Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGTS-011
DisciplinaMobilidade e Sustentabilidade
Objetivo Apresentar os conceitos de computação e Internet ubíqua e identificar o cenário atual e as novas oportunidades de negócios.  Identificar as principais tecnologias envolvidas na computação e Internet ubíqua  Mostrar a computação em nuvem e grid como um novo paradigma para serviços da Internet ubíqua e discutir seus desafios e tecnologias  Entender e avaliar os impactos da Internet ubíqua e como ela pode ser empregada para promover a sustentabilidade.
Público_AlvoO público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio onde atuam dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Ementa1. Conceitos básicos 1.1 Definição de computação ubíqua e pervasiva 1.2 Internet Ubíqua e mobilidade 1.3 Componentes principais: sensores, dispositivos de interação com o usuário e computadores e dispositivos movies 2. Uso inteligente da Internet ubíqua 2.1 Cenário atual da Internet ubíqua 2.2 Novas oportunidades de negócios e o fator de sustentabilidade 2.3 Idéias e aplicações baseadas na Internet ubíqua 2.4 Estudos de caso 3. Visão geral das tecnologias utilizadas na computação ubíqua 3.1 Sensores, atuadores e dispositivos móveis 3.2 Identificação de objetos e pessoas 3.3 Localização por sistemas de satélites, celulares e outras tecnologias 3.4 Redes de comunicação de dados e redes embarcadas 3.5 Tecnologias para mobilidade 3.6 Outras tecnologias 4. Computação sensível a contexto e ambientes inteligentes 4.1 Dispositivos inteligentes 4.2 Interação: entre dispositivos, dispositivos/pessoas e dispositivos/ambiente 4.3 Internet das Coisas 5. Grade Computacional e Computação em Nuvem 5.1 Características 5.2 Arquitetura e modelos de negócios 6. Impactos da Internet Ubíqua 6.1 Benefícios e malefícios da nova tecnologia na vida dos usuários 6.2 A difusão da informação em redes sociais e mini blogs 6.3 Internet ubíqua como ferramenta de gestão sustentável 6.4 Discussões sobre privacidade 6.5 Outras discussões 7. Exemplos práticos de soluções orientada à Sustentabilidade baseadas em Internet Ubíqua.
Bibliografia1. STALLINGS, W. Business Data Communications (6th Edition). Prentice Hall, 2008. 2. HANSMANN, U. et al. Pervasive Computing (2nd Edition). Springer Professional Computing, 2003. 3. JAKOB E. BARDRAM, J.E.; MIHAILIDIS, A.; WAN, D. Pervasive Computing In Healthcare. CRC Press, 2007. 4. KAPLAN, E.D.; HEGARTY, C. Understanding GPS: Principles and Applications (2nd Edition). Artech House Telecommunications Library, 2006. 5. KRUMM, J. 2009. Ubiquitous Computing Fundamentals. Chapman and Hall/CRC, 2009. 6. HANSMANN, U et al. Pervasive Computing: The Mobile World (2nd Edition). Springer, 2000. 7. POSLAD, S. Ubiquitous Computing: Smart Devices, Environments and Interactions (1st Edition). Wiley, 2009. 8. KUNIAVSKY, M. Smart Things: Ubiquitous Computing User Experience Design. Morgan Kaufmann, 2010. 9. MOSTEFAOUI, S. Advances in Ubiquitous Computing: Future Paradigms and Directions. IGI Publishing, 2008. 10. TOMLINSON, B. Greening through IT: Information Technology for Environmental Sustainability. The MIT Press, 2010.
Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo