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Ementa da Disciplina

CódigoVIS-005
DisciplinaVia permanente metroferroviária
ObjetivoConceitos básicos dos projetos planialtimétrico (geométrico: planta e perfil) e superestrutura da Via Permanente (com ênfase em transporte metroviário), bem como apresentar uma visão sistêmica destes projetos com os demais, necessários para a concepção de linhas metroviárias.
Público_AlvoEste curso destina-se a profissionais de nível superior, preferencialmente, das áreas de engenharia, arquitetura e geologia, bem como a outros profissionais de nível superior que atuam, ou que pretendem atuar na área de transportes sobre trilhos e que ocupem, ou venham a ocupar posições de gerência, responsáveis por tomada de decisões.
Ementa

Conceitos básicos sobre a Via Permanente;

Geometria de via;

Conceitos básicos e formulações;

Restrição de velocidade;

Gabarito dinâmico;

Aparelhos de mudança de Via;

Geometria da via para atendimento as estratégias operacionais (estações terminais, estacionamentos ao longo da via e loppings operacionais);

Interfaces: geometria da via/métodos construtivos/ arquitetura/ sistemas/ material rodante;

Superestrutura de Via Permanente;

Conceitos básicos;

Vias em lastro: componentes e testes;

Vias em Fixação Direta: componentes e testes;

Ensaios na via e laboratoriais;

Interação veículo (material rodante) e via permanente;

Defeitos e deformações nos trilhos;

Dimensionamento estrutural da via, contato roda-trilho;

Projeto, fabricação e controle de dormentes de concreto;

Interfaces com demais sistemas;

Sistemas atenuadores de vibrações e ruídos: concepção, dimensionamento e testes;

Montagem da superestrutura de Via Permanente;

Monitoramento da via permanente;

Monitoramento e análise do comportamento estrutural de pontes/túneis;

Manutenção da Via Permanente.

BibliografiaAmerican Railway Engineering and Maintenance-of-Way Association (2002). Manual for Railway Engineering. BACHMANN, H. et al. (1995). "Vibration problems in structures: Practical guidelines". Birckhäuser: Berlin. 234p. ESVELD, COENRAD (2001) - "Modern Railway Track". Second edition. Federal Transit Administration-"Transit Noise and Vibration Impact Assesment"; FTA-VA-90-1003-06,May 2006-Chapters 7,8,10,11. LICHTBERGER, B. (2005) - "Track Compendium: Formation, Permanent Way, Maintenance, Economics". Eurailpress. Hamburg, Germany, 1st editon. LOTFI, H. and OESTERLE, R. (2005). Slab Track for 39 - Ton Axle Loads, Structural Design. Portland Cement Association (PCA). LOTFI, H. and OESTERLE, R. (2007). Analysis and Design of Slab Track Laboratory Specimens. Portland Cement Association (PCA). Manual LabVIEW, National Instruments NBR 11709/2009: Dormentes de concreto Normas técnicas da UIC - Union Internationale des Chemins de Fer; Normas técnicas da CEN - Comitê Européen de Normalisation. PORTO, T. G. (2004) - Apostila da disciplina PTR 2501 - Ferrovias. Departamento de Engenharia de Transportes, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. SCHRAMM, G. (1977) - "Técnica e economia na via permanente". Otto Elsner Verlagsgesellschaft - Darmstadt, terceira edição. STOPATTO, S. (1987) - "Via Permanente ferroviária: conceitos e aplicações". Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo. TAIOLI, F. (1999). "Comportamento Elástico Dinâmico da Formação São Paulo". Revista Brasileira de Geociências. v. 29(4), pp. 657-662, dez, 1999. U.S. Department of Transportation (1998) - "High-Speed Ground Transportation Noise and Vibration Impact Assesment" - U.S. Department of Transportation - Federal Railroad Administration, December, 1998.
Duração (h)32
Título Escolha
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