Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGTS-016
DisciplinaPlanejamento Estratégico Orientado à Sustentabilidade
Objetivo Apresentar método de desenvolvimento de Planejamento Estratégico, tendo como critérios indicadores de sustentabilidade sociais, ambientais e financeiros.  Apresentar e discutir o uso de diferentes modelos estratégicos.  Desenvolver um exemplo prático de planejamento estratégico orientado a sustentabilidade.
Público_AlvoO público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio onde atuam dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Ementa1. Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. 2. Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância. 3. Visão Geral sobre Indicadores de Sustentabilidades: sociais, ambientais e financeiros. 4. Método para Desenvolvimento de um Plano Estratégico Orientado a Sustentabilidade 4.1 Missão e Visão de Negócios 4.2 Objetivos e Metas 4.3 Cultura e Valores da Organização 4.4 Avaliação das Competências 4.5 Análise do Ambiente Interno (Pontos Fracos e Pontos Fortes) 4.6 Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças) 4.7 Elaboração dos Planos de Ações 5. Modelos de Estratégicos 5.1 Modelos de Porter: 5 Forças e Diamond. 5.2 Matriz de Produto/Mercado (Ansoff) 5.3 Balanced ScoredCard 6. Avaliação da Execução do Planejamento Estratégico sob a óptica de Sustentabilidade. 7. Estudos de Caso
Bibliografia1. CARVALHO, T. C. M. B. TI - Tecnologia de Informação, Tempo de Inovação: Um estudo de caso de planejamento estratégico colaborativo. Mbooks, São Paulo - SP, Brasil, 2010. 2. HAX, Arnoldo C.; MAJLUF, Nicolas S. The Strategy Concept and Process: a pragmatic approach (2nd Edition). Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ - EUA, 1996. ISBN: 0-13-458894. 3. HAX, Arnoldo C.; WILDE; Dean L. The Delta Project: discovering new sources of profitability in a networked economy. Palgrave, New York, NY - EUA, 2001. 4. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Campus, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, 2004. 5. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The Balanced Scorecard: translating strategy into action. Harvard Business, Boston, MA - EUA, 1996. 322 p. 6. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Estratégia em Ação: balanced scorecard. 21a edição. Campus, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, 1997. 7. PORTER, M. E. Competitive Strategy: techniques for analyzing industries and competitors. The Free Press, New York, NY - EUA, 1980. 8. PORTER, M. E. On Competition. Harvard Business Review Book, Boston, MA - EUA, 2008. 9. PORTER, M. E. The Competitive Advantage of Nations. The Free Press, New York, NY - EUA, 1998. 10. PORTER, M. E. The Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. The Free Press, New York, NY - EUA, 1985. 11. PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 22a. Edição. Campus, Rio de Janeiro, RJ - Brasil, 1989.
Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo