Engenharia de Soldagem

A área de soldagem encerra uma série de processos com aplicação em diversos segmentos no parque industrial do País, notadamente as indústrias: naval, petroquímica, nuclear e de óleo e gás. Aplica-se, ainda, a outros segmentos como: ramo automobilístico, químico, elétrico/eletrônico e de transformação. A importância da soldagem e das técnicas afins se faz sentir ao longo de todo o ciclo de vida de instalações industriais, desde a fase de projeto, passando pela fase de gestão da construção e montagem até as atividades de manutenção, configurando uma tecnologia sempre atual e em constante evolução, à medida que o conhecimento científico e tecnológico se desenvolve. Apesar disto, nenhuma Instituição de Ensino e Pesquisa oferece curso de capacitação em nível de especialização, em conjunto com a formação para a qualificação e certificação junto ao Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal (SNQC), para profissionais de nível superior objetivando suprir a demanda do mercado nestas áreas. Cabe ressaltar que a maioria dos cursos, hoje existentes, funciona em regime diurno, impossibilitando a participação de profissionais que estejam cumprindo compromissos de trabalho neste período. Em estudos recentes realizados por instituições, particularmente ligadas ao setor óleo e gás, como, por exemplo, a ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo, identificam como gargalo tecnológico, ao atendimento à demanda de investimento nos próximos anos, a oferta de pessoal especializado, qualificado e certificado em soldagem. Este curso será ofertado no horário noturno ou "in company", propiciando oportunidades aos engenheiros que desejarem se capacitar na área de soldagem, sem prejuízo de suas atividades normais. A solução encontrada para a transferência deste conhecimento de maneira organizada e sistemática, foi a criação de um curso de especialização, cujo título é "ESPECIALIZAÇÃO EM - ENGENHARIA DE SOLDAGEM".

O Curso será desenvolvido segundo uma seqüência de disciplinas, visando o melhor atendimento aos objetivos apresentados, em consonância com os objetivos e regulamentos da USP/EPUSP e do País, assim como atender às demandas específicas dos participantes. A Escola Politécnica da USP preenche todos os requisitos necessários para oferecer os cursos de especialização na área da soldagem, pois vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços, e atende perfeitamente os requisitos necessários à condução de um curso desta magnitude.

Objetivo Geral:

Oferecer a engenheiros ou profissionais com curso superior, especialmente àqueles que trabalham na indústria, a oportunidade de especialização em gestão e tecnologia da soldagem além da formação necessária para a certificação futura, caso de interesse, na categoria profissional de Inspetor de Soldagem, ampliando suas possibilidades de enriquecimento de conhecimento, numa área ainda carente de profissionais especializados e certificados, o que lhes proporcionará uma competitividade maior no mercado de trabalho.

Parceria Técnica:

Logo do FBTS

Informações Gerais

Público-Alvo:
Esse curso se enquadra dentro do Programa de Especialização do PECE / USP e será oferecido a todos os profissionais de nível superior, com formação em áreas correlatas ou que comprovem conhecimentos ou experiência que evidenciem seu potencial para o aprendizado nas disciplinas oferecidas.

Local & Horário:
O curso será ministrado nas dependências do PECE em São Paulo. As disciplinas serão realizadas ás 6ª-feiras, das 19:00 ás 23:00 e aos sábados, das das 9:00 ás 13:00.

Datas:

Inscrições: até 22/01/2015.
Entrevista: á definir.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: 26 a 30/01/2015.
Início das Aulas: 06/03/2015.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e orginal dos seguintes documentos:

a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

Corpo Docente
A coordenação Técnica e Didático-Pedagógica do curso ficará a cargo do Prof. Dr. Sérgio Duarte Brandi - Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da USP da Escola Politécnica da USP. O vice-coordenador será o prof. Dr. Cláudio Ruggieri do PNV.
O corpo docente será formado por especialistas com formação mínima de mestre ou com grande experiência comprovada, tanto em ensino, como na soldagem ou temas afins.

Professores:
Prof. Dr. Adherbal Caminada Netto
Prof. Esp. Antonio Cordeiro Souza
Prof. Dr. Antonio José Ramirez Londonõ
Prof. Dr. Célio Taniguchi
Prof. Dr. Cláudio Ruggieri
Prof. Msc. David Bellentani Rocha
Prof. MEng. Diego Martins Garcia

Prof. Dr. Freddy Poetscher
Prof. Dr. Gilberto Francisco Martha de Souza
Profa. Dra. Idalina Vieira Aoki
Profa. Dra. Izabel Fernanda Machado
Prof. Eng. José de Deus Brito
Prof. Dr. José Pinto Ramalho 
Prof. Dr. Marcelo Massarani
Prof. Eng. Mácio Batista
Prof. MEng. Marco Antonio Domingues
Prof. Eng. Marcos Ponciano de Souza
Prof. Dr. Pedro Pereira de Paula
Prof. Dr. Roberto Ferraboli Júnior
Prof. Dr. Sérgio Duarte Brandi

Prof. Msc. Vicente de Paula Ortega
Prof. Eng. Vinicius Machado Mansur

Conteúdo

A carga horária total do curso é 496 (quatrocentas e noventa e seis) horas, englobando aulas expositivas, aulas práticas ou demonstrativas e trabalhos supervisionados. Na carga horária está incluída a elaboração da monografia, que é equivalente a 60h de trabalho.

 

Disciplinas:

Código Nome
SLD-001        Introdução à tecnologia da soldagem, do corte e processos afins
SLD-004 Processos de soldagem e junção
SLD-005 Processos de soldagem especiais, processos de corte e de revestimento
SLD-007 Projeto de estruturas soldadas
SLD-016 Sistema de qualificação e documentação técnica em soldagem
SLD-017 Inspeção e acompanhamento da montagem de equipamentos e estruturas soldadas
SLD-019 Normas técnicas aplicadas a soldagem
SLD-021 Metodologia de pesquisa e elaboração de monografia
SLD-033 Produtividade na soldagem
SLD-023 Controle estatístico da qualidade
SLD-024 Física da soldagem e do corte e noções de eletrotécnica
SLD-026 Metalurgia da soldagem tensões residuais e controle de deformação
SLD-027 Soldabilidade e corrosão de materiais
SLD-028 Mecânica da fratura e integridade de estruturas soldadas
SLD-029 Análise de riscos e de falhas de estruturas soldadas
SLD-032 Gestão da qualidade e de projetos
SLD-033 Produtividade na soldagem


Ingresso: 
a) A seleção dos candidatos será feita por uma comissão de seleção, através de análise de currículo, que deve descrever a formação/atuação na área do curso;

b) Outros documentos necessários ou entrevista, segundo solicitação da coordenação do curso.

 

Critério geral de aprovação:

Para ser considerado aprovado no Curso de Especialização em Engenharia de Soldagem, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

 a) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc..

 b) Ter freqüência igual ou superior a 85% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 85%.

 c) Ter se inscrito nas atividades Monografia e ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete).

 

Oferecimento e realização das disciplinas:
As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste, e serão realizadas desde que haja um número mínimo, estabelecido pelo PECE, de participantes matriculados.
Eventualmente, existe a possibilidade de realizar uma disciplina para um número menor de interessados, a combinar junto à Coordenação do PECE.

 

Desligamento do curso:
O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos. 

Certificado

A obtenção do certificado do curso de Engenharia de Soldagem, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, está condicionada à aprovação do aluno em todas as disciplinas do curso, com presença acima ou igual a 85% e à aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Depoimentos
Inscrições

Processo Seletivo:
1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:
a) Preencher a ficha de inscrição;
b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logos após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa de inscrição será abatido na 2ª parcela do curso.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na ficha de inscrição".
 Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados.