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Ementa da Disciplina

CódigoGTS-021
DisciplinaComunicação e Marketing para Sustentabilidade
Objetivo Compreender os conceitos do marketing verde  Compreender os conceitos do Composto mercadológico (4Ps) à luz dos conceitos de Sustentabilidade  Compreender os conceitos básicos de comunicação para sustentabilidade em diversas mídias  Habilitar o aluno para criar estratégias de marketing e comunicação tanto para público interno e externo  Habilitar o aluno a elaborar planos de comunicação e engajamento para diferentes níveis hierárquicos da organização.
Público_AlvoO público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio onde atuam dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Ementa1. Conceitos Básicos do Marketing Verde: estratégias e práticas 2. Fundamentos do composto mercadológico: aderência e contradições aos princípios da Sustentabilidade 3. Conceitos básicos de comunicação para sustentabilidade (coerência, greenwashing) 4. Desenvolver senso crítico para análise de peças de comunicação equilibrando objetivos da empresa em coerência com o tema sustentabilidade 5. Desenvolver sensibilidade para criar e adaptar dinamicamente estratégias de educação e engajamento 6. Elaboração de planos de marketing, comunicação e educação aplicados à gestão de resíduos 7. Conceitos relacionados ao tema: stakeholders, engajamento de stakeholders, gestão de risco, relatórios de Sustentabilidade e a transparência na comunicação.
Bibliografia1. ABA. Guia de recomendações para Comunicação Sustentável. São Paulo: Comitê de melhor Prática de Sustentabilidade., 2012. Disponível em: http://www.aba.com.br/guiasdemelhorespraticas/pdf/GuiaSustentabilidadeABA_Agosto2012.pdf 2. CEBDS. Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Guia de Comunicação e Sustentabilidade, São Paulo: CEBDS, 2010. Disponível em: http://www.cebds.org.br/cebds/MANUAL_DE_SUSTENTABILIDADE.pdf. Acesso em 12.03.2013. 3. CSR Europe. Guide to Sustainable Marketing: '4Ps for 3Ps' Guide and Toolkit. Portugal, 2008. Disponivel em: http://www.csreurope.org/pages/en/sustainablemarketing_guide.html. Acesso em 15.03.2013. 4. Conar - CÓDIGO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA - Anexo U. 5. ELKINGTON, J. Towards the sustainable corporation: win-win-win business strategies for sustainable development. California Management Review, Winter, pp 90-100, 1994 6. ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron, 2001 7. Darcy E. Hitchcock, Marsha L Willard and Alan AtKisson. The Step-by-Step Guide to Sustainability Planning: How to Create and Implement Sustainability Plans in Any Business or Organization. Earthscan, USA, 2008. 8. GUIMARÃES, Antônio Fernando. Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos. (Tese doutorado em Administração) São Paulo: FEA/USP, 2006. 9. KAZAZIAN, T. (org.). Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. 10. KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2010. 11. LEONARD, A. The story of stuff. Tides Foundation & Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption, 2005. Disponível em 12. MANZINI, E., VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais.São Paulo: Edusp, 2002. 13. OTTMAN, Jacquelyn. Green Marketing: Opportunity for inovation. Chicago : NTC Business Books,1998. 14. PEATTIE, K. Environmental marketing management: meeting the green challenge. London: Pitman Publishing, 1995. 15. PEATTIE, K., CHARTER,M. Green Marketing. In: BAKER, M. (ed) The Marketing Book. Gram Bretania: Butter Weath, 2003. 16. PORTER, M. E.; VAN DER LINDE, C. Green and Competitive. In: Harvard Business Review, sept-oct, 1995, pp. 120-134. 17. SAVITZ, A. W.; WEBER, K. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 18. Voltolini, Ricardo. Conversas com líderes sustentáveis. Editora Senac São Paulo 2011
Duração (h)18
Título Escolha
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