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Ementa da Disciplina

CódigoTDS-003
DisciplinaComunicação e Marketing Digital
Objetivo

 Compreender os conceitos do marketing 
 Compreender os conceitos do Composto mercadológico (4Ps) 
 Compreender os conceitos básicos de comunicação 
 Habilitar o aluno para criar estratégias de marketing e comunicação tanto para público interno e externo 
 Habilitar o aluno a quantificar resultados de ações de comunicação e marketing 
 Compreender o conceito de CRM - Customer Relationship Management 
 Aplicar os conceitos básicos de comunicação e marketing nas diversas midias, especialmente as midias digitais e redes sociais. 

Público_Alvo

O público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio e/ou sustentabilidade.

Ementa

1. Conceitos Básicos do Marketing: estratégias e práticas. 
2. Fundamentos do composto mercadológico - 4P's. 
3. Medição e análise de resultados em Comunicação e Marketing. 
4. Aquisição e retenção de clientes. 
5. Branding - conceitos e estratégias de marca. 
6. Estratégias e práticas em Marketing Digital e Redes Sociais. 
7. Conceitos básicos de comunicação e sua aplicação às midias digitais. 
8. Estudos de caso: Desenvolver senso crítico para análise de estratégias de marketing e comunicação 
9. Elaboração de planos de marketing, comunicação e educação em midias digitais. 

Bibliografia

1. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital. 1st edition. ISBN-10: 1119341205. Wiley, New Jersey - EUA, 2016. 
2. KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2010. 
3. DODSON, I. The Art of Digital Marketing: The Definitive Guide to Creating Strategic, Targeted, and Measurable Online Campaigns. ISBN-10: 1119265703. Wiley, New Jersey - EUA, 2016. 
4. WRIGHT, T.; SNOOK, C. J. Digital Sense: The Common Sense Approach to Effectively Blending Social Business Strategy, Marketing Technology, and Customer Experience. ISBN-10: 1119291704. Wiley, New Jersey - EUA, 2017. 
5. LEWIS,D ; BRIDGES,D. A Alma do Novo Consumidor. ISBN: 8589384446. MBooks, São Paulo - SP, 2004. 
6. LONGO, W. Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital: As Regras Mudaram. HSM Editora, São Paulo - SP, Brasil, 2017. 
7. CONAR. Código de Autoregulamentação Publicitária. Dissponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php. Acesso em 24 de Abril de 2017. 
8. Darcy E. Hitchcock, Marsha L Willard and Alan AtKisson. The Step-by-Step Guide to Sustainability Planning: How to Create and Implement Sustainability Plans in Any Business or Organization. Earthscan, USA, 2008. 
9. GUIMARÃES, Antônio Fernando. Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos. (Tese doutorado em Administração) São Paulo: FEA/USP, 2006. 
10. PEATTIE, K., CHARTER,M. Green Marketing. In: BAKER, M. (ed) The Marketing Book. Gram Bretania: Butter Weath, 2003. 
11. PORTER, M. E.; VAN DER LINDE, C. Green and Competitive. In: Harvard Business Review, sept-oct, 1995, pp. 120-134. 
12. SAVITZ, A. W.; WEBER, K. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 
13. Voltolini, Ricardo. Conversas com líderes sustentáveis. Editora Senac São Paulo 2011.

Duração (h)18
Título Escolha
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