Busca:
OK
 
 Sistemas de inovação e as políticas públicas de incentivo à inovação no Brasil

Data: 07/11/2012. 19h00
Auditório do Edificio de Engenharia de Metalurgia - Poli USP


 Resumo do tema:

A teoria de sistemas de inovação destaca a importância dos fluxos de tecnologia, informação e recursos entre pessoas, empresas e instituições para o desenvolvimento da inovação de uma região. Entre as prerrogativas de um sistema de inovação está a criação de políticas públicas, por parte do governo, para fomentar e incentivar a inovação por parte dos agentes industriais locais. Nessa palestra, os engenheiros e consultores Lucas de Aquino e Felipe Meiroz da consultoria IDR Technovation, abordarão os conceitos e motivações que estão por trás dessas políticas, assim como apresentarão as principais linhas e programas vigentes dentro do sistema nacional de inovação. Esse tema é tópico de um dos módulos do curso "Criação de programas de inovação: Open Innovation" que faz parte do MBA de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços do PECE.

Palestrantes:

Lucas Aquino é sócio da IDR, consultoria em gestão de inovação e políticas de incentivo à inovação. Possui MBA em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento pela FIA-USP, especialização em Administração pela FGV e é engenheiro eletricista pela UNICAMP, com extensão universitária na Aalto University School of Science and Technology (Finlândia). É professor-convidado de MBAs (FIA-USP, PECE-USP, UFU, BI), cursos de pós-graduação (FEA-USP), além de ministrar treinamentos in-company. Atua como consultor na área gestão de inovação, financiamento e incentivos fiscais à inovação, e captação de recursos públicos e privados para P,D&I, tendo participado da gestão de novos negócios de base tecnológica, busca de capital de risco e análise de investimentos, assessorando empresas dos mais diversos setores. Possui experiência nas áreas financeiras, de marketing e comercial em empresas multinacionais de telecom, de serviços B2B e equipamentos de automação, além de ter atuado no desenvolvimento de software embarcado para equipamentos de telecom.


Currículo completo em: http://www.linkedin.com/in/lucasaquino

 

Felipe Meiroz é graduado em Engenharia Elétrica pela Unicamp, com atuação na Empresa Júnior e estudos com bolsa CNPQ nas áreas de Amplificadores Ópticos e Métodos dos Elementos Finitos. É pós-graduado em Marketing Organizacional pelo Instituto de Economia da Unicamp e em Economia pela FGV-EESP. Possui anos de experiência como Engenheiro no setor de telecomunicações, tendo trabalhado no Venturus (Instituto de pesquisa da Sony Ericsson) na área de desenvolvimento de sistemas operacionais para celulares em JAVA. Na Padtec (empresa brasileira fabricante de tecnologia DWDM), realizou P&D em planejamento de melhorias em software e hardware de equipamentos DWDM, tendo participado na implantação de projetos para empresas como CTBC, GVT, Embratel, entre outras. Atua há dois anos como consultor na área de Gestão de Inovação Tecnológica, particularmente na implementação de processos para Gestão da Inovação Aberta, gestão de políticas públicas para fomento à inovação, em empresas de diversos setores.

 Currículo completo em: http://www.linkedin.com/pub/felipe-meiroz/11/a97/85b



Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br .
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.



©Copyright 2009 PECE - Todos direitos reservados.