Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGRS-007
DisciplinaLiderança e Ética para o Desenvolvimento Sustentável
Objetivo1. Estabelecer a relação entre o critério ético da conduta humana e o conceito de desenvolvimento sustentável. 2. Discutir a posição da ética como fundamento para o desenvolvimento e a utilização de tecnologias de maneira sustentável. 3. Apresentar as principais abordagens sobre liderança. 4. Apresentar as principais abordagens sobre liderança. 5. Estudar as principais características do líder. 6. Discutir sobre o papel do líder na atualidade, com ênfase em sua importância para a construção de um mundo sustentável.
Público_AlvoGestores de empresas dos setores privado e público, que são responsáveis pela gestão da sustentabilidade e, mais especificamente, pela gestão de resíduos de sua empresa dentro do contexto da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Ementa1. As principais abordagens sobre o conceito de líder e de liderança. 1.1 O que é um líder. 1.2 Conceitos de liderança. 2. As principais características do líder. 3. O desenvolvimento de liderança. 4. A dinâmica do mercado atual e a sustentabilidade como responsabilidade social individual e institucional. 5. A proposta do desenvolvimento sustentável e sua relação com o desenvolvimento tecnológico. 6. A relação entre o critério ético da conduta humana e o desenvolvimento sustentável 7. Tecnologia como transformação do mundo: critérios para a relação entre o homem e a natureza 8. Ética e moral. Ética: uma questão de inteligência 9. Ética empresarial e sustentabilidade: aplicações do conceito de Ética no mundo de hoje 5.1 Gestão da ética, transparência e responsabilidade corporativa; 5.2 Responsabilidade social e ambiental empresarial 10. Ética, Sustentabilidade e Tecnologia 5.1 Propriedade Intelectual 5.2 Critério ético e uso sustentável da tecnologia 11. A liderança sustentável como meio de desenvolvimento social e econômico. 12. Formação, imagem, liderança e suas relações. 13. Personalidades líderes.
BibliografiaBECK, U. La Sociedad del Riesgo: hacia una nueva modernidad. Barcelona: Paidós, 2006. BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. BROADBENT, M.; KITZIS, E. S. The New CIO Leader: setting the agenda and delivering results. Gartner; Harvard Business School Press, 2005. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. LEMENS, J.; MAYER, D. Liderança: o toque clássico: a arte de liderar de Homero a Hemingway. 3. ed. São Paulo: Best Seller, 1989. LUTCHEN, M. D. Managing IT as a Business: A survival guide for CEOs. PriceWaterHouseCoopers, Wiley, 2004. MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Tradução de José Antonio Martins. São Paulo: Hedra, 2007. MASLOW, A. O Diário de Negócios de Maslow. Tradução de Nilza Freire. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. (Organizado por Deborah C. Stephens). MAY, R. O Homem À Procura de Si Mesmo. 33. ed. Tradução de Aurea Brito Weissenberg. Petrópolis: Vozes, [200?]. NORTHOUSE, P. G. Leadership: Theory and Practice. 4th ed. Sage Publications, 2006. ONU. Report of the World Comission on Environment and Development: our Common Future. Disponível em: . ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 2.ed. Brasília: UnB, 1992. BINKOWSKI, G. Os indicadores de uma Nova Ética da Sustentabilidade Empresarial. Portal do Acionista, 2008. Disponível em: . BURSZTYN, M. Ciencia, Etica e Sustentabilidade. São Paulo; Brasília: Cortez; UNESCO, 2001. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001274/127492por.pdf DUPAS, G. Ética e poder na sociedade da informação: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2.ed. São Paulo: Editora UNESP, 2001. REYNOLDS, G. Ethics in Information Technology. Course Technology, 2006. SICSU, A. B. Ética e Sustentabilidade: desafios atuais. Universidade Federal de Pernanbuco, 2005. http://www.bioetica.catedraunesco.unb.br/htm/X%20-%20htm/biblio/htm_RBB/RBB%201-3/07_artigo13.pdf VALLS, A. L. M. O que é ética? 9. ed Brasiliense, 1994
Duração (h)18
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo