Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGOK-016
DisciplinaGerenciamento de projetos aplicado
ObjetivoEsse programa foi idealizado para atender as necessidades de profissionais que trabalham ou pretendam trabalhar nas diversas áreas funcionais de Gerenciamento de Projetos; e profissionais interessados em utilizar a as ferramentas de gerenciamento de projetos como ferramenta de planejamento, programação da execução, controle da execução, controle e redução de custos,e aumento de competitividade na gerencia de qualquer projeto. Esse programa proporcionará o conhecimento de ferramentas gerenciais que permitam o desenvolvimento de um conjunto de habilidades destinados ao controle de projetos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminados, com o conhecimento e emprego do MS Project como ferramenta de gestão.
Público_AlvoEngenheiros de qualquer especialidade e outros profissionais de nível superior.
Ementa

1. DEFINIÇÃO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Definição. Características dos projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos. Causas de fracasso em projetos. 

2. CICLO DE VIDA DE UM PROJETO: Características do ciclo de vida. As fases do ciclo de vida. Integração entre performance, custo e tempo em projetos.

3. PRINCIPAIS ÁREAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Gerenciamento da Integração. Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Tempo. Gerenciamento de Custos. Gerenciamento da Qualidade. Gerenciamento de Recursos Humanos. Gerenciamento das Comunicações. Gerenciamento de Riscos. Gerenciamento de Suprimentos.

4. A ORGANIZAÇÃO PARA PROJETOS: Alternativas Organizacionais. Estrutura Funcional. Estruturas Matriciais.

5. GERENCIAMENTO DE ESCOPO DO PROJETO: Definir Objetivos, produto e as entregas do projeto. Definir Fases, etapas e atividades de um projeto. Definir Precedências entre atividades. Tipos de recursos; definição e alocação de recursos às atividades com o uso do MS Project. Determinar a duração de atividades. Gráfico de Gantt- MS Project. Rede Pert-CPM. Aplicações no MS-Project. Exercícios.

6. GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO: Tipos de Custos. Determinação e alocação dos custos fixos. Identificação e alocação dos Custos variáveis. Curva S. Uso do MS Project no gerenciamento e controle de custos. Controle dos Custos - "Earned Value Management" ( EVM). Exercícios.

Bibliografia1. PRADO, DARCI; USANDO O MS PROJECT 2002 EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS , EDG , 2002 2. PRADO, DARCI, GERENCIAMENTO DE PROJETOS NAS ORGANIZAÇOES, EDG, 2003 3. VARGAS, RICARDO VIANA, GERENCIAMENTO DE PROJETOS , ESTABELECENDO DIFERENCIAIS COMPETITIVOS ,BRASPORT, 2003 4. GASNIER, DANIEL GUIA PRATICO PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS,Editora: IMAM, 2003 5. JURAN, J.M. - A Qualidade desde o Projeto - Editora Pioneira, São Paulo, 1997. 6. Apostila Gerenciamento de Projetos _ Pierre Matias da Silva 7. PMIBOK 1996
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo