Educação on-line para professores

Nos dias atuais, todos os que se ocupam com as questões da educação estão muito atarefados e um pouco confusos. Temos muito sobre o que refletir. As aceleradas mudanças impulsionadas pela tecnologia trazem ao mesmo tempo entusiasmo, esperança e incertezas. Aprendizado online? Jogos de computador? Realidade aumentada? Cross Mídia? Discussão de casos? Comunidades de conhecimento? Contação de histórias? Fóruns de discussão? Salas de chat? Sala de wiki? Khan Academy? Coursera? TED? O que funciona? Em que situação funciona? A velocidade com que as mudanças estão se dando nos deixa com pouco tempo para solidificar entendimentos, para testar hipóteses e para compartilhar experiências. Os recursos tecnológicos se desenvolvem par e passo, de maneira simbiótica, com seu uso, expresso pelas conveniências das empresas, pelo aprendizado dos educadores e pelo desempenho dos estudantes. A tecnologia não se desenvolve por si. Ela se desenvolve guiada pelos que adotam seus instrumentos. Assim, educadores, principalmente, somos todos cúmplices das mudanças nas escolas e dos modos de aprender definidos pela tecnologia. Quer utilizando, quer negando a adoção de tais recursos tecnológicos, somos cúmplices. Assim, nunca foi tão necessário, como é agora, que nos aprofundemos nos conceitos básicos da educação e na essência do aprendizado. São esses fundamentos que guiarão a jornada, e é nesse contexto que o presente curso foi criado.

Objetivo
O objetivo deste curso é instrumentar o professor a exercer seu papel no mundo digital em que vivemos, entendendo que o papel do professor é possibilitar que nossos estudantes tenham acesso a informações, vivam experiências e reflitam sobre elas.

Informações Gerais
Perfil do público
Profissionais com experiência prática específica adquirida no exercício profissional na área de Educação, e que pretendam entender como a mente aprende e como facilitar e estimular o processo de aprendizado.

Turma 2018

Inscrições:  até 13/04/2018
Resultado: 23/04/2018
Matrículas:  24 a  27/04/2018
Início das Aulas: 09/05/2018

Para matricular-se neste curso de atualização o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida) e original dos seguintes documentos:
a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente e
preencher e assinar o termo de compromisso do Curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Corpo Docente
O curso tem em seu corpo docente professores doutores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A coordenação acadêmica está a cargo do Prof. Dr. Lucas Antonio Moscato, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos - EPUSP
 
Docente ministrante USP:
Prof. Dr. Edson Fregni Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1972) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1997).


Conteúdo
O Curso de Curso de Atualização em Educação online para professores (ead) terá duração de 30 horas.

1 - Histórico introdutório
(a) As escolas se organizaram e como os processos educacionais evoluíram através do tempo. Os aportes tecnológicos às escolas. A fase da Livro/Lousa/Giz/Caderno onde a maestria do professor e a qualidade dos textos eram primordiais para motivar e instrumentar os alunos para o aprendizado
(b) Educação à distância, como começou, Escolas por correspondência - lições semanais enviadas pelo correio.
(c) A instrução programada - Skinner. Utilizada no treinamento - o primeiro caso de educação adaptativa.
(d) A tecnologia digital se manifesta com os sistemas elearnings - conteúdo entregue em disquetes/cds - os famosos page-turners
(e) A tecnologia começa a revolucionar os processos educacionais. Uma explosão de tipos e formatos de sistemas digitais para a educação mostra que a fase atual a educação se tornou um um enorme cadinho de experimentação de técnicas, modelos e processos educacionais.
(f) A área de Inteligência Artificial começa a entrar no jogo.

PARTE 1
CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
2 - Começando do começo: como aprendemos
Aprendemos ao fazer conexões entre experiências e emoções novas (que nos chegam pelos sentidos e pelo pensamento) a coisas que já sabemos. A elaboração sobre essas experiências e emoções novas, na comparação com o que já sabemos (nossos conhecimentos e nossa visão do mundo e das coisas), intensificam tais conexões, que em última análise é o aprendizado. Dessa forma, quanto mais experiências vivemos, quanto mais emoções sentimos,
quanto mais refletimos e pensamos, mais aprendemos. E mais prontos estaremos para aprender mais. E experiências novas são tão mais impactantes quando nos chegam simultaneamente pelos múltiplos canais auditivos, visuais, motores, e demais. Esses pontos serão abordados na análise dos principais pontos do livro "The Multiple Pathways to Student Brain" da neurocientista Janet Zadine.
1. A sinergia entre os múltiplos canais de acesso à mente (auditório visual, cinestésico)
2. A emoção afeta e é afetada pelos canais sensoriais
3. Os mecanismos de atenção da memória de trabalho e seu impacto no aprendizado (como o cérebro movimenta informação entre a memória temporária / de trabalho e a de longo prazo.
4. As funções executivas de alto nível e seu impacto no aprendizado: planejamento, organização e pensamento crítico
5. Plasticidade - aprender é re-aprender. aprender é reconectar. Aprender é criar dendritos (a química das sinapses). Aprende mais quem aprofunda que quem alarga. Repetição é melhor que inedetismo.
6. Como o cérebro pensa e aprende - ativa e conecta (fire and wire). O pensamento se dá pela transmissão de informação pelos neurônios relevantes..
7. Princípio de Donald Hebb (prêmio nobel): "Cells that fire together, wire together". O aprendizado, literalmente, aumenta as conexões entre neurônios e dendritos. Quanto mais a rede neural é disparada, mais forte a rede se torna.
8. A experiência e a prática são críticos para o aprendizado porque ativa múltiples canais de acesso à mente.
9. Aprendizado como atividade social. Quando se compartilha com outros o que se aprende, mais conecções são fortalecidas.

3 - Técnicas e processos de educação (independentemente se online, ou não)
(a) Pirâmide da Aprendizagem
Controversa nos detalhes, mas correta na mensagem central.
(b) Estilos de Aprendizagem
Diferente métodos têm eficácia diferentes, para pessoas diferentes, em momentos diferentes.
(c) Primitivas dos Processos
1. Acesso à informação / conteúdo - leitura crítica; reflexão, brainstorming, storytelling
2. Discussão, interação - a importância do coletivo para o aprendizado
3. Atividades individuais, exercícios, trabalhos
4. Atividades em grupo - exercícios, trabalhos
5. Respondendo a provas, desafios
6. Ensinando outros
7. Fazendo - treinamento no trabalho
(d) Técnicas particulares
1. Aprendizado baseado em problemas
2. Aprendizado baseado em projetos
3. Aprendizado na pesquisa/investigação
4. Aprendizado adaptativo
5. Aprendizado ludico
6. Aprendizado por simulações
7. Estudo de caso
4 - Entendendo a educação online ou educação apoiada por omputadores
(a) As três principais arquiteturas dos processos de aprendizagem em escolas
Comparando as vantagens, desvantagens, custos e dificuldades de diferentes arquiteturas deprocessos educacionais apoiados em recursos tecnológicos
1. Auto instrucional
2. Em turmas - puramente online
3. Em turmas - híbrido
(b) Estudo de casos
Apresentação de exemplos reais
5 - As ferramentas tecnológicas típicas
(a) Os AVA's - Ambientes Virtuais de aprendizagem
Ambientes online completos - os LMS's - já prontos. Podem ser:
proprietários
software livre
caixas de ferramenta
que atendem processos educacionais específicos
(b) Plataformas abertas
Espinhas dorsais e complementos
(b) Ambientes focados em técnicas específicas
Provas, conteúdo, calendário, fórum, etc
(c) Exemplos de vários sistemas de apoio à educação
6 - A introdução de técnicas profundas de Inteligência Artificial na educação
" Depois de muitas falsas partidas, IA tem feito progressos extraordinários nos últimos anos, graças a uma técnica versátil chamado de 'aprendizagem profunda'. Dadas suficiente informações, as grandes (ou 'profundas') redes neurais, modeladas pela arquitetura do cérebro humano, podem ser treinadas para fazer todo tipo de coisas. Elas potenciam o motor de busca do Google, a marcação automática de fotos do Facebook , o assistente de voz da Apple, as
recomendações de compras da Amazon e os carros auto-dirigíveis da Tesla. " [ O que a história nos diz sobre o futuro da inteligência artificial - e como a sociedade deveria responder - The Economist - 25 de junho de 2016]
(a) Histórico da evolução de automação na educação
(b) Aprendizado profundo pela máquina
(c) Interpretação de textos
(d) Algoritmos adaptativos para seguir ritmo e rendimento de alunos
(e) Agentes inteligentes / robôs

PARTE 2
BOAS PRÁTICAS DE PROFESSORES EM PROCESSOS EDUCACIONAIS ONLINE
INTRODUÇÃO
O novo papel do professor: o de facilitador
Uma das consequências diretas da adoção de recursos tecnológicos no apoio a aulas é o questionamento do papel do professor. Questiona-se se o professor deve ou não "ministrar" aulas, no sentido de apresentar o conteúdo, ditar e explicar. A palavra "ditar" é boa, porque ela torna o professor em um ditador perante seus alunos. É isso que deve ser? Em oposição isso, vem a crença de que professor não ensina. É o aluno
quem aprende. Por si. E o professor pode ajudar ou atrapalhar.
Os recursos tecnológicos aplicados na educação intensificam e potencializam os dilemas clássicos enfrentados por educadores. Um desses dilemas é o da essência do papel do professor. Afinal, com a evolução da organização social, com as alterações culturais
provocadas pela tecnologia, podem os professores continuar exercendo seu papel como o fizeram seus antecessores? E essa reflexão é ainda mais urgente quando se tratam de programas educacionais cem por cento online.
7 - Planejando e preparando o curso que incorpora tecnologia digital (OSPEC)
O projeto instrucional é o trabalho que deve preceder o desenvolvimento de conteúdo. Ele é a primeira etapa do processo de desenvolvimento do conteúdo de um curso que segue as seguintes grandes etapas:
(a) Definir objetivos de aprendizagem do curso. O que o aprendente deve saber, ou ser capaz, ao completar o curso de maneira bem sucedida.
(b) Preparar o Syllabus , a descrição do conteúdo. Descrição livre, mas completa. Este texto pode servir para a apresentação do curso.
(c) Organizar o conteúdo e capítulos, descrever cada capítulo. O plano é a expansão e organização do conteúdo descrito no syllabus.
(d) Definir o estilo ( modelo) de conteúdo dos capítulos. Este modelo visa criar um formato típico da estrutura do conteúdo, a ser adotado pelos capítulos. O formato dos elementos de aprendizagem é o ponto central na organização dessa estrutura.
(e) Para cada capítulo , descrever objetivo de aprendizagem. Cada conceito essencial, indicar seu formato, e outros dados importantes para a preparação do conteúdo bruto ( texto, vídeo, exercício dissertativo, prova em múltipla escolha, etc.)
8 - Produzindo o Conteúdo = Práticas recomendadas
(a) Editorando textos e imagens - manual de estilo é importante
(b) A utilização de vídeo e áudio - formatos e apresentações
(c) Exercícios e atividades práticas - formatos e apresentações
(d) Provas como avaliação e como exercitação - formatos e apresentações
(e) Personalizando o conteúdo. Cada aluno tem o seu
(f) Facilitando as discussões
(g) Motivando a turma
(h) Conclusões e recomendações
9 - Capítulo de conclusão com algumas recomendações
? O Início de todo curso pode ser desencorajador e aprende mais quem vê a importância do que está aprendendo por associá-lo a conceitos que aprendentes já conhece. Apoie conceitos novos sobre os antigos.
? Conteúdo novo precisa ser contextualizado, associado a à razão de ser do curso.
Contação de histórias é importante. Crie desafios no início das sessões de aprendizado.
? A longo prazo, repetição é muito importante. Conteúdo redundante é chave.
? A prática torna o conhecimento permanente. Crie atividades sempre que possível.
? Aprofundar é melhor que alargar. Aprofunde pela essência dos conceitos e deixe para os estudantes concluírem sobre os aspectos complementares.
? Debates, brainstorming, compartilhamento do aprendizado é um poderoso mecanismo de aprendizagem.
? Pensar profundo, refletir e questionar são formas de fazer conexões. Isso não se dá de uma hora para outra é preciso de tempo para sedimentar. Leitura crítica é muito
importante.
? Ativar todos os canais de aprendizagem é uma forma poderosa de aprendizado
profundo. Conteúdos na forma de textos, imagens , áudio, vídeo, demonstração,
simulação, experimentação são fortemente recomendados.
? Engajamento emocional do aprendente é altamente recomendado. Os inúmeros
recursos na forma de histórias, ludificaçao devem ser considerados.
? Pessoas aprendem em ritmos diferentes. A individualização da experiência de
aprendizado, sempre que possível, deve ser adotada.

1.4.4.c) Especificação e justificativa da sistemática de comunicação interativa adotada, indicando a periodicidade dos contatos, a infraestrutura necessária aos docentes e alunos (computador, correio, telefone e afins);

1.4.4.d) Recursos de instrução: impressos (apostilas, livros, manuais e afins); audiovisuais (vídeos, filmes e afins); outros (mídias de armazenamento de dados e afins), indicando os materiais especialmente desenvolvidos para o curso;

1.4.4.e) Sistemática de estudo prevista para o estudante e sua respectiva orientação, considerando-se que a auto-instrução será a base do curso e descrever o sistema de acompanhamento, controle e supervisão do rendimento de cada aluno;

1.4.4.f) Sistemática de avaliação do rendimento acadêmico dos estudantes, especificando formato, periodicidade e critério.

Ingresso no Curso

Preenchimento da ficha de inscrição (www.pecepoli.com.br).

Para ser considerado aprovado no Curso de Atualização e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

A) - Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete);
B) - Ter freqüência igual ou superior a 85%.

Dedicação
Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a quatro horas de dedicação individual do participante.

Certificado
O certificado do Curso de Atualização é emitido oficialmente pelo Universidade de São Paulo, e está condicionado à aprovação do aluno na avaliação, nota mínima de 7.0, com presença superior ou igual a 85%.


Investimento
Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno: Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h00 às 20h00. E-mail: atendimento@pecepoli.com.br.


Depoimentos
Inscrições
1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

a) preencher a ficha de inscrição.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

A seleção dos candidatos será realizada com base na ficha de inscrição, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária. A formação e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
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