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Ementa da Disciplina

CódigoGTS-009
DisciplinaInovação Tecnológica e Sustentabilidade
Objetivo Discutir o processo de criação de inovação tecnológica e sua inclusão no mercado tendo como base tendências tecnológicas e mercadológicas, incluindo aspectos de sustentabilidade sócio-ambiental e financeiro como direcionadores.  Discutir os novos paradoxos de Inovação Aberta  Apresentar estudos de casos de inovações tecnológicas sustentáveis e não-sustentáveis.
Público_AlvoO público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio onde atuam dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Ementa1. Inovação Tecnológica como Vantagem Competitividade 2. Fatores propícios e inibidores de inovação 3. Ciclos de Inovação 4. Tendências 4.1. Inovações criadas pelo usuário/cliente. 4.2. Tecnologias Emergentes 4.3. Sustentabilidade como fator de inovação. 5. O Impacto da Economia Digital 5. Inovação Aberta & Fechada 6. Inovação Aberta 6.1 Vantagens e Desvantagens 6.2 Estratégia de Inovação Aberta 6.3 Modelos de Negócios 6.4 Desafios: Direitos Autorais 6.5 Estudos de Casos 7. Inovação orientada a Tecnologias Emergentes 8. Inovação orientada à Sustentabilidade 8.1 Soluções com Uso Racional de Recursos. 8.2 Tecnologias para atender Comunidade Com Poucos Recursos 8.3 Estudos de Casos 9. Estratégias de Inovação 9.1 Tipos de Estratégia de Inovação 9.2 Formulação de Estratégia de Inovação 9.3 Capacitação de Profissionais 9.4 Indicadores Sócio-Ambientais e Financeiros de Avaliação da Estratégia. 10. Avaliação do Impacto da Inovação Tecnológica para empresa e sociedade 10.1 Impacto Competitivo 10.2 Impacto Sócioambiental 11. Estudos de Casos
Bibliografia1. DODGSON, M.; GANN, D. M.; SALTER, A. The Management of Technological Innovation: Strategy and and Practice. Oxford University Press, 2008. 2. CHESBROUGH, H. W. Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology. HBS Press, 2005 3. CHESBROUGH, H. W. Open Business Models: How to Thrive in the New Innovation Landscape. HBS Press, 2005. 4. LINDEGAARD, S. The Open Innovation Revolution: Essentials, Roadblocks, and Leadership Skills. John Wiley and Sons Inc., 2006 5. CABRAL, E.; OGLIARI, A; ABREU, A F. Gestão Integrada da Inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. Editora Atlas, Brasil, 2008. BUDINGER, T. F.; BUDINGER, M.D. Ethics of Emerging Technologies: Scientific Facts and Moral Challenges. John Wiley and Sons Inc., 2006.. 6. HIPPEL, E. Von Democratizing Innovation. MIT Press, 2005. 7. NIDUMOLU, R.; PRAHALAD, C. K. Why Sustainability Is Now the Key Driver of Innovation. HBR, September, 2009 8. GRONLUND, J.; SJODIN, D. R.; FRISHAMMAR, J. Open Innovation and the Stage-Gate Process: A Revised Model for New Product Development. HBR, May, 2010. 9. SMITH, A. D-Lab Development through Dialogue, Design & Dissemination. http://d-lab.mit.edu/projects 10. PURE. Programa para Uso Eficiente de Energia da USP. http://www.usp.br/pure/index2.php 11. BELL, S.; MORSE, S. Sustainability Indicators: Measuring the Immeasurable. EarthScan. 2008. 12. EPSTEIN, M. J.; ELKINGTON, J.; LEONARD, H. B. Making Sustainability Work: Best Practices in Managing and Measuring Corporate Social, Environmental and Economic Impacts (Business). Greenleaf, 2008.
Duração (h)18
Título Escolha
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