Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoPGC-002
DisciplinaMeio ambiente I
Objetivo Por meio do estudo de políticas de saneamento básico e planejamento ambiental, busca-se analisar os recursos hídricos existentes nas cidades, incentivando a integração dos sistemas de abastecimento e distribuição de água, coleta de esgotos e geração de energia. Analisar o sistema de drenagem urbana e as estratégias para controle de enchentes.
Público_AlvoProfissionais com experiência em áreas ligadas à questão urbana - planejamento, desenho urbano, arquitetura e urbanismo, transporte, habitação, uso e ocupação do solo, economia e política - ou de outras áreas das ciências humanas e exatas.
Ementa
  • Gestão Integrada de Águas Urbanas: aspectos gerais, sistemas nacional e estadual de gerenciamento de recursos hídricos, planos municipais de saneamento básico, questões chave dos principais usos urbanos da água (abastecimento, controle da poluição, controle de inundações e drenagem urbana).
  • Princípios de economia de engenharia e avaliação de custos e benefícios em sistemas de aproveitamentos múltiplos de recursos.
  • Hidrologia Urbana: mudanças no ciclo hidrológico, enchentes urbanas, ilhas de calor
  • Grandes desafios da gestão integrada urbana e metropolitana: proteção aos mananciais, controle de inundações, interferências com os resíduos sólidos urbanos, planos municipais de drenagem, relações entre bacias vizinhas.
  • Gestão hídrica x uso e ocupação do solo: adequação de instrumentos de gestão urbana (zoneamento, códigos de edificações, controle de uso e ocupação do solo) para a sustentabilidade hídrica.
  • Estudos de caso sobre iniciativas relevantes de gestão integrada: Programa Mananciais, Plano de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê, Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais do Município de São Paulo, Plano Diretor de Aproveitamento de Águas da Macrometrópole Paulista, Plano da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
Bibliografia BAPTISTA, M., Nascimento, N., Barraud, S. (2005). Técnicas Compensatórias em Drenagem Urbana. Porto Alegre - ABRH.  PADOVANO, B.R., MANUR, M., SALA, P.B., org. (2012). São Paulo: em busca da sustentabilidade. São Paulo - Pini, Editora da Universidade de São Paulo.  PORTO, M.F.A. (2003). Recursos Hídricos e Saneamento na Região Metropolitana de São Paulo: Um Deasfio do Tamanho da Cidade. Banco Mundial. Série Água Brasil. Vol. 3.  SPERLING, M.V. (2005). Introdução à Qualidade da Água e ao Tratamento de Esgotos. Belo Horizonte - DESA/UFMG.  TUCCI, C.E.M. (2007). Inundações Urbanas. Porto Alegre - ABRH/RHAMA.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo