Engenharia e Gestão de Manufatura e Manutenção

Informações Gerais

Público-Alvo:

Este Curso destina-se a empresários, executivos, engenheiros, tecnólogos e outros profissionais de nível superior interessados em aprofundar seus conhecimentos nessa área.

Para estes, o MBA em Engenharia e Gestão de Manufatura e Manutenção constitui uma oportunidade de extensão acadêmica, oferecida de forma dosada e gradativa, que permite ao participante, além de escolher os temas de seu interesse dentre um leque bastante amplo de opções, conciliar suas atividades profissionais com a necessidade de aprimoramento intelectual.

Além disso o Curso é organizado de forma a não apenas informar os participantes, mas realmente instrumentalizá-los para aplicarem seus conhecimentos no dia a dia de suas organizações.

Local & Horário:

Sextas-feiras das 19h20 às 22h40 e sábados das 8h20 às 11h40.

Datas:

Inscrições: 22/07 a 18/09/2016.
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: 19 a 23/09/2016.
Início das Aulas: 07/10/2016.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:

a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

Corpo Docente

A Coordenação do curso está a cargo de Prof. Dr. Gilberto Francisco Martha de Souza e Prof. Dr. Adherbal Caminada Netto, ambos formados em engenharia naval pela Escola Politécnica da USP.

O Prof. Gilberto é doutor em Engenharia Mecânica, com pós-doutorado na Universidade de Maryland, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da EPUSP e consultor de empresas.

O Prof. Adherbal também é pós-graduado pela EPUSP, possui Especialização em Aprimoramento Empresarial (EPUSP/IRS-FIESP), é atualmente professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP e consultor de empresas.

Ambos os coordenadores têm experiência na área de estratégia e logística de operações.

O corpo docente é formado por professores da Universidade de São Paulo e por Especialistas convidados, todos selecionados e convidados por sua efetiva atuação profissional correlata com os assuntos que ministram.

Conteúdo

Estrutura

O curso tem uma estrutura aberta, de forma a permitir que o participante possa escolher módulos que mais interessem a sua área de atuação profissional.

Deverá ser cumprida uma carga horária mínima de 420 horas-aula, entre o módulo obrigatório, optativos e correlatos. Cada disciplina tem duração de 30 horas.

O prazo máximo para a conclusão do curso é de dois anos e meio, sendo o ano letivo composto por quatro ciclos, cada um com cerca de dois meses e meio de duração.

Disciplinas Obrigatórias

Há quatro disciplinas obrigatórias, que têm como objetivo consolidar os conhecimentos dos participantes do curso nas áreas de planejamento, implantação e gestão estratégica da manufatura e de serviços:

Código
Disciplina
Manutenção para a Excelência da manufatura
Gestão de Processos
Estratégias de Manufatura e Serviços
Logística da Manufatura e do Serviços

Disciplinas eletivas

São disciplinas optativas e podem ser selecionadas pelos participantes do curso para estruturarem a sua formação da maneira que melhor lhes convier.

Compreendem assuntos em diversas áreas relacionadas com a visão da excelência no planejamento e gestão de operações, sistemas de gestão de processos e da tecnologia, recursos de informática na manufatura, logística, qualidade ambiental, metrologia, gerenciamento de projetos e uso racional de energia:

Código
Disciplina
Geração e utilização do vapor em indústrias e serviços
Sistemas de gestão : o impacto na manufatura e nos serviços
Planejamento dos processos de fabricação
Gestão da base de fornecimento
Fundamentos de metrologia e instrumentação
Recursos de informática para a manufatura
Utilização racional de energia
Confiabilidade metrológica
Produtividade Alavanca para a Competitividade
Gerenciamento de Projetos Aplicados
Administração, Planejamento e Gestão da Manutenção
Práticas e Procedimentos Básicos de Manutenção
Estrutura Organizacional e Controle da Manutenção
Gerenciamento de Recursos Materiais na Manutenção
Gerência de Recursos Humanos na Manutenção
Gerenciamento de Custos em Manutenção
Manutenção de Sistema de Utilidades Industriais
Manutenção de Sistemas Elétricos
Introdução ao Projeto de Fábrica Digital
Análise de Decisão Aplicada à Gestão da Manufatura e Manutenção
Sustentabilidade Ambiental e Manufatura Limpa
Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Risco
Gestão da Confiabilidade Humana
Gestão de Ativos Basiada em Risco: Aplicação da Recomendação PAS 55

Ingresso

O ingresso neste curso é realizado através de um processo seletivo, com base na análise de currículo, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária.

A formação acadêmica e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Monografia

O aluno deverá elaborar uma monografia sobre um tema correlato, que será avaliada por uma banca de professores.

A supervisão desta atividade ficará a cargo do coordenador do programa.

Critério geral de aprovação

Para ser considerado aprovado no Curso Gestão de Manufaturas e Manutenção - MBA-USP, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

A) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc..

B) Ter freqüência igual ou superior a 85% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 85%.

C) Ter se inscrito nas atividades Monografia e ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete).

Dedicação

Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a três horas de dedicação individual do participante.

Oferecimento e realização das disciplinas

As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste, e serão realizadas desde que haja um número mínimo, estabelecido pelo PECE, de participantes matriculados.

Eventualmente, existe a possibilidade de realizar uma disciplina para um número menor de interessados, a combinar junto à Coordenação do PECE.

Grade de disciplinas

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

Desligamento do curso

O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos.

Certificado

A obtenção do certificado do curso de Especialização em Engenharia e Gestão de Manufaturas e Manutenção MBA-USP, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, está condicionada à aprovação do aluno em todas as disciplinas do curso, com presença acima ou igual a 85% e à aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com o nosso Centro de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Depoimentos

Caros Professores Gilberto e Adherbal

Gostaria de transmitir aos senhores um breve depoimento sobre meu crescimento profissional e pessoal, após minha participação no curso de especialização oferecido pelo PECE.

Sempre gostei muito de buscar novos desafios em minha vida profissional e pessoal, ocupando a maior parte de meu tempo com trabalho e desenvolvimento pessoal, porém, após meu ingresso no curso de especialização, minha vida profissional sofreu uma grande mudança, pois, fui contratado por um grande grupo empresarial que permitiu que aplicasse toda minha experiência profissional, de mais de trinta anos somada a minha especialização (MBA).

Posso dizer que obtive uma ascensão profissional rápida, pois, foi promovido a Gerente Industrial, e passei a coordenar uma equipe de mais de duzentos profissionais, sendo responsável pelo maior site de produção de argamassas do mundo, o qual hoje é considerado referência mundial em organização e segurança para a organização, e por este motivo fui indicado como coordenador nacional para implantação de projetos de desenvolvimento e melhoria em processos produtivos, como: WCM. Esta melhoria profissional e intelectual se deu principalmente em função da qualidade da especialização oferecida pelo PECE, e acredito que foi um dos principais motivos para minha promoção.

Todos nós sabemos que participar de uma especialização, em uma instituição de nome como a USP pode fazer a diferença no mercado de trabalho, porém, a dedicação do aluno deve estar aliada a este item.

Gostaria de agradecer a todos os que participaram desta etapa em minha vida, professores e colegas, pois hoje sei que sou um profissional melhor. E tenho um novo objetivo em minha vida intelectual, que é a de poder participar de um curso de Mestrado, pois, no futuro quero poder compartilhar com outros profissionais minhas experiências.

Um grande abraço.

Waldir Russo

Inscrições

Processo Seletivo

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

a) Preencher a Ficha de Inscrição;

b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados.