Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGTS-015
DisciplinaTendências em Tecnologias Digitais Sustentáveis
Objetivo Discutir a evolução do mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo.  Apresentar Tecnologias Digitais emergentes e discutir o seu impacto em negócios sustentáveis.  Discutir como as Tecnologias Digitais podem ser usadas para tornar os negócios mais sustentáveis.  Avaliar o papel da Sustentabilidade modificando e criando novos negócios.
Público_AlvoO público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio onde atuam dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Ementa1. Os grandes desafios do Mercado de Tecnologias Digitais 2. O Mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo 3. Tendências em Tecnologias Digitais 3.1 Mobilidade 3.2 Serviços Web 3.3 Objetos Inteligentes e a Internet das Coisas 3.4 Aplicações Orientadas a Contexto 3.5 Computação em Nuvem 3.6 Redes Definidas por Software 3.7 Segurança, Confiança e Privacidade 4. O Impacto das Novas Tecnologias nos Negócios 4.1 Poder do Comprador 4.2 Customização 4.3 Precificação e Contabilização Dinâmica 5. O Papel da Sustentabilidade 5.1 A transformação em Negócios Sustentáveis 5.2 A Sustentabilidade como oportunidade de Novos Negócios. 6. Estudos de Casos e Exemplos de Negócios Emergentes 7. Análise dos Estudos de Casos
Bibliografia1. CARVALHO, T. C. M. B.; MIERS, C.; DOMINICINI, C. K.; REDIGOLO, F. Key Issues on Future Internet. In New Network Architectures, Studies in Computational Intelligence, Volume 297/2010, 221-236, Springer Berlin Heidelberg, 2010. 2. NIC.br . Dimensões e características da Web Brasileira: um estudo do gov.br, NIC.Br, São Paulo - Brasil, 2010. 3. HAUSHEER, D. ET AL., "Future Internet Socio-Economics - Challenges and Perspectives," in Towards the Future Internet -- A European Research Perspective. IOS Press. pp. 1-11, IOS Press , 2009. 4. HOURCADE, J-C; NEUVO, Y.; WAHLSTER, W.; SARACCO, R.; POSCH, R. Future Internet 2020: call for action by high-level visionary panel. European Commission, Information Society and Media, Belgium, May 2009. 5. SAVITZ, A. W.; WEBER, K. The Triple Bottom Line: How Today's Best-Run Companies Are Achieving Economic, Social and Environmental Success -- and How You Can Too. Jossey Bass, São Francisco - CA, EUA, 2006. 6. SENGE, P. M.; SMITH, B.; KRUSCHWITZ, N.; LAUR, J. The Necessary Revolution: Working Together to Create a Sustainable World. Broadway Books, New York, EUA, 2010. 7. ESTY, D.; WINSTON, A. Green to Gold: How Smart Companies Use Environmental Strategy to Innovate, Create Value, and Build Competitive Advantage. John Wiley & Sons, Hoboken - New Jersey, EUA, 2009. 8. SMITH, B. E. Green Computing: tools and techniques for saving energy, money and resoureces. Auerbach , EUA, 2013.
Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo