Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGRS-008
DisciplinaPlanejamento Estratégico Orientado à Sustentabilidade
Objetivo Apresentar método de desenvolvimento de Planejamento Estratégico, tendo como critérios metas de sustentabilidade sociais, ambientais e financeiros.  Apresentar e discutir o uso de diferentes modelos estratégicos.  Desenvolver um exemplo prático de planejamento estratégico com foco em sustentabilidade.  habilitar o aluno para a análise de diferentes métodos de diagnóstico e processos de planejamento, definição da estratégia (missão, visão, valores) e planejamento de programas de gestão sustentável do negócio.
Público_AlvoGestores de empresas dos setores privado e público, que são responsáveis pela gestão da sustentabilidade e, mais especificamente, pela gestão de resíduos de sua empresa dentro do contexto da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Ementa1. Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. 2. Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância. 3. Visão Geral sobre Metas de Sustentabilidades: sociais, ambientais e financeiros. 4. Método para Desenvolvimento de um Plano Estratégico Orientado a Sustentabilidade 5. Modelos de Estratégicos 1.1 Modelos de Porter: 5 Forças e Diamond. 1.2 Modelo Delta 1.3 Matriz de Produto/Mercado (Ansoff) 1.4 Balanced ScoredCard 6. Avaliação da Execução do Planejamento Estratégico sob a óptica de Sustentabilidade. 7. Estudos de Caso
BibliografiaCARVALHO, T. C. M. B. TI - Tecnologia de Informação, Tempo de Inovação: Um estudo de caso de planejamento estratégico colaborativo. Mbooks, São Paulo - SP, Brasil, 2010. EWEJE, G.; PERRY, M. Business and Sustainability: concepts, strategies and changes. Emerald, Londres - UK, 2011. HAX, Arnoldo C. The Delta Project: reinventing your business strategy. Springer, New York, NY - EUA, 2010. HAX, Arnoldo C.; MAJLUF, Nicolas S. The Strategy Concept and Process: a pragmatic approach (2nd Edition). Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ - EUA, 1996. ISBN: 0-13-458894. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Campus, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, 2004. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Estratégia em Ação: balanced scorecard. 21a edição. Campus, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, 1997. PORTER, M. E. Competitive Strategy: techniques for analyzing industries and competitors. The Free Press, New York, NY - EUA, 1980. PORTER, M. E. On Competition. Harvard Business Review Book, Boston, MA - EUA, 2008. PORTER, M. E. The Competitive Advantage of Nations. The Free Press, New York, NY - EUA, 1998. PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 22a. Edição. Campus, Rio de Janeiro, RJ - Brasil, 1989. WERBACH, A. Strategy for Sustainability: a business manifesto. Harvard Business Press, Boston, MA - EUA, 2009. Stanford Graduate School of Business -Wal-mart´s Sustainability Strategy CASE: OIT-71 DATE: 04/17/07 (REV. 09/30/08) The Economist - Just good business. Artigo da revista - 17/janeiro/2008 Darcy E. Hitchcock, Marsha L Willard and Alan AtKisson - The Step-by-Step Guide to Sustainability Planning: How to Create and Implement Sustainability Plans in Any Business or Organization
Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo