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Tecnologia Metroferroviária

Uma dificuldade que deve ser contemplada em qualquer análise envolvendo a formação de recursos humanos, refere-se a rápida evolução do conhecimento mundial. Para se ter uma idéia da importância deste fato, lembremos que no século XIX, a estimativa para dobrar o conhecimento da humanidade era de 100 anos. Com as descobertas de Maxwell, na segunda metade do século XIX, coincidentemente com o encerramento da guerra civil americana, esta estimativa reduziu-se para 50 anos. Já no século XX, mais precisamente na década de 70, a estimativa para dobrar o conhecimento da humanidade era de 10 anos. Atualmente, no inicio do terceiro milênio, constata-se que o conhecimento é dobrado a cada 18 MESES.

Nota-se, portanto, que se um estudante, recém saído da universidade, não retornar aos bancos escolares num período máximo de 2 anos, estará alijado do mercado de trabalho qualificado, na medida em que seus conhecimentos já estarão há muito superados. Em outra escala, talvez um pouco mais preocupante, ocorre com as empresas que não investiram, com a devida importância, na formação de seus recursos humanos. Pois estas, na sua maioria, perderam competência importante durante este período, havendo portanto a necessidade de investimentos em formação de recursos humanos de longa duração, visando recuperar parte do atraso tecnológico oriundo daquelas ações.

Focalizando agora o desafio da tração elétrica, constata-se atualmente que a necessidade de um transporte público eficiente, adquiriu uma importância sem precedentes no estado atual das grandes metrópoles brasileiras. Não só a necessidade de torná-lo mais eficiente, mas também a necessidade de suprir o direito ao transporte, de forma digna e civilizada, tem reaquecido o mercado da tração elétrica no Brasil, sobretudo em São Paulo, com as obras recentes da CPTM e do Metrô de São Paulo.

A moderna tecnologia aplicada na tração elétrica atual, exige conhecimentos multidisciplinares, para que a sua especificação, gerenciamento da construção, planejamento, avaliação técnico/econômica do projeto, avaliação da segurança, etc.., sejam feitos com critério e a segurança que envolve este alto investimento.

Informações Gerais

Público-Alvo:

O aluno deverá ter formação adequada em Engenharia e/ou Tecnologia Elétrica e Mecânica, adquirida através de um curso de graduação de nível superior relacionado à área. A formação também pode ser complementada através da experiência adquirida no exercício profissional, exigindo-se, neste caso, que o candidato tenha também formação superior e esteja em efetivo exercício na área de tração elétrica.

Em qualquer caso, será exigido que o aluno seja aprovado em processo de seleção, constituído de exame curricular e possível entrevista, visando verificar sua formação e aptidões. Para esse exame curricular, os candidatos deverão apresentar histórico escolar e profissional, bem como documentos especificando as razões de seu interesse pelo programa, e os objetivos de desenvolvimento profissional esperados como resultado do curso.

 O curso atende também aos profissionais ligados a fabricantes ou distribuidores de materiais e equipamentos e ligados a órgãos públicos.

Local & Horário:

No PECE às Quintas-feiras das 19h30 às 22h30 e Sextas-feiras das 14h00 às 18h30.

Datas:

Inscrições: até 12/07/2013.
Entrevista: Não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: até 15/07/2013.
Inicio das aulas: 22/08/2013.

Corpo Docente

Os cursos serão organizados e estarão sob responsabilidade dos professores: Prof. Dr. João Batista Camargo Junior e Prof. Dr. Ivan Eduardo Chabu.

O corpo docente é constituído, em sua maioria, por professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com titulação mínima de Doutor em Engenharia. Face as especificidades do programa, o curso poderá contar também com a colaboração de professores/profissionais externos à Poli e com larga experiência na tecnologia metro-ferroviária.

Conteúdo

O curso tem duração máxima de três anos, correspondendo a um conjunto de 15 (quinze) disciplinas que totaliza 450 horas-aula, além da redação e da apresentação da monografia.

Dessa forma, foi concebido um programa de especialização em tecnologia metro-ferroviária, que contempla as seguintes disciplinas:

Código Disciplina
Fundamentos de Planejamento do Transporte Ferroviário Metropolitano
Máquinas Elétricas Aplicadas na Tração Elétrica
Fundamentos da Tração Elétrica Moderna
Fundamentos de Eletrônica de Potência para Tração Elétrica
Microprocessadores - Conceitos e Aplicações
Sistemas Mecânicos I
Simulação de Marcha e do Sistema Elétrico de Alimentação
Fundamentos de Planejamento Operacional
Análise de interferências eletromagnéticas em sistemas elétricos e eletrônicos
Gerenciamento de Manutenção
Sistemas Mecânicos II
Sinalização Metro-Ferroviária
Segurança e Confiabilidade
Automação e Engenharia de Software
Comunicação de Dados e Redes de Computadores em Sistemas Metroferroviários

Critério geral de aprovação

Para ser considerado aprovado no Curso de Especialização em Tecnologia Metroferroviária, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

a) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido pelo professores responsável.

b) - Ter freqüência igual ou superior a 85% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 85%.

c) Ter se inscrito nas atividades de Monografia e obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete).

Grade de disciplinas

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

Certificado

A obtenção do certificado do curso de Especialização em Tecnologia Metroferroviária, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, está condicionado à aprovação do aluno em todas as disciplinas do curso, com presença acima ou igual a 85% e a aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Depoimentos

A especialização me trouxe muitos ganhos, pois me proporcionou interagir com profissionais de outras empresas, ampliando minha rede de relacionamentos, fez que com eu tivesse uma ascensão profissional onde hoje ocupo uma posição de destaque no meu Departamento, além de poder desenvolver, em virtude da monografia, um produto aplicável às necessidades da empresa, com ganhos consideráveis que proporcionam às áreas de manutenção do Metrô de São Paulo maior confiabilidade e otimização dos recursos e aos usuários mais conforto e disponibilidade dos serviços".

Luiz Eduardo Argenton
Engenheiro Supervisor  -Metrô de São Paulo

Processo Seletivo

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:
a) Preencher a ficha de inscrição;

b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinquenta) reais, através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do curso.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
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