPUSP.

O corpo docente é formado por professores da Escola Politécnica e de outras unidades da USP, além de Especialistas convidados, todos com efetiva atuação profissional correlata aos assuntos que ministram.

Corpo docente regular deste curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL (EAD semipresencial): 

Antônio Vladimir Vieira; Alessandra Isabella Sampaio Martins; Alexandre Demétrius Pereira; Cristiane Queiróz Barbeiro Lima ; Deolinda Izumilda Martins; Diego Diegues Francisca; Eduardo Costa Sá; Felipe Baffi de Carvalho; Felipe Thadeu Bonucci; Francisco Kulksar Neto; Geraldo Colazziol; Gil Anderi da Silva; Homero Delboni Júnior; Irlon Ângelo da Cunha; Jefferson Benedito Pires de Freitas; João José Barrico de Souza; João Vicente Assunção; José Carlos Miertzwa; José Pedro Dias Júnior; José Possebon; Leônidas Ramos Pandaggis; Maria Renata Machado Stellin; Maria José Fernandes Gimenez; Mário Luiz Fantazzini; Ricardo Jorge Metzner; Ricardo Cabral Azevedo; Ricardo da Costa Serrano; Rosana Lazzarini; Robson Spinelli Gomes; Patrícia Moura Dias; Sérgio Colacioppo; Sérgio Médici de Eston ; Sônia Regina Pereira de Souza; Sylvio Reynaldo Bistafa; Wilson Siguemasa Iramina; e Wolney Castilho Alves.

 

Conteúdo
Este curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL realizado na modalidade a distância (EAD semipresencial), teve seu currículo elaborado em consonância com diretrizes discutidas com técnicos especializados da FUNDACENTRO e com membros da Diretoria da ABHO, envolvendo professores de diversos Departamentos da EPUSP e da Faculdade de Saúde Pública da USP - FSP e Especialistas renomados. Este currículo envolve apenas módulos obrigatórios, visando a obtenção de certificação da ABHO pelos participantes certificados pelo PECE/EPUSP.

A carga horária total deste curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL é de 360 (trezentas e sessenta) horas, divididas em 12 (doze) disciplinas, que abordam legislação, amostragem, avaliação, controle, doenças do trabalho, epidemiologia, atividades industriais, agentes Físicos, Químicos, Biológicos e Ergonomia, bem como a correlação entre higiene e meio ambiente.

É ministrada, também, uma disciplina de Monografia com carga horária de 60 horas.

As atividades de laboratório, com demonstrações e manuseio de instrumentos, utilizarão instalações e equipamentos do Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança do Trabalho na Mineração - LACASEMIN do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo - PMI da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP.

Disciplinas

Código Disciplina
Introdução à Higiene Ocupacional e Legislação Ocupacional
Agentes Físicos I
Agentes Químicos I
Agentes Físicos II
Agentes Químicos II / Ergonomia
 Introdução ao Gerenciamento de Riscos e Ferramentas de Comunicação, Treinamento e Comportamento
Instrumentação em Higiene Ocupacional
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Higiene e Meio Ambiente
Doenças Ocupacionais, Toxicologia e Epidemiologia
Estratégia de Amostragem
Ventilação Industrial
Higiene Ocupacional e Atividades Industriais


Critério de Ingresso

O ingresso de um candidato neste curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL se dá através de um Processo Seletivo, que considera itens como a análise curricular do candidato, considerando a formação acadêmica e a experiência profissional como aspectos fundamentais nessa análise, bem como a quantidade de vagas disponíveis, e a ordem de inscrição.

Permanência

    Período de realização:

O aluno deverá realizar e concluir o curso conforme cronograma de atividades e disciplinas disponibilizadas em cada ciclo e cumprir o cronograma financeiro aceito no ato da matrícula com a assinatura do Termo de Adesão.

    Encontros presenciais:

Para os alunos dos cursos na modalidade à distância (EAD semipresencial), por exigência legal, as provas de cada uma das disciplinas, bem como a apresentação da monografia, são presenciais. Os alunos deverão realizar, também presencialmente, as atividades práticas de laboratório.

Critério Geral de Aprovação

Para ser considerado APROVADO nos cursos à distância (EAD-semipresencial) do LACASEMIN e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer a todos os três seguintes requisitos:

    Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas; e
    Obter frequência mínima de 85% nas atividades presenciais programadas; e
    Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) na Monografia.

As notas finais são dadas pela realização, pelos alunos: a) de provas e laboratórios presenciais (peso 6) em cada uma das disciplinas; b) pela resposta aos questionários de cada uma das aulas de cada uma das disciplinas (peso 2); e c) pelo preenchimento do Caderno de Quadros (peso 2).

Grade de disciplinas:

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

Desligamento do curso

O aluno estará automaticamente desligado do curso se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos.


Cronograma

CRONOGRAMA GERAL

 TIPO DE ATIVIDADE


INÍCIO

TÉRMINO

DESCRIÇÃO

OBS.

PRESENCIAL                     PALESTRA INAUGURAL

28/07/2018 (sábado)

Apresentação do Coordenador, da Metodologia do curso e da Plataforma Moodle

Horário das 09h00 às 14h00

EAD - 1º CICLO PLATAFORMA MOODLE

03/08/2018

10/10/2018

Aulas disciplinas eHO-101, 102, 103 e atividade de monografia 113

 

EAD - 2º CICLO   PLATAFORMA MOODLE

05/10/2018

12/12/2018

Aulas disciplinas eHO-104, 105, 106, 107 e atividade de monografia 113

 

PRESENCIAL                                  1º ENCONTRO

2ª Quinzena de janeiro/2019

Provas P1 das disciplinas dos 1º e 2º Ciclos e Laboratórios Práticos de eHO-107

Horário das 08h00 às 18h30              

EAD - 3º CICLO PLATAFORMA MOODLE

01/03/2019

08/05/2019

Aulas disciplinas eHO-108, 109, 110 e atividade de monografia 113

 

EAD - 4º CICLO   PLATAFORMA MOODLE

03/05/2019

10/07/2019

Aulas disciplinas eHO-111, 112 e atividade de monografia 113

 

PRESENCIAL                                2º ENCONTRO

2ª Quinzena de julho/2019

Provas P1 das disciplinas dos 3º e 4º Ciclos e Provas P2 referente disciplinas dos 1º e 2º Ciclos

Horário das 08h00 às 18h30              

PRESENCIAL                            Provas P2

A agenda detalhada será publicada na plataforma para os alunos matriculados

Provas P2 referentes às disciplinas dos 3º e 4º Ciclos

 

PRESENCIAL                                      MONOGRAFIA

A agenda detalhada será publicada na plataforma para os alunos matriculados

Datas para envio do Tema, Postagem, Apresentação e Publicação de Notas de Monografia

 

CERTIFICADOS

 Até Abril de 2020

Datas para a emissão e entrega dos Certificados

 




Funcionamento do Curso

FUNCIONAMENTO DO CURSO A DISTÂNCIA (EAD SEMIPRESENCIAL)

    Sobre o Credenciamento da USP

A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) é autorizada pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC) a realizar atividades de aprendizagem com a utilização de recursos à distância (EAD) conforme Portaria MEC/SESu nº 654 de 07/03/2004, ratificada pela Portaria MEC/SESu nº 1.161, de 14/06/2006 e pela Portaria MEC/SESu nº 48 de 23/01/2013.


    Sobre os cursos à distância (EAD-semipresencial) do LACASEMIN

Na era atual, existe a constante busca de informações e de atualização tecnológica. Nesse contexto, a educação à distância (EAD) se dissemina rapidamente no mundo todo, envolvendo quase todas as instituições de renome.

A ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (EPUSP) com sua atuação sempre inovadora e de liderança e não perdendo de vista a preservação da sua história de excelência, desenvolveu através do seu LABORATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL, HIGIENE E SEGURANÇA NA MINERAÇÃO (LACASEMIN), um formato semipresencial, combinando atividades à distância (EAD) e presenciais, que aplica com sucesso na produção e execução de seus cursos "lato sensu" de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e de Especialização em Higiene Ocupacional.

A modalidade à distância (EAD-semipresencial) desenvolvida pelo LACASEMIN, dispensa em alguns momentos, a presença física do aluno em suas salas de aula e permite a este, adequada flexibilidade para o estudo teórico e atividades presenciais de provas e de laboratórios práticos.

Com o desenvolvimento dessa modalidade de ensino e aprendizado alarga as suas fronteiras de educação continuada, permitindo um maior acesso de profissionais de todo o Brasil aos seus cursos e treinamentos de alta qualidade.

Contribui, assim, o LACASEMIN, com a universalização da educação, fator importante para a integração dos brasileiros das mais diversas regiões.


    Sobre a dinâmica de aprendizado

O formato semipresencial dos cursos do LACASEMIN envolve:

    O estudo dirigido com as apostilas e resumos segundo orientação programada para cada aula de cada uma das disciplinas;
    O estudo através do preenchimento do Caderno de Quadros com relação às lacunas de exemplos e exercícios, que são postados na plataforma;
    A execução de testes e simulados que são enviados ao aluno pela plataforma de gerenciamento MOODLE para cada uma das aulas de cada uma das disciplinas;
    A entrega das disciplinas dos cursos à distância (EAD-semipresencial) aos alunos é realizada em 4 ciclos por ano. Cada ciclo tem um total de 10 semanas. Cada disciplina tem cerca de 10 aulas, que são disponibilizadas aos alunos uma vez por semana e o aluno tem cerca de 12 dias corridos para estudar e responder aos questionários de cada uma das aulas.
    O estudo de cada uma das aulas das disciplinas é realizado pelos alunos através dos textos, dos filmes-resumo, das pesquisas, artigos e fotos, que enviamos a eles pela plataforma MOODLE.
    Estão incluídas em cada uma das aulas de cada uma das disciplinas, o que chamamos de filmes-resumo. Os filmes-resumo, com duração de 15 a 20 minutos cada um, tem a finalidade de apresentar o professor daquela aula e as principais dicas e alertas aos alunos, sobre aquela aula.
    A interação diária para esclarecimentos de dúvidas dos alunos é feita por meio de uma TUTORIA (IMAD) e de uma programação de atividades complementares, tais como CHATS, FÓRUNS DE DISCUSSÃO, QUADRO DE AVISOS e uma relação das perguntas mais frequentes já formuladas pelos alunos e que já foram esclarecidas pelos tutores (FAQ - FREQUENTLY ASKED QUESTIONS) em outras turmas.
    A presença do aluno é obrigatória nas provas e nas disciplinas que tenham parte prática, como laboratório. As atividades presenciais acontecem, normalmente, por uma semana, nos meses de janeiro ou fevereiro e julho ou agosto de cada ano, com calendário previamente disponibilizado aos alunos com 6 meses de antecedência.                           

    Critérios para Aprovação

Para ser considerado APROVADO nos cursos à distância (EAD-semipresencial) do LACASEMIN e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer a todos os três seguintes requisitos:

    Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas; e
    Obter frequência mínima de 85% nas atividades presenciais programadas; e
    Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) na Monografia.

As notas finais são dadas pela realização, pelos alunos: a) de provas e laboratórios presenciais (peso 6) em cada uma das disciplinas; b) pela resposta aos questionários de cada uma das aulas de cada uma das disciplinas (peso 2); e c) pelo preenchimento do Caderno de Quadros (peso 2).






Certificado

* Título: O aluno regularmente APROVADO neste curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL receberá o título de ESPECIALISTA e um certificado da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

 

Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Depoimentos
Inscrições

1. O interessado em participar do processo seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

   a) Preencher a Ficha de Inscrição.

   b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do curso.

2. Seleção

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "ficha de inscrição".

Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matricula.

Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

 

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados.