Logo PECE. Pular para página inicial
Título FAQ
Imagem de usuário usando computador

FAQ - Candidato

  1. O que é PECE?
  2. Os cursos do PECE são pagos?
  3. Os cursos do PECE têm taxas de inscrição?
  4. Devo enviar o comprovante de pagamento de taxa de inscrição ao PECE, ou vocês recebem automaticamente?
  5. O PECE devolve a taxa de inscrição?
  6. O PECE oferece algum desconto ou financiamento?
  7. O PECE possui Programa de Bolsas de Estudo?
  8. Para realizarmos esses cursos de MBA e Especialização, temos que ter curso superior completo?
  9. Os certificados dos cursos de MBA e Especialização são emitidos pela USP?
  10. O que é pós-graduação stricto-sensu e lato sensu?
  11. Como faço para saber mais sobre o conteúdo de cada disciplina?

 

1 - O que é PECE?
R: É um Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica. Este Programa de Educação Continuada foi institucionalizado e regulamentado pela Escola Politécnica.

2 - Os cursos do PECE são pagos?
R: Sim, todos os cursos são pagos.

3 - Os cursos do PECE têm taxas de inscrição?
R: Somente os Cursos MBA e Especialização as possuem. Para os Programas de Treinamento não há pagamento de taxa.

4 - Devo enviar o comprovante de pagamento de taxa de inscrição ao PECE, ou vocês recebem automaticamente?
R: O candidato deve encaminhar o comprovante através do fax 11 2998-0054 ou pelo e-mail atendimento@pecepoli.com.br, pois o PECE não recebe automaticamente. O depósito não é identificado, de modo que, para podermos saber quem fez o pagamento e para qual curso, é necessário que o candidato identifique o comprovante com nome completo, curso, modalidade (presencial ou à distância), telefone de contato e nos envie. Caso o comprovante seja enviado por fax ou e-mail, é necessário ligar ao PECE para confirmar o recebimento. Após o recebimento do comprovante, o mesmo será anexado a sua ficha de inscrição (preenchida pelo site), que será encaminhada para a coordenação para análise. Atenção: comprovantes sem identificação serão descartados.

5 - O PECE devolve a taxa de inscrição?
R: A taxa de inscrição não será devolvida. O pagamento da taxa destina-se a análise da ficha de inscrição, que é feita pelo respectivo coordenador. O processo seletivo do PECE, com relação às regras de funcionamento, se assemelha a todos os demais processos seletivos, como a FUVEST, por exemplo. Existem apenas dois casos em que há restituição da taxa. São eles: 1. Quando o curso é cancelado; 2. Quando por quaisquer outros motivos, a ficha do candidato não for analisada. Para os demais casos, como por exemplo, a não aprovação no processo seletivo, a desistência do candidato, candidato em lista de espera e similares, não há devolução da taxa.

6 - O PECE oferece algum desconto ou financiamento?
R: O PECE poderá conceder 5% de desconto para pagamento do valor total à vista, dos cursos de MBA ou Especialização, 5% de desconto para ex-alunos da Escola Politécnica e 10% de desconto para ex-alunos PECE que tenham concluído outro curso de MBA ou Especialização. Para concessão destes descontos o PECE levará em consideração o número de participantes matriculados no curso. Os cursos de MBA e Especialização podem ser parcelados em 18 ou 24 meses, de acordo com a duração do curso.

7- O PECE possui Programa de Bolsas de Estudo?
R: Sim, o PECE possui um programa de bolsas de estudo voltado aos alunos de mestrado ou doutorado da USP que estejam cursando tais Programas, e para funcionários efetivos da USP. Em nenhum outro caso. No caso de funcionários, este programa recebe pleitos da USP, “Campi” da Capital e interior. Os candidatos que se enquadrarem no Programa devem apresentar carta ou oficio respectivamente assinado pelo Diretor da Unidade ou Coordenação do Órgão ao qual está vinculado. No caso de Mestrado ou Doutorado regulares, o ofício é do seu orientador. Em qualquer caso deverá ser citada a condição a que estão submetidos e qual a área de sua atuação e o curso a que desejam concorrer. As cartas serão recebidas apenas no início do ano, no mes de janeiro.

8 - Para realizarmos esses cursos de MBA e Especialização, temos que ter curso superior completo?
R: Sim, pois são cursos de pós-graduação, nos quais o candidato deve possuir formação superior completa.

9 - Os certificados dos cursos de MBA e Especialização são emitidos pela USP?
R: Sim, os certificados dos cursos são emitidos pela Universidade de São Paulo.

10 - O que é pós-graduação stricto-sensu e lato sensu?
R: A pós-graduação stricto-sensu visa a obtenção de grau de mestre e/ou doutor. Os cursos de pós-graduação lato-sensu visam aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e a qualificação profissional com cursos de especialização, MBA ou aperfeiçoamento, ou seja, está voltado a área profissional e mercado.
O PECE oferece apenas cursos lato-sensu.

11 - Como faço para saber mais sobre o conteúdo de cada disciplina?
R: No site www.pecepoli.com.br, ao clicar no curso desejado e conteúdo, poderá encontrar a relação de disciplinas do curso. Ao clicar no código das disciplinas será possível saber mais sobre a ementa de cada uma delas.

 

Título Qualidade POLI
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo