Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoTMF-010
DisciplinaGerenciamento de Manutenção
Objetivo 
Público_AlvoO aluno deverá ter formação adequada em Engenharia e/ou Tecnologia Elétrica, adquirida através de um curso de graduação de nível superior relacionado à área. A formação também pode ser complementada através da experiência adquirida no exercício profissional, exigindo-se, neste caso, que o candidato tenha também formação superior e esteja em efetivo exercício na área de tração elétrica. Em qualquer caso, será exigido que o aluno seja aprovado em processo de seleção, constituído de exame curricular e possível entrevista, visando verificar sua formação e aptidões. Para esse exame curricular, os candidatos deverão apresentar histórico escolar e profissional, bem como documentos especificando as razões de seu interesse pelo programa, e os objetivos de desenvolvimento profissional esperados como resultado do curso.
Ementa

Conceito moderno de manutenção: manutenção como função estratégica, redução da demanda de serviços de manutenção, trabalho em equipe, política e diretrizes da manutenção, tomada de decisão em manutenção.

Caracterização das Práticas básicas de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva.

Introdução ao conceito de confiabilidade: definições, ensaios e análise de resultados; efeito da aplicação das práticas básicas de manutenção na confiabilidade de equipamentos eletro-mecânicos; conceituação de mantenabilidade; conceituação de disponibilidade, efeito da presença de elementos redundantes sobre a disponibilidade. Manutenção Classe Mundial: aplicação da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) para seleção de políticas de manutenção de equipamentos eletro-mecânicos utilizados em veículos metro-ferroviários: introdução, conceitos básicos, diagramas de decisão, vantagens e desvantagens.

Elaboração do planejamento da manutenção: coleta de dados sobre falhas e tempo de parada de equipamentos, definição dos intervalos de intervenção e/ou formas de monitoração, alocação de tarefas e mão-de-obra (diagramas PERT - CPM e gráficos de GANTT), alocação de sobressalentes, elaboração de relatório das intervenções.

Controle da Manutenção: o ciclo PDCA (plan, do, check, action) aplicado ao controle da manutenção, seleção e/ou elaboração de padrões (técnicos e gerenciais) de manutenção, especificidade do planejamento da manutenção preditiva, gerenciamento de recursos.

Terceirização das atividades de Manutenção.

BibliografiaBibliográfia: Apostila do Curso.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo