Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoTDS-009
DisciplinaEstratégia Empresarial
Objetivo

 Apresentar método de desenvolvimento de Planejamento Estratégico, tendo como critérios indicadores de desempenho e sustentabilidade. 
 Apresentar e discutir o uso de diferentes modelos estratégicos. 
 Desenvolver um exemplo prático de planejamento estratégico.

Público_Alvo

O público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio e/ou sustentabilidade.

Ementa

.1 Planejamento Estratégico. 
.2 Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância. 
.3 Visão Geral sobre Indicadores de Desempenho e Sustentabilidade. 
.4 Método para Desenvolvimento de um Plano Estratégico 
4.1 Missão e Visão de Negócios 
4.2 Objetivos e Metas 
4.3 Cultura e Valores da Organização 
4.4 Avaliação das Competências 
4.5 Análise do Ambiente Interno (Pontos Fracos e Pontos Fortes) 
4.6 Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças) 
4.7 Elaboração dos Planos de Ações 
.5 Modelos de Estratégicos 
5.1 Modelos de Porter: 5 Forças e Diamond. 
5.2 Matriz de Produto/Mercado (Ansoff) 
5.3 Balanced ScoredCard 
.6 Avaliação da Execução do Planejamento Estratégico sob a óptica de desempenho e Sustentabilidade. 
.7 Estudos de Caso 

Bibliografia

1. CARVALHO, T. C. M. B. TI - Tecnologia de Informação, Tempo de Inovação: Um estudo de caso de planejamento estratégico colaborativo. Mbooks, São Paulo - SP, Brasil, 2010. 
2. HAX, Arnoldo C.; MAJLUF, Nicolas S. The Strategy Concept and Process: a pragmatic approach (2nd Edition). ISBN: 0-13-458894. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ - EUA, 1996. 
3. HAX, Arnoldo C.; WILDE; Dean L. The Delta Project: discovering new sources of profitability in a networked economy. Palgrave, New York, NY - EUA, 2001. 
4. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Campus, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, 2004. 
5. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The Balanced Scorecard: translating strategy into action. Harvard Business, Boston, MA - EUA, 1996. 322 p. 
6. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Estratégia em Ação: balanced scorecard. 21a edição. Campus, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, 1997. 
7. PORTER, M. E. Competitive Strategy: techniques for analyzing industries and competitors. The Free Press, New York, NY - EUA, 1980. 
8. PORTER, M. E. On Competition. Harvard Business Review Book, Boston, MA - EUA, 2008. 
9. PORTER, M. E. The Competitive Advantage of Nations. The Free Press, New York, NY - EUA, 1998. 
10. PORTER, M. E. The Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. The Free Press, New York, NY - EUA, 1985. 
11. PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 22a. Edição. Campus, Rio de Janeiro, RJ - Brasil, 1989. 
12. David, F. R.; David, F. R. Strategic Management: A Competitive Advantage Approach, Concepts, Global Edition. ISBN-10: 1292164972. Pearson, Essex - Inglaterra, February 2017.

Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo