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Ementa da Disciplina

CódigoGRS-006
DisciplinaEducação Ambiental na Gestão de Resíduos
Objetivo Analisar o processo de educação ambiental, sua origem e evolução  Estudar o comportamento ambiental referente aos RS a fim de compreender os aspectos da relação do individuo e a prevenção, reciclagem e descarte de RS  Aplicar os conhecimentos de educação e comportamento ambiental no planejamento e desenvolvimento de politicas de mudança de comportamento com vistas a redução de RS
Público_AlvoGestores de empresas dos setores privado e público, que são responsáveis pela gestão da sustentabilidade e, mais especificamente, pela gestão de resíduos de sua empresa dentro do contexto da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Ementa1. O conceito de Educação Ambiental 2. A Relação entre a Educação Ambiental e a Sustentabilidade 3. A Educação Ambiental e a Gestão de RS 4. O Comportamento Ambiental em Relação aos Resíduos Sólidos: Prevenção, Reciclagem e Descarte 5. Etapas de Planejamento e Execução de Politicas de Mudança de Comportamento 5.1 Desenvolvimento de campanhas educativas 5.2 Engajamento dos funcionários 5.3 Criação de indicadores e de mecanismos de monitoramento 6. Estudos de Caso
BibliografiaBARTHOLO,R & BURSZTYN, M.(org) Prudência e Utopismo: Ciência e Educação para a sustentabilidade. In Ciência, Ética e Sustentabilidade. São Paulo. Cortez, 2001 BORTOLETO, A. P., KURISU, K., HANAKI, K. Model development for household waste prevention behaviour, Waste Management, 2012, vol.32, n.12, 2195-2207 CARVALHO, Isabel C. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. Sec. Meio Ambiente-SP; UNESCO, UNICEF. São Paulo, 1998 CARVALHO, Isabel C. A invenção ecológica. Narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. Porto Alegre. Ed. Universidade-UFRGS, 2001 CASINO, F; JACOBI, P; OLIVEIRA, J. (org.) Educação, Meio Ambiente e Cidadania. Reflexões e Experiências. Sec.Meio Ambiente. São Paulo. 1998 DANSA, C. & MOURÃO, L. A Educação/Gestão Ambiental Urbana. Mímeo. Brasília. 1998 GONÇALVES-DIAS, S. L. F. Consumo e meio ambiente: uma modelagem do comportamento para reciclagem a partir de teorias cognitivo-comportamentais. Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Tese (Doutorado em Administração). São Paulo, 2009. MALLMANN, Maria Angélica. Educação Ambiental. In Curso Os caminhos do lixo.DMLU. Porto Alegre.RS. 2000 PÁDUA, Suzana & TABANEZ, Marlene (org). Educação Ambiental: Caminhos trilhados no Brasil. UnB/IPE. Brasília, 1997 QUINTAS José S. (org). Pensando e praticando a Educação Ambiental na gestão do meio ambiente. IBAMA. Brasília, 2000
Duração (h)18
Título Escolha
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