Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGOK-030
DisciplinaGestão de Ativos Baseada em Risco: aplicação da recomendação PAS 55
ObjetivoOrganizações de todos os setores desejam integrar um plano estratégico a longo prazo com a necessidade de atender os requisitos de desempenho de sistemas operacionais/fabris a curto prazo. A norma ISO 31000 (2009) propõe a aplicação dos conceitos de análise e gerenciamento de risco para este fim. Entretanto, a ligação destes conceitos com a gestão de ativos industriais deu-se através do desenvolvimento de padrões formalizados na proposta de norma PAS 55 do British Standard Institution, cobrindo o gerenciamento otimizado dos ativos de infra-estrutura física. A disciplina visa capacitar o profissional no processo de aplicação da PAS 55, visando a gestão de ativos baseada em risco, apresentando técnicas e ferramentas destinadas a planejar as operações e as ações de manutenção de forma a aumentar a produtividade dos ativos.
Público_AlvoEngenheiros, tecnólogos e profissionais das áreas de manufatura, manutenção, qualidade e administração, interessados em aprimorar ou atualizar seus conhecimentos em gestão de ativos baseada em risco visando a excelência operacional.
EmentaA evolução do processo de gestão de ativos baseada em risco: apresentação do guia PAS 55 e a sua relação com a norma ISO 31000. Apresentação da estrutura de gerenciamento da PAS 55: políticas de gerenciamento de ativos, estratégias, objetivos e planos de gerenciamento de ativos, processo de implantação dos planos de gerenciamento de ativos, avaliação do desempenho e acompanhamento das melhorias obtidas, revisão dos planos de gestão de ativos. Apresentação da estruturação da organização para implantação da PAS 55. Relação entre PAS 55 e conceitos de confiabilidade: ferramentas de busca de causa-raiz, análise integrada de confiabilidade, disponibilidade, manutenção centrada em confiabilidade e análise de risco. Fundamentos da análise do custo de ciclo de vida dos ativos: engenharia econômica, modelos para a estimativa do custo do ciclo de vida de ativos, modelos para definição do intervalo de ações de manutenção visando minimização de custo. Tomada de decisão baseada em risco.
Bibliografia1. British Standard Institution (BSI) "PAS 55-1: Asset Management - Specification for the optimized management of physical assets", BSI, 1a edição, 2008. 2. Dicdican, R.Y.; Haimes, Y.Y.; Lambert, J.H. "Risk-Based Asset Management Methodology for Highway Infrastructure Systems", Center for Risk Management of Engineering Systems, University of Virginia, 2004. 3. Dhillon, B.S. "Life Cyccle Costing for Engineers", CRC Press, 1a edição, 2010. 4. Molak, V. "Fundamentals of Risk Analysis and Risk Management", CRC Press, 1a edição, 1997. 5. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) "NBR ISO 31000 Gestão de Risco - Princípios e Diretrizes", ABNT, 1a edição, 2009.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo