Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética

É uma oportunidade de especialização e atualização profissional para atuar no cenário nacional e mundial que estão indicando uma mudança de paradigma no que concerne à produção e consumo de energia elétrica e térmica e seu uso combinado na forma de cogeração. Essas mudanças atingem o país na reformulação da legislação de novas formas de produção de energia elétrica dando ênfase às formas de produção distribuída. Procura-se a introdução de produção de energia elétrica via fontes renováveis, como a solar, eólica e a biomassa mais eficientes e menos prejudiciais às condições do meio ambiente. A produção não centralizada e de menor escala também propicia a introdução do conceito de cogeração que permite um uso mais eficiente da energia química dos combustíveis. O curso também focará a eficiência energética de edificações seguindo as normas Ashrae 90.1 e 189.1.

Objetivo Geral:

Este curso tem por objetivo abordar os seguintes tópicos: 1 - Revisão da teoria e tecnologias de máquinas de produção de energia eletromecânica; 2-  Apresentação da legislação técnica e ambiental para a implantação de projetos de energia de pequena e média escala; Lei solar paulistana 3 - Cálculo de viabilidade técnica-financeira de projetos de energia; 4 - Análise de projetos de energia baseados em fontes renováveis: solar, eólica e biomassa; 5 - Uso eficiente da energia e cogeração; 6 - eficiência energética - normas Ashrae 90.1 e 189.1.

Informações Gerais

Público-Alvo:
Esse curso se enquadra dentro do Programa de Especialização do PECE / USP e será oferecido a todos os profissionais de nível superior: consultores, gerentes e administradores técnicos de facilidades de hospitais, hotéis, "shopping centers", empresas, serviços e comércio, com formação em engenharia, tecnologia, arquitetura, físicos, químicos e áreas afins.

Local & Horário:
O curso será ministrado nas dependências do PECE em São Paulo. As disciplinas serão realizadas às 6ª-feiras, das 19:20 às 22:40 e aos sábados, das 9:00 às 12:20.

Datas:
Inscrições: 22/07 a 18/09/2016.
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: 19 a 23/09/2016.
Início das Aulas: 07/10/2016.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:

a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

Corpo Docente

A coordenação do curso ficará a cargo do Prof. Dr. José Roberto Simões Moreira - Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP. O vice-coordenador será o Prof. Dr. Marcos de Mattos Pimenta do PME.
O corpo docente será formado por especialistas com formação mínima de mestre ou com grande experiência comprovada, tanto em ensino, como em projetos consultorias em áreas afins.

Professores:
Prof. Dr. Claudio Roberto de Freitas Pacheco
Prof. Msc. Daniel Setrak Sowmy
Prof. Dr. Demétrio Cornilios Zachariadis
Prof. Dr. Djalma Caselato
Prof. Dr. Eduardo Ioshimoto
Prof. Dr. Ivan Eduardo Chabu
Prof. Dr. José Aquiles Baesso Grimoni
Prof. Dr. José Roberto Simões Moreira
Prof. Dr. Lineu Belico dos Reis
Prof. Dr. Marcos de Mattos Pimenta
Prof. Dr. Patrícia Helena Lara dos Santos Matai
Prof. Dr. Roberto Castro
Prof. Msc. Ronaldo Andreos
Profa. Dra. Suani Teixeira Coelho
Profa. Dra. Virginia Parente

Conteúdo

A carga horária total do curso é 420 (quatrocentas e vinte ) horas. Na carga horária está incluída a elaboração da monografia, que é equivalente a 60 h de trabalho.
 

Disciplinas:

Código Disciplina/Foco
ERG-001 Análise de viabilidade econômica de projetos de energia
ERG-002 Aspectos ambientais e instalações de projetos de energia
ERG-003 Cogeração
ERG-004 Eficiência energética nas organizações e empreendimentos
ERG-005 Energia eólica
ERG-006 Energia solar I
ERG-007 Energia solar II
ERG-009 Fundamentos de termodinâmica e ciclos de potência
ERG-011 Regulação da geração distribuída
ERG-012 Uso de biomassa, biodigestores e biogás
ERG-014 Máquinas elétricas, redes inteligentes e geração distribuída
ERG-015 Pequenas centrais hidrelétricas

Ingresso
a) A seleção dos candidatos será feita por uma comissão de seleção, através de análise de currículo, que deve descrever a formação/atuação na área do curso;
b) Outros documentos necessários ou entrevista, segundo solicitação da coordenação do curso.

 

Critério geral de aprovação:

Para ser considerado aprovado no Curso de Especialização em Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

 a) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc..

 b) Ter freqüência igual ou superior a 85% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 85%.

 c) Ter se inscrito na atividade de Monografia e ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete).

 

Oferecimento e realização das disciplinas:
As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste, e serão realizadas desde que haja um número mínimo, estabelecido pelo PECE, de participantes matriculados.
Eventualmente, existe a possibilidade de realizar uma disciplina para um número menor de interessados, a combinar junto à Coordenação do PECE.

 

Desligamento do curso:
O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos. 



.
Certificado

A obtenção do certificado do curso de Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, está condicionada à aprovação do aluno em todas as disciplinas do curso, com presença acima ou igual a 85% e à aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000 de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Depoimentos
"O início de minha caminhada em direção ao desenvolvimento da tecnologia solar fotovoltaica no Brasil, mais especificamente no estado de São Paulo,  aconteceu em 2009, buscando conhecimentos e informações que me balizassem para incorporar qualidade e confiabilidade nos projetos. O curso oferecido pelo PECE/POLI de Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, veio ao encontro desta minha necessidade, e indo mais além, agregou valores que completam a gestão dos negócios na empresa como organização, viabilidades, regulamentações e políticas e finalmente a previsão de resultados. Acrescentando novos relacionamentos com profissionais afins e com a diretriz de um corpo docente de alto nível, me deu uma visão mais ampla do potencial das tecnologias renováveis o que me permitiu investir com mais certeza em busca dos resultados da empresa. Muito obrigado a todos os Professores e amigos pela oportunidade."
 Alvaro Nakano - Diretor Técnico-Comercial DENSHI

"O curso atendeu minhas expectativas quanto a inserção na área de energias renováveis e eficiência energética, abordando os principais conceitos e tecnologias envolvidas nessas duas áreas, com professores de grande conhecimento técnico-acadêmico e também profissional, facilitando a compreensão e a aplicação real do conhecimento. O curso também proporciona uma visão básica do cenário regulatório de energia elétrica nacional."
Fernando Jacob - CCEE Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

"A minha experiência no curso de Energias Renováveis do PECE foi muito interessante. O curso conseguiu abordar de forma sistêmica a importância da diversificação das fontes de geração no país. Outro fator relevante foi o poder de comparação entre as fontes, principalmente na comparação direta com fontes não renováveis.
Na minha opinião o curso teve a duração certa, foi bem conduzido pela coordenação e atendeu as minhas expectativas a respeito dos temas expostos. A grande diversidade de profissionais também foi relevante para troca de experiências entre corpo docente e discente. Recomendo com certeza para outras pessoas."
Carlos Eduardo de Oliveira - Gerente de Engenharia - Procknor Engenharia Ltda.
 
"Foi uma experiência bastante promissora, pois serviu de base para meu projeto empreendedor neste seguimento, e me propiciou bastante segurança para assumir os desafios. Ressalto também a qualidade e o nível dos professores, funcionários e colegas de sala de aula com os quais tive a oportunidade de um convívio em ambiente carregado de conhecimento e experiência profissional."
Joel Pugas Martins - JPA Smart Energy

Processo Seletivo:
1. O interessado em participar do processo seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:
a) Preencher a ficha de inscrição;
b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa de inscrição será abatido na 2ª parcela do curso.

2. Seleção:
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na ficha de inscrição.
Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados.