Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoTDS-025
DisciplinaTecnologias Digitais Emergentes
Objetivo

 Discutir a evolução do mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo. 
 Apresentar Tecnologias Digitais emergentes e avaliar o seu impacto nos negócios em diversos setores da economia. 
 Discutir como as Tecnologias Digitais podem ser usadas para tornar os negócios mais sustentáveis. 
 Discutir o impacto das Tecnologias Digitais na sociedade de modo geral. 

Público_Alvo

O público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio e/ou sustentabilidade.

Ementa

1. Os grandes desafios do Mercado de Tecnologias Digitais 
2. O Mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo 
3. Tendências em Tecnologias Digitais 
3.1 Sistemas de Computação 
3.2 Mobilidade e Comunicação digital. 
3.3 Objetos Inteligentes e a Internet das Coisas 
3.4 Big Data e Sistemas Cognitivos 
3.5 Virtualização e Computação em Nuvem 
3.6 Redes Definidas por Software 
3.7 Segurança, Confiança e Privacidade 
3.8 BLockChain e Seus Impactos 
3.9 Aplicações Orientadas a Contexto 
4. O Impacto das Novas Tecnologias nos Negócios 
4.1 Industria 4.0 
4.2 FIntechs e Sistemas Financeiros 
4.3 Precificação e Contabilização Dinâmica 
5. O Papel da Sustentabilidade 
5.1 A transformação em Negócios Sustentáveis 
5.2 A Sustentabilidade como oportunidade de Novos Negócios. 
6. Tecnologias Digitais e Novos Paradigmas de Transformação da Sociedade 
7. Análise dos Estudos de Casos 

Bibliografia

1. CARVALHO, T. C. M. B.; MIERS, C.; DOMINICINI, C. K.; REDIGOLO, F. Key Issues on Future Internet. In New Network Architectures, Studies in Computational Intelligence, Volume 297/2010, 221-236, Springer Berlin Heidelberg, 2010. 
2. KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 Technological Forces That Will Shape Our Future. 1st Edition. ISBN-10: 0525428089. Viking, 2016. 
3. NIC.br. Dimensões e características da Web Brasileira: um estudo do gov.br, NIC.Br, São Paulo - Brasil, 2010. 
4. Hausheer, D. et al. Future Internet Socio-Economics - Challenges and Perspectives in Towards the Future Internet -- A European Research Perspective. IOS Press. pp. 1-11, IOS Press , 2009. 
5. HOURCADE, J-C; NEUVO, Y.; WAHLSTER, W.; SARACCO, R.; POSCH, R. Future Internet 2020: call for action by high-level visionary panel. European Commission, Information Society and Media, Belgium, May 2009. 
6. SAVITZ, A. W.; WEBER, K. The Triple Bottom Line: How Today's Best-Run Companies Are Achieving Economic, Social and Environmental Success -- and How You Can Too. Jossey Bass, São Francisco - CA, EUA, 2006. 
7. SENGE, P. M.; SMITH, B.; KRUSCHWITZ, N.; LAUR, J. The Necessary Revolution: Working Together to Create a Sustainable World. Broadway Books, New York, EUA, 2010. 
8. ESTY, D.; WINSTON, A. Green to Gold: How Smart Companies Use Environmental Strategy to Innovate, Create Value, and Build Competitive Advantage. John Wiley & Sons, Hoboken - New Jersey, EUA, 2009. 
9. SMITH, B. E. Green Computing: tools and techniques for saving energy, money and resoureces. Auerbach , EUA, 2013.

Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo