Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços

Uma nova realidade formou-se para a empresa e em especial para a indústria brasileira. 

Seus produtos/serviços têm que competir em preço e qualidade com similares estrangeiros, vindos tanto de países com elevado nível de desenvolvimento tecnológico quanto de países onde os custos de fabricação estão num patamar bem abaixo devido principalmente ao menor valor da mão de obra.

Isto força a empresa brasileira a assimilar e desenvolver continuamente novas tecnologias e produtos/serviços, visando redução de custos, manutenção e se possível ampliação de mercado, enfim se manter competitiva num mercado cada vez mais globalizado.

Não é difícil de ser observada a presença de nações e empresas, que embora de menor porte e com menor disponibilidade de capital, assumem a liderança em certos segmentos de mercado graças a uma administração eficaz dos recursos disponíveis (humanos, materiais, etc.) mas também devido a uma correta e principalmente eficiente política de desenvolvimento de produtos.

O processo de desenvolvimento de produtos pode ser definido como um conjunto de atividades, envolvendo quase todos os setores da empresa, que tem como objetivo a transformação de necessidades de mercado em produtos ou serviços economicamente viáveis. O projeto é a atividade principal de quem desenvolve produtos. Todo e qualquer desenvolvimento envolve sempre fatores tecnológicos, econômicos, humanos e ambientais. O que varia de um produto ou serviço para outro é a importância relativa destes fatores. Em suma, o projeto é basicamente influenciado pela economia e tecnologia, mas também por fatores culturais, sociais e políticos da comunidade a que se destina.  É importante notar entretanto que assim como sofre influências do meio social, o projeto a partir dos produtos ou resultados dele decorrentes também pode influir sobre a sociedade mudando hábitos, costumes e mesmo gerando novas necessidades.

Objetivo

O objetivo deste curso é preparar profissionais para a gestão de projetos com foco no desenvolvimento de produtos, serviços ou negócios inovadores, com maior produtividade e baixos custos.
Com esse objetivo ele é o único curso MBA do gênero no país.
O diferencial do curso é oferecer, a quem quer atuar como gestor de projetos, e desenvolvimento de produtos ou serviços, ferramentas que possam dar uma visão global do processo, de modo que o profissional possa interagir com todas as áreas da empresa.
Entre seus objetivos está o desenvolvimento da capacidade de análise do processo de design de produtos, com ênfase na fase de projeto, levando em conta as vantagens competitivas para a empresa através da exploração de aspectos ligados ao consumidor e ao mercado. Assista a vídeos e apresentações de algumas das disciplinas:

"A Vantagem Competitiva pelo Design" (vídeo);

"Administração de Pessoas e de Conflitos na Condução de Projetos " (vídeo);

"Criação de Programas de Inovação: Open Innovation" (vídeo) Veja também: apresentação;

"TRIZ - Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos" (vídeo);

"Gerenciamento Ágil de Projetos - aplicação em produtos inovadores" (vídeo) Veja também: apresentação.

"Liderança, Poder e Negociação " (vídeo1) (vídeo2) (vídeo3);


Este curso MBA leva em consideração também, que no mercado globalizado é necessário antever as necessidades do consumidor: características técnicas, qualidade e custo, antes da concorrência; tudo isso é necessário para que o produto final chegue ao mercado com larga vantagem competitiva.

.

Informações Gerais

Público-Alvo:

Diretores, gerentes e responsáveis por produtos, projetos e novos negócios, e profissionais das mais diversas formações que atuem no desenvolvimento de novos produtos e negócios.

 Local & Horário:

No PECE das 19h20 às 22h40. Verifique os dias da semana das disciplinas que são oferecidas por ciclo.

Datas

Inscrições:  a definir.
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: a definir.

Início das Aulas: a definir.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:

a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

 

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.



Corpo Docente

A coordenação do curso está a cargo do Prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP.

O corpo docente é formado por professores da Escola Politécnica e de outras unidades da USP além de Especialistas convidados, todos com efetiva atuação profissional correlata aos assuntos que ministram.

Conteúdo

O curso tem uma estrutura aberta, de forma a permitir que o participante possa escolher disciplinas de maior interessem a sua área de atuação profissional.

Deverá ser cumprida uma carga horária mínima de 420 horas-aula, nas disciplinas optativas.

O participante deverá ainda elaborar uma monografia que será avaliada por uma banca de professores.

Disciplina obrigatória

Há apenas uma disciplina obrigatória, que deve ser necessariamente cursada para completar o programa de especialização.

Disciplinas eletivas

Essas disciplinas são optativas e podem ser selecionados pelo participante para estruturar o curso da forma que melhor lhe convier. Devem ser escolhidas 13 disciplinas.

O prazo máximo para a conclusão do curso é de dois anos e meio, sendo o ano letivo composto por quatro ciclos, cada um com cerca de dois meses e meio de duração.

Disciplina obrigatória

Código Disciplina

Ferramentas para o Desenvolvimento de Produtos com Planejamento, Criatividade e Qualidade

Disciplinas eletivas

Código Disciplina
Liderança, Poder e Negociação Assista o vídeo
A voz do Cliente
Técnicas de Criatividade: desenvolvendo o potencial criativo
Qualidade em Comunicação, Como obter e transmitir informações precisas
Gerenciamento de Projetos
Engenharia e Análise do Valor
Matemática Financeira
A engenharia do produto e o meio ambiente
O papel de marketing no lançamento e gerenciamento de novos produtos e serviços
Planejamento e Controle de Custos
Análise de investimento à luz das negociações financeiras
Gerenciamento de Informação Corporativa
Administração de Pessoas e de Conflitos na Condução de Projetos Assista o vídeo
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Fundamentos de Planejamento e Estratégia
TRIZ - Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos Assista o vídeo
Portfólio de Produto e DFSS
Internacionalização de Empresas e Produtos
Criação de Programas de Inovação:  Open Innovation Veja:  apresentação e Assista o vídeo
Suprimentos de Cadeia da e Logística Projetos Desenvolvimento Gestão
A Vantagem Competitiva pelo Desing Assista o vídeo
Planejamento e projeto do processo de fabricação
Gestão da Informação e Marketing Ambiental   
Inovação em Serviços com Design Thinking
Gerenciamento Ágil de Projetos - aplicação em produtos inovadores  Veja apresentação e Assista o vídeo

Correlatas

Quando houver interesse profissional por parte do participante, este poderá solicitar ao Coordenador do Curso de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços autorização e orientação para selecionar e cursar até 02 (duas) disciplinas correlatas, oferecidas em outras áreas de interesse do PECE.

Ingresso

O ingresso neste curso é realizado através de um processo seletivo, com base na análise de currículo, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária.

A formação acadêmica e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Monografia

O aluno deverá elaborar uma monografia sobre um tema correlato a "Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços" que será avaliada por uma banca de professores. A supervisão desta atividade ficará a cargo do coordenador do programa.

Condição básica para que o aluno possa se inscrever nestas atividades é que ele tenha concluido com êxito um número de disciplinas correspondente ao mínimo de 270 horas aula (75% dos crédito mínimos exigidos).

Critério geral de aprovação

Para ser considerado aprovado no Curso de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços- MBA-USP, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

a) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc..
b) Ter freqüência igual ou superior a 85% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 85%.
c) Ter se inscrito nas atividades Monografia I e Monografia II e ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete). As atividades Monografia I e Monografia II (atividades pagas) serão oferecidas duas vezes ao ano. Condição básica para que o aluno possa se inscrever nestas atividades é que ele tenha concluido com êxito um número de disciplinas correspondente ao mínimo de 270 horas aula (75% dos crédito mínimos exigidos).

Dedicação

Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a três horas de dedicação individual do participante.

Oferecimento e realização das disciplinas

As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste, e serão realizadas desde que haja um número mínimo, estabelecido pelo PECE, de participantes matriculados.

Eventualmente, existe a possibilidade de realizar uma disciplina para um número menor de interessados, a combinar junto à Coordenação do PECE.

Grade de disciplinas

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

Desligamento do curso

O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos.

Certificado

A obtenção do certificado do Curso de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços - MBA-USP, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, está condicionada à aprovação do aluno, no mínimo, 14 disciplinas que representam 420 horas-aula, com presença acima ou igual a 85% e à aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

 

Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com o nosso Centro de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

 

Depoimentos

"O curso traz uma visão abrangente de todas as fases do processo de desenvolvimento do produto, integrando as diversas visões, desde a área de Marketing até a Financeira, sem deixar escapar as etapas da Engenharia do Produto. O conteúdo do curso é muito consistente, e de aplicação imediata, em uma pequena empresa até grandes multinacionais que realizam o desenvolvimento de produtos no Brasil. A qualificação proporcionada pelo curso facilitou muito o processo de entendimento do modelo de desenvolvimento da Matriz, e possibilitou muitas melhorias em nosso processo, reduzindo o "Time to Market" e o Custo de Desenvolvimento."

Paulo Roberto dos Santos
Gerente de Engenharia - Festo Automação Ltda

"Além de ser um dos únicos cursos do Brasil focado em desenvolvimento de produtos, a instituição e a estrutura aberta foram cruciais para a minha escolha. O curso permite uma visão geral do desenvolvimento de um produto, desde a concepção até a as estratégias de marketing. Essa visão permitiu uma melhora significativa no desenvolvimento de produtos da minha empresa: deixou de ser uma atividade estritamente técnica da engenharia e passou a ser uma atividade integrada entre todas as áreas e também com o mercado."

Ana Regina Nunes Bergamini de Menezes
Gerente Industrial - Eletrônica Senun

"Em um ambiente marcado pela complexidade e concorrência, um dos vetores de crescimento das empresas é através do processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços. O MBA Gestão e Engenharia de Produtos desenvolve as competências necessárias aos executivos que fazem parte desse processo nas organizações. A preocupação constante em buscar o equilíbrio entre conceitos e a aplicação prática torna o curso diferenciado."

Licinio Motta
Sócio Diretor da CLM Consultoria
Diretor de Operações da ESPM

"O curso de MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços superou minhas expectativas pois além de podemos escolher a própria grade de disciplinas, recebemos orientação ao longo do curso de professores bem como dicas de colegas de classe onde é possível moldar o curso a sua necessidade de especialização. A diversidade acadêmica e cultural dos colegas de curso enriquece as discussões, favorece a troca de informações e expandem o horizonte no desenvolvimento de competências. Como meu trabalho na empresa é desenvolver novos produtos, a possibilidade de fazer um trabalho prático de criação de um produto ou serviço no final do curso foi fantástica. Usando novas ferramentas/ conhecimento adquirido consegui a viabilização de um produto inovador que ainda não temos nada parecido em nenhuma de nossas unidades de produção no mundo onde, inicialmente, seria para comercialização somente aqui no Brasil, mas agora já estou trabalhando para expandir para outros mercados na América Latina, África e Europa."

Vanderson Lopes
Factory Product Manager - Portable Energy
Atlas Copco Brasil Ltda
Construction Technique

"Um dos principais motivos que me fizeram optar por esse MBA foi a grade de matérias personalizável, que me possibilitou montar meu próprio curso conforme meus interesses profissionais. Isso permite que cada aluno tenha uma experiência distinta em relação ao curso, o que demonstra por parte da USP um entendimento de que cada aluno é diferente, e um respeito à individualidade e às necessidades de cada profissional. Sempre com materiais atualizados que equilibram o técnico e o prático, além de professores consagrados tanto na academia quanto no mercado, o curso permite uma troca constante de experiências entre alunos com perfis completamente distintos, o que só eleva o nível do aprendizado."

Lucas Haeser
Creative Product Designer
Planner - The Marketing Store Worldwide

Processo seletivo 

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

a) Preencher a Ficha de Inscrição;

b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados.