Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGRS-011
DisciplinaComunicação e Marketing para a Sustentabilidade
Objetivo1. Compreender os conceitos do marketing verde 2. Compreender os conceitos do Composto mercadológico (4Ps) à luz dos conceitos de Sustentabilidade 3. Compreender os conceitos básicos de comunicação para sustentabilidade em diversas mídias 4. habilitar o aluno para criar estratégias de marketing e comunicação tanto para público interno e externo 5. habilitar o aluno a elaborar planos de comunicação e engajamento para diferentes níveis hierárquicos da organização.
Público_AlvoGestores de empresas dos setores privado e público, que são responsáveis pela gestão da sustentabilidade e, mais especificamente, pela gestão de resíduos de sua empresa dentro do contexto da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Ementa1. Conceitos Básicos do Marketing Verde: estratégias e práticas 2. Fundamentos do composto mercadológico: aderência e contradições aos princípios da Sustentabilidade 3.Conceitos básicos de comunicação para sustentabilidade (coerência, greenwashing) 4. Desenvolver senso crítico para análise de peças de comunicação equilibrando objetivos da empresa em coerência com o tema sustentabilidade 5. Desenvolver sensibilidade para criar e adaptar dinamicamente estratégias de educação e engajamento 6. Elaboração de planos de marketing, comunicação e educação aplicados à gestão de resíduos 7. Conceitos relacionados ao tema: stakeholders, engajamento de stakeholders, gestão de risco, relatórios de Sustentabilidade e a transparência na comunicação
BibliografiaABA. Guia de recomendações para Comunicação Sustentável. São Paulo: Comitê de melhor Prática de Sustentabilidade., 2012. Disponível em: http://www.aba.com.br/guiasdemelhorespraticas/pdf/GuiaSustentabilidadeABA_Agosto2012.pdf CEBDS. Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Guia de Comunicação e Sustentabilidade, São Paulo: CEBDS, 2010. Disponível em: http://www.cebds.org.br/cebds/MANUAL_DE_SUSTENTABILIDADE.pdf. Acesso em 12.03.2013. CSR Europe. Guide to Sustainable Marketing: '4Ps for 3Ps' Guide and Toolkit. Portugal, 2008. Disponivel em: http://www.csreurope.org/pages/en/sustainablemarketing_guide.html. Acesso em 15.03.2013. Conar - CÓDIGO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA - Anexo U - ELKINGTON, J. Towards the sustainable corporation: win-win-win business strategies for sustainable development. California Management Review, Winter, pp 90-100, 1994 ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron, 2001 Darcy E. Hitchcock, Marsha L Willard and Alan AtKisson - The Step-by-Step Guide to Sustainability Planning: How to Create and Implement Sustainability Plans in Any Business or Organization. Earthscan, USA, 2008. GUIMARÃES, Antonio Fernando. Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos. (Tese doutorado em Administração) São Paulo: FEA/USP, 2006. KAZAZIAN, T. (org.). Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2010. LEONARD, A. The story of stuff. Tides Foundation & Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption, 2005. Disponível em MANZINI, E., VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais.São Paulo: Edusp, 2002. OTTMAN,Jacquelyn.Green Marketing: Opportunity for inovation. Chicago : NTC Business Books,1998. PEATTIE, K. Environmental marketing management: meeting the green challenge. London: Pitman Publishing, 1995. PEATTIE, K., CHARTER, Green Marketing. In: BAKER, M. (ed) The Marketing Book. Gram Bretania: Butter Weath, 2003. PORTER, M. E.; VAN DER LINDE, C. Green and Competitive. In: Harvard Business Review, sept-oct, 1995, pp. 120-134. SAVITZ, A. W.; WEBER, K. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo