Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoTDS-014
DisciplinaInovação Tecnológica
Objetivo

 Discutir o processo de criação de inovação tecnológica e sua inclusão no mercado, tendo como base tendências tecnológicas e mercadológicas e aspectos de sustentabilidade sócio-ambiental e economica como direcionadores. 
 Discutir os novos paradigmas de Inovação Aberta. 
 Apresentar estudos de casos de inovações tecnológicas sustentáveis e não-sustentáveis.

Público_Alvo

O público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio e/ou sustentabilidade.

Ementa

1. Inovação Tecnológica como Vantagem Competitividade 

2. Fatores propícios e inibidores de inovação 

3. Ciclos de Inovação 

4. Tendências 

4.1. Inovações criadas pelo usuário/cliente. 

4.2. Tecnologias Emergentes 

4.3. Sustentabilidade como fator de inovação. 

5. O Impacto da Economia Digital 

5. Inovação Aberta & Fechada 

6. Inovação Aberta 

6.1 Vantagens e Desvantagens 

6.2 Estratégia de Inovação Aberta 

6.3 Modelos de Negócios 

6.4 Desafios: Direitos Autorais 

6.5 Estudos de Casos 

7. Inovação orientada a Tecnologias Emergentes 

8. Inovação orientada à Sustentabilidade 

8.1 Soluções com Uso Racional de Recursos. 

8.2 Tecnologias para atender Comunidade Com Poucos Recursos 

8.3 Estudos de Casos 

9. Estratégias de Inovação 

9.1 Tipos de Estratégia de Inovação 

9.2 Formulação de Estratégia de Inovação 

9.3 Capacitação de Profissionais 

9.4 Indicadores Sócio-Ambientais e Econômicos de Avaliação da Estratégia. 

10. Avaliação do Impacto da Inovação Tecnológica para empresa e sociedade 

10.1 Impacto Competitivo. 

10.2 Impacto Sócio-ambiental e Economico. 

11. Estudos de Casos

Bibliografia

1. DODGSON, M.; GANN, D. M.; SALTER, A. The Management of Technological Innovation: Strategy and and Practice. Oxford University Press, 2008. 
2. CHESBROUGH, H. W. Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology. HBS Press, Cambridge, Massachussetts - EUA, 2005.
3. CHESBROUGH, H. W. Open Business Models: How to Thrive in the New Innovation Landscape. HBS Press, Cambridge, Massachussetts - EUA, 2005.
4. LINDEGAARD, S. The Open Innovation Revolution: Essentials, Roadblocks, and Leadership Skills. Wiley, Hoboken, New Jersey - EUA, 2006.
5. CABRAL, E.; OGLIARI, A; ABREU, A F. Gestão Integrada da Inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. ISBN10:8522449767. Editora Atlas, São Paulo, SP - Brasil, 2008. 
6. BUDINGER, T. F.; BUDINGER, M.D. Ethics of Emerging Technologies: Scientific Facts and Moral Challenges. Wiley, Hoboken, New Jersey - EUA, 2006. 
7. HIPPEL, E. Von Free Innovation. ISBN-10: 0262035219. MIT Press, Cambridge, Massachussetts - EUA, 2016.
8. HIPPEL, E. Von Democratizing Innovation. ISBN-10: 0262720477. MIT Press, Cambridge, Massachussetts - EUA, 2005.
9. NIDUMOLU, R.; PRAHALAD, C. K. Why Sustainability Is Now the Key Driver of Innovation. HBR, Cambridge, Massachussetts - EUA, September, 2009. 
10. GRONLUND, J.; SJODIN, D. R.; FRISHAMMAR, J. Open Innovation and the Stage-Gate Process: A Revised Model for New Product Development. HBR, Cambridge, Massachussetts - EUA, May, 2010. 
11. BELL, S.; MORSE, S. Sustainability Indicators: Measuring the Immeasurable. ISBN-10: 1844072991. EarthScan. New York, NY - EUA, 2008. 12. EPSTEIN, M. J.; BUHOVAC, A. R. Making Sustainability Work: Best Practices in Managing and Measuring Corporate Social, Environmental and Economic Impacts (Business). 2nd edition. ISBN-10: 1609949935. Berrett-Koehler Publishers. San Francisco, California - EUA, 2014.

Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo