Gestão e Engenharia da Qualidade

Informações Gerais

Público-Alvo:

Empresários, executivos e profissionais de nível superior interessados em aprofundar seus conhecimentos nessa área. Para estes o MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade constitui uma oportunidade de extensão acadêmica, oferecida de forma dosada e gradativa, que permite ao participante conciliar suas atividades profissionais com a necessidade de expansão e aprimoramento intelectuais. Além disso, o Curso é organizado de forma a não apenas informar os participantes, mas realmente capacitá-los a aplicarem seus conhecimentos no dia a dia de suas organizações.

 Local & Horário:

No PECE das 19h20 às 22h40. Verifique os dias da semana das disciplinas que são oferecidas por ciclo.

Datas:
Inscrições: até 30/11/2017.
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: até 08/12/2017.
Início das Aulas: a partir de 19/02/2018.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:

a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

Corpo Docente

A Coordenação do curso está a cargo do Prof. Dr. Adherbal Caminada Netto, engenheiro formado e pós-graduado pela Escola Politécnica da USP. Possui longa experiência profissional no Brasil e no exterior, em organizações industriais e em serviços de consultoria. Possui também Especialização em Aprimoramento Empresarial (EPUSP/IRS-FIESP) e outros cursos de extensão superior nas áreas de estratégia e logística. Atualmente é professor da EPUSP e consultor de empresas.

O corpo docente é formado por professores da Universidade de São Paulo e por Especialistas convidados. Todos selecionados e convidados por sua efetiva atuação profissional correlata com os assuntos que ministram.

Conteúdo

O curso tem uma estrutura aberta, de forma a permitir que o participante possa escolher disciplinas de maior interesse à sua área de atuação profissional combinadas com algumas disciplinas obrigatórias.

O participante deverá cumprir uma carga horária mínima de 420 horas-aula, correspondentes a 14 (quatorze) disciplinas.

O participante deverá, ainda, elaborar uma monografia que será avaliada por uma banca de professores.

Disciplinas obrigatórias

A grade é composta pelas disciplinas que devem ser necessariamente cursadas para completar o Curso, a saber:

Código Disciplina
Sistemas da Qualidade - ISO-9000
Estatística Aplicada à Engenharia da Qualidade
Gestão de Processos I
Gestão de Processos II

Disciplinas eletivas

São outras disciplinas oferecidas, que podem ser selecionadas pelo participante para complementar seu curso da forma que melhor lhe convier. Compreendem assuntos em diversas áreas relacionadas com a obtenção da qualidade e a busca da excelência: gestão de processos, realização de produtos, marketing, tecnologia e inovação, inteligência, comunicação pessoal e organizacional, metrologia, manutenção, logística, métodos estatísticos, qualidade ambiental, confiabilidade, gestão de riscos, engenharia econômica, gerenciamento de custos, gestão de projetos, etc.

Código Disciplina
Pensamento Estratégico para a Vantagem Competitiva
Marketing Corporativo e Novas Mídias
Gestão do Conhecimento e da Informação
Confiabilidade de Produtos e Sistemas
Gestão da Qualidade em Serviços
Avaliação de Sistemas de Gestão
Técnicas Avançadas para a Qualidade Total
Gestão da tecnologia e da inovação
Motivação de Pessoal para a Qualidade Total
Gestão pela Qualidade Total
Qualidade Ambiental - ISO 14000
Metodologia 6 Sigma para excelência operacional
Engenharia do Valor na Análise de Projetos. Reduza Custos Localizando e Eliminando os Desperdícios
Comunicação interpessoal eficiente nas organizações
Gestão Estratégica de Custos
Gestão de operações para a qualidade total
Comunicação Empresarial Eficaz para o Sucesso
Dimensões da inteligência: sua importância para o conhecimento e a tecnologia.
Integração de sistemas de gestão.
Liderança Total
Projeto 6 Sigma: Liderança para a Competitividade
Gestão dinâmica de negócios
Aprimoramento de processos
Gerenciamento de Riscos aplicado à Gestão da Qualidade
Planejamento e Desenvolvimento de Sistemas, Processos e Produtos

Ingresso

O ingresso neste curso é realizado através de um processo seletivo, com base na análise de currículo, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária.

A formação acadêmica e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Monografia

O aluno deverá elaborar uma monografia sobre um tema correlato à "Engenharia da Qualidade" que será avaliada por uma banca de professores.

A supervisão desta atividade ficará a cargo do coordenador do programa.

Critério geral de aprovação

Para ser considerado aprovado no Curso de Engenharia da Qualidade - MBA-USP, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

A) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc.

B) Ter freqüência igual ou superior a 85% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 85%.

C) Ter se inscrito nas atividades Monografia I e Monografia II e ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete). As atividades Monografia I e Monografia II (atividades pagas) serão oferecidas quatro vezes ao ano. Condição básica para que o aluno possa se inscrever nestas atividades é que ele tenha concluído com êxito um número de disciplinas correspondente ao mínimo de 270 horas aula, ou nove disciplinas de 30 horas aula (75% dos crédito mínimos exigidos).

Dedicação

Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a três horas de dedicação individual do participante.

Oferecimento e realização das disciplinas

As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste, e serão realizadas desde que haja um número mínimo, estabelecido pelo PECE, de participantes matriculados.

Eventualmente, existe a possibilidade de realizar uma disciplina para um número menor de interessados, a combinar junto à Coordenação do PECE.

Grade de disciplinas

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

Desligamento do curso

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos.

Certificado

Além dos benefícios do conhecimento e do relacionamento com colegas e professores em um ambiente universitário de nível internacional, os participantes do curso agregam valor a seus currículos. Pois o Certificado que recebem ao concluírem com sucesso o curso de Gestão e Engenharia da Qualidade - MBA/USP é emitido oficialmente pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com o nosso Centro de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Depoimentos

"A tradição da Escola Politécnica da USP me fez escolher o MBA de Engenharia da Qualidade. Não encontrei nenhum curso no mercado com uma grade focada em Qualidade e abrangente a Processos, Custos, Comunicação e todas as ferramentas gestão, tanto as consolidadas quanto as mais atuais. A grade é flexível e podemos escolher quais disciplinas serão mais atraentes para nossa sua atuação. Isso torna o curso mais dinâmico e mais aderente á carreira profissional. O MBA possibilitou um avanço na carreira, devido ao destaque que o curso de Engenharia e a USP possuem no mercado. E este é um dos diferenciais que o PECE oferece! O curso é voltado para capacitar profissionais diferenciados no mercado. O grande objetivo é nos tornar altamente qualificado para pensar e criar soluções mais adequadas para cada empresa onde trabalhamos. Não são ensinados modelos prontos, tipo "copy-paste". Somos estimulados a desenvolver modelos de gestão, considerando a temática da disciplina, a aplicabilidade empresarial, os ganhos e os riscos."

Karina Vasques

"Os cursos MBA do PECE oferecem o que há de melhor e mais atualizado em matéria de Qualidade e são ministrados numa das melhores universidades da América Latina. Os cursos são apresentados por profissionais sérios num ambiente de evolução constante, com a apresentação e discussão de casos práticos dos próprios alunos, fazendo-se uma análise crítica dos problemas e buscando-se orientar caminhos para a sua solução com a utilização das melhores técnicas disponíveis. O PECE conta com profissionais de elevada qualificação profissional e que mantém contato permanente com a realidade brasileira, oferecendo aos alunos inúmeras ferramentas comprovadamente eficazes para as nossas empresas. Assim, não se tratam de conhecimentos abstratos que vão apenas enriquecer a cultura e o intelecto dos alunos, mas, sim, são apresentados assuntos e técnicas que podem e devem ser utilizados pelas empresas que querem sobreviver na cada vez mais complicada competição empresarial global. Pude verificar nas minhas visitas e consultorias em diversas empresas de diferentes portes que os profissionais formados pelo PECE tinham um profundo conhecimento a respeito das técnicas de Qualidade e estavam aplicando seus conhecimentos no dia-a-dia, no chão de fábrica e na administração. É notável a contribuição que estão dando para o aprimoramento da Qualidade do produto made in Brazil e também para a redução dos custos das nossas empresas."

Álvaro José de Almeida Calegare
Mestre em Engenharia - EPUSP - Certified Quality Engineer (ASQ-CQE)

"Fui recentemente promovido para CEO de minha empresa aqui no Brasil, e tenho plena certeza que isso ocorreu por conta de todas as alterações em processos que fiz no meu departamento. Entendo que isso só foi possível pelo acervo científico e conhecimento que absorvi ao longo do curso de Engenharia da Qualidade. Envio esse e-mail ao Senhor, mas esse é meu sentimento a todos os professores que tive o prazer de conhecer".

Daniel Costardi


Inscrições

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

a) Preencher a Ficha de Inscrição;

b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados.