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Ementa da Disciplina

CódigoTDS-008
DisciplinaEmpreendedorismo e Negócios Sócio-Ambientais
Objetivo

 Qualificar o que se entende como um empreendimento socioambiental. 
 Apresentar o ecossistema dos empreendimentos socioambientais e os papéis de seus diferentes atores. 
 Discutir os desafios de gestão e de governança desses empreendimentos. 
 Debater os conceitos de cadeia de valor de impacto e geração de valor socioambiental e os limites dos instrumentos de avaliação. 
 Propiciar aos participantes acesso a networking no campo de negócios sociais 
 Estimular a formação de futuros empreendedores e gestores motivados para a transformação da sociedade.     

Público_Alvo

O público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio e/ou sustentabilidade.

Ementa

1. Conceituação de Empresa Sustentável, Negócios Socioambientais e Organizações Híbridas. 
2. Resgate histórico do surgimento de empreendimentos e negócios socioambientais 
3. Sustentabilidade como desafio e oportunidade de negócio. 
4. Espectro de Organizações híbridas: Negócios Socioambientais como tipo ideal de organização híbrida 
5. Empreendedor Socioambiental (Liderança para um Negócio Social) 
6. Ecossistema de empreendimentos socioambientais: diferentes atores e papeis 
7. Caracterização de diferentes modelos de Empreendimentos Socioambientais 
8. Desafios de gestão e governança de organizações hibridas: 
8.1. Atividades organizacionais centrais (core business). 
8.2. Composição da força de trabalho. 
8.3. Desenho organizacional. 
8.4. Relações Inter organizacionais. 
8.5. Cultura organizacional (incluindo Gestão de Mudança). 
9. Cadeia de Valor de Impacto e Geração de Valor Socioambiental. 
10. Sistemas de indicadores e métricas para Avaliação de um Empreendimento Socioambiental 
11. Mecanismos e Soluções de Mensuração, Governança e Prestação de Contas 

Bibliografia

1. ALTER, S. K. Social Enterprise Models and Their Mission and Money Relationships. In A. Nicholls (Ed.), Social Entrepreneuriship: New Models of Sustainable Social Change (pp. 205-232). Oxford: Oxford University Press, UK, 2006. 
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Duração (h)18
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