Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoTDS-012
DisciplinaGovernança de Tecnologias Digitais
Objetivo

 Fornecer os conhecimentos necessários para implantação bem sucedida de um Sistema de Governança de Tecnologia da Informação, incorporando os indicadores de desempenho e sustentabilidade e alinhando estrategicamente a área de Tecnologias de Informação com os negócios da empresa. 
 Oferecer uma visão geral sobre as melhores práticas para uma boa governança e os processos mais importantes para o sucesso no desempenho da organização de Tecnologias de Informação. 
 Discutir soluções e ferramentas de mercado para implantação de Sistemas de Governança de Tecnologias de Informação. 
 Apresentar mecanismos de avaliação da contribuição de Tecnologias Digitais para o sucesso dos negócios. 

Público_Alvo

O público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio e/ou sustentabilidade.

Ementa

1. Fundamentos da Governança Corporativa e de Tecnologias de Informação. 
2. A Importância da Governança de Tecnologias de Informação em Diferentes Setores da Economia. 
3. Alinhamento da Governança de Tecnologias de Informação com o Planejamento Estratégico. 
4. Governança de Tecnologias de Informação: Estruturas Processos e Mecanismos Relacionados. 
5. Modelos de Governança e Melhores Práticas: 
5.1. Modelos de Governança do MIT CISR 
5.2. COBIT (Control Objectives Information Technology) 
5.3. OGC/ITIL e a ISO 20.000. 
5.4. Balanced Scorecard. 
5.5. SLA (Service Level Agreement) 
6. Governança de Riscos de Tecnologia da Informação 
6.1. Modelo de Governança de Riscos de Tecnologia da Informação 
6.2. Processos de Governança de Risco 
6.3. Cultura de Conscientização de Riscos 
7. Estudos de Casos práticos de implantação Soluções de Governança de Tecnologias de Informação 

Bibliografia

1. WEILL, P.; ROSS, J. W. IT Governance: how top performers manage IT decision rights for superior results. ISBN-10: 1591392535. Harvard Business School Publishing, 2004. 
2. Schindlwick, H. IT Governance: How to Reduce Costs and Improve Data Quality through the Implementation of IT Governance. 1st edition. ISBN-10: 1539535266. CreateSpace Publishing Platform, 2017. 
3. Smallwood, R. F. Information Governance: Concepts, Strategies, and Best Practices (Wiley CIO Series) 1st Edition. ISBN-10: 1118218302. Wiley, New Jersey - EUA, 2014. 
4. KAPLAN, R.S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Elsevier, 2004. 
5. KAPLAN, R. S.; NORTON, D.P. Alinhamento: usando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 
6. MINGAY, S. ;BITTINGER, S. Combine CobiT and ITIL for Powerful IT Governance. Gartner in Research Note, 2002. 
7. CARVALHO, T. C. M.B. TI-Tempo de Inovação: Um estudo de Caso de Planejamento Estratégico Colaborativo. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2010. 
8. COBIT. IT Governance Institute. Cobit 4.1. Disponível on-line em http://www.isaca.org/cobit 
9. COBIT 5. A Business Framework for Governance and Management. Cobit 5. Disponível on-line em http://www.isaca.org/cobit 
10. BOM, J; JONG,A.; KOLTHOF,A.; PIPER,M. Foundations of IT Service Management Based on ITIL V3. Van Haren Publishing, 2007. 
11. LAMB, J. The Greening of IT: How Companies Can Make a Difference for the Environment. Pearson Education Inc, 2010. 
12. STEINBERG, R. A. Architecting ITSM: A Reference of Configuration Items and Building Blocks for a Comprehensive IT Service Management Infrastructure. Trofford Publish, 2014. 
13. WESTERMAN, G.; HUNTER, R. IT RISK: turning business threats into competitive advantage. Harvard Business School Press, Boston - EUA, 2007. 
14. David, F. R.; David, F. R. Strategic Management: A Competitive Advantage Approach, Concepts, Global Edition. ISBN-10: 1292164972, Pearson, Essex - Inglaterra, February 2017. 
15. Westerman, G.; Bonnet, D.; Macfee, A. Leading Digital: Turning Technology into Business Transformation. ISBN-10: 1625272472, Harvard Business Review Press, Cambridge - MA, EUA - 2014.

Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo