Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços

As empresas instaladas no Brasil, com seus produtos e serviços associados, têm que competir em preço e qualidade com similares estrangeiros tanto no mercado nacional quanto no exterior. Isto força as mesmas a assimilar e desenvolver continuamente novas tecnologias, produtos e serviços, visando redução de custos e busca de novos mercados tanto interna quanto externamente ao pais.
A automação, como forma de substituição do esforço humano e como potencializadora de volumes de produção nas dimensões que as novas demandas requerem, surgiu há algumas décadas, com os primeiros computadores e "pequenos robôs", e evoluiu rapidamente até estar presente em quase todos os momentos da vida humana: do celular ao automóvel, do forno inteligente ao controle do uso da água, das máquinas industriais aos sistemas logísticos e em todas as dimensões onde se procure. Isoladamente, a automação trouxe comodidades, agregou valores, melhorou a qualidade da produção e reduziu custos drasticamente. Entretanto, a revolução que se vê agora, traz uma agregação de potencial muito maior: a automação e os sistemas integrados com imensas quantidades de dados (com algoritmos para analisá-los e utilizá-los novamente), interativamente, gerando conhecimento e criando inteligência artificial.
A IoT (Internet of Things) requer que o desenvolvedor de soluções, produtos e serviços adote novos modelos organizacionais e de projeto, com a inclusão de áreas não tão frequentemente presentes no PDP, como a de tecnologia da informação (TI), que traz em seu bojo não só o conhecimento de sistemas, o tratamento dos dados e as definições de infraestrutura, mas a cultura de desenvolvimento rápido de novos produtos
Áreas de gestão do conhecimento e de inteligência do negócio também são novas participantes ativas, pois contribuem com toda a análise e utilização dos grandes volumes de dados gerados (os big data). Surgem e expandem-se novos conceitos de negócio, como o modelo de negócio de produto como serviço, que desvincula a ideia de posse do produto, ou seja, paga-se pelo que é utilizado; o foco no sucesso do usuário, em contraste com apenas a necessidade do usuário e a análise dos dados gerados como vantagem competitiva, além da visão do produto como parte integrada em um amplo sistema, gerando novas oportunidades de oferta de valores. Além disso, as preocupações com aspectos de segurança, privacidade, desempenho, custos, etc., são ainda maiores dos que as presentes nos produtos convencionais (não IoT).

Objetivo

O objetivo do Programa de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços - MBA-USP do PECE é preparar, atualizar e qualificar profissionais envolvidos com a administração de projetos e desenvolvimento de produtos/serviços neste novo contexto da globalização e digitalização.

O conjunto de disciplinas procura abordar temas gerenciais, humanos e tecnológicos de forma balanceada. Com isto pretende-se através do curso possibilitar, ou facilitar, que profissionais interessados adquiram estas competências e com isto aumentar a capacidade competitiva do setor produtivo brasileiro.  Assista a vídeos e apresentações de algumas das disciplinas:

"A Vantagem Competitiva pelo Design" (vídeo);

"Administração de Pessoas e de Conflitos na Condução de Projetos " (vídeo);
"Criação de Programas de Inovação: Open Innovation" (vídeo) Veja também: apresentação;

"TRIZ - Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos" (vídeo);
"Gerenciamento Ágil de Projetos - aplicação em produtos inovadores" (vídeo) Veja também: apresentação.

"Liderança, Poder e Negociação " (vídeo1) (vídeo2) (vídeo3);


Este curso MBA leva em consideração também, que no mercado globalizado é necessário antever as necessidades do consumidor: características técnicas, qualidade e custo, antes da concorrência; tudo isso é necessário para que o produto final chegue ao mercado com larga vantagem competitiva.

.

Informações Gerais

Público-Alvo:

Diretores, gerentes e responsáveis por produtos, projetos e novos negócios, e profissionais das mais diversas formações que atuem no desenvolvimento de novos produtos e negócios.

 Local & Horário:

No PECE das 19h20 às 22h40. Verifique os dias da semana das disciplinas que são oferecidas por ciclo.

Turma 2018

Datas:
Inscrições: até 23/01/2018.
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: até 02/02/2018.
Início das Aulas: a partir de 19/02/2018.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:

a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

 

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.



Corpo Docente

A coordenação do curso está a cargo do Prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP.

O corpo docente é formado por professores da Escola Politécnica e de outras unidades da USP além de Especialistas convidados, todos com efetiva atuação profissional correlata aos assuntos que ministram.

Conteúdo

O curso tem uma estrutura aberta, de forma a permitir que o participante possa escolher disciplinas de maior interessem a sua área de atuação profissional.

Deverá ser cumprida uma carga horária mínima de 420 horas-aula, nas disciplinas optativas.

O participante deverá ainda elaborar uma monografia que será avaliada por uma banca de professores.

Disciplina obrigatória

Há apenas uma disciplina obrigatória, que deve ser necessariamente cursada para completar o programa de especialização.

Disciplinas eletivas

Essas disciplinas são optativas e podem ser selecionados pelo participante para estruturar o curso da forma que melhor lhe convier. Devem ser escolhidas 13 disciplinas.

O prazo máximo para a conclusão do curso é de dois anos e meio, sendo o ano letivo composto por quatro ciclos, cada um com cerca de dois meses e meio de duração.

Disciplina obrigatória

Código Disciplina

Ferramentas para o Desenvolvimento de Produtos/Serviços num Mundo Globalizado e Digital

Disciplinas eletivas

Código Disciplina
Liderança, Poder e Negociação Assista o vídeo
A voz do Cliente
Técnicas de Criatividade: desenvolvendo o potencial criativo
Qualidade em Comunicação, Como obter e transmitir informações precisas
Gerenciamento de Projetos
Engenharia e Análise do Valor
Matemática Financeira
A engenharia do produto e o meio ambiente
O papel de marketing no lançamento e gerenciamento de novos produtos e serviços
Planejamento e Controle de Custos
Análise de investimento à luz das negociações financeiras
Gerenciamento de Informação Corporativa
Administração de Pessoas e de Conflitos na Condução de Projetos Assista o vídeo
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Fundamentos de Planejamento e Estratégia
TRIZ - Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos Assista o vídeo
Portfólio de Produto e DFSS
Internacionalização de Empresas e Produtos
Criação de Programas de Inovação:  Open Innovation Veja:  apresentação e Assista o vídeo
Suprimentos de Cadeia da e Logística Projetos Desenvolvimento Gestão
A Vantagem Competitiva pelo Design  Assista o vídeo
Gestão da Informação e Marketing Ambiental   
Inovação em Serviços com Design Thinking
Gerenciamento Ágil de Projetos - aplicação em produtos inovadores  Veja apresentação e Assista o vídeo
Manufatura Inteligente: tecnologias e processos
IoT e o gerenciamento da informação
Tópicos Especiais para o Desenvolvimento de Produtos/Serviços Inteligentes e Conectados

Correlatas

Quando houver interesse profissional por parte do participante, este poderá solicitar ao Coordenador do Curso de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços autorização e orientação para selecionar e cursar até 02 (duas) disciplinas correlatas, oferecidas em outras áreas de interesse do PECE.

Ingresso

O ingresso neste curso é realizado através de um processo seletivo, com base na análise de currículo, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária.

A formação acadêmica e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Monografia

O aluno deverá elaborar uma monografia sobre um tema correlato a "Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços" que será avaliada por uma banca de professores. A supervisão desta atividade ficará a cargo do coordenador do programa.

Condição básica para que o aluno possa se inscrever nestas atividades é que ele tenha concluido com êxito um número de disciplinas correspondente ao mínimo de 270 horas aula (75% dos crédito mínimos exigidos).

Critério geral de aprovação

Para ser considerado aprovado no Curso de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços- MBA-USP, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

a) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc..
b) Ter freqüência igual ou superior a 85% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 85%.
c) Ter se inscrito nas atividades Monografia I e Monografia II e ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete). As atividades Monografia I e Monografia II (atividades pagas) serão oferecidas duas vezes ao ano. Condição básica para que o aluno possa se inscrever nestas atividades é que ele tenha concluido com êxito um número de disciplinas correspondente ao mínimo de 270 horas aula (75% dos crédito mínimos exigidos).

Dedicação

Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a três horas de dedicação individual do participante.

Oferecimento e realização das disciplinas

As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste, e serão realizadas desde que haja um número mínimo, estabelecido pelo PECE, de participantes matriculados.

Eventualmente, existe a possibilidade de realizar uma disciplina para um número menor de interessados, a combinar junto à Coordenação do PECE.

Grade de disciplinas

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

Desligamento do curso

O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos.

Certificado

A obtenção do certificado do Curso de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços - MBA-USP, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, está condicionada à aprovação do aluno, no mínimo, 14 disciplinas que representam 420 horas-aula, com presença acima ou igual a 85% e à aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

 

Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com o nosso Centro de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

 

Depoimentos

"O curso traz uma visão abrangente de todas as fases do processo de desenvolvimento do produto, integrando as diversas visões, desde a área de Marketing até a Financeira, sem deixar escapar as etapas da Engenharia do Produto. O conteúdo do curso é muito consistente, e de aplicação imediata, em uma pequena empresa até grandes multinacionais que realizam o desenvolvimento de produtos no Brasil. A qualificação proporcionada pelo curso facilitou muito o processo de entendimento do modelo de desenvolvimento da Matriz, e possibilitou muitas melhorias em nosso processo, reduzindo o "Time to Market" e o Custo de Desenvolvimento."

Paulo Roberto dos Santos
Gerente de Engenharia - Festo Automação Ltda

"Além de ser um dos únicos cursos do Brasil focado em desenvolvimento de produtos, a instituição e a estrutura aberta foram cruciais para a minha escolha. O curso permite uma visão geral do desenvolvimento de um produto, desde a concepção até a as estratégias de marketing. Essa visão permitiu uma melhora significativa no desenvolvimento de produtos da minha empresa: deixou de ser uma atividade estritamente técnica da engenharia e passou a ser uma atividade integrada entre todas as áreas e também com o mercado."

Ana Regina Nunes Bergamini de Menezes
Gerente Industrial - Eletrônica Senun

"Em um ambiente marcado pela complexidade e concorrência, um dos vetores de crescimento das empresas é através do processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços. O MBA Gestão e Engenharia de Produtos desenvolve as competências necessárias aos executivos que fazem parte desse processo nas organizações. A preocupação constante em buscar o equilíbrio entre conceitos e a aplicação prática torna o curso diferenciado."

Licinio Motta
Sócio Diretor da CLM Consultoria
Diretor de Operações da ESPM

"O curso de MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços superou minhas expectativas pois além de podemos escolher a própria grade de disciplinas, recebemos orientação ao longo do curso de professores bem como dicas de colegas de classe onde é possível moldar o curso a sua necessidade de especialização. A diversidade acadêmica e cultural dos colegas de curso enriquece as discussões, favorece a troca de informações e expandem o horizonte no desenvolvimento de competências. Como meu trabalho na empresa é desenvolver novos produtos, a possibilidade de fazer um trabalho prático de criação de um produto ou serviço no final do curso foi fantástica. Usando novas ferramentas/ conhecimento adquirido consegui a viabilização de um produto inovador que ainda não temos nada parecido em nenhuma de nossas unidades de produção no mundo onde, inicialmente, seria para comercialização somente aqui no Brasil, mas agora já estou trabalhando para expandir para outros mercados na América Latina, África e Europa."

Vanderson Lopes
Factory Product Manager - Portable Energy
Atlas Copco Brasil Ltda
Construction Technique

"Um dos principais motivos que me fizeram optar por esse MBA foi a grade de matérias personalizável, que me possibilitou montar meu próprio curso conforme meus interesses profissionais. Isso permite que cada aluno tenha uma experiência distinta em relação ao curso, o que demonstra por parte da USP um entendimento de que cada aluno é diferente, e um respeito à individualidade e às necessidades de cada profissional. Sempre com materiais atualizados que equilibram o técnico e o prático, além de professores consagrados tanto na academia quanto no mercado, o curso permite uma troca constante de experiências entre alunos com perfis completamente distintos, o que só eleva o nível do aprendizado."

Lucas Haeser
Creative Product Designer
Planner - The Marketing Store Worldwide

Inscrições

Processo seletivo

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

a) Preencher a Ficha de Inscrição;

b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados.