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Ementa da Disciplina

CódigoGOK-001
DisciplinaManutenção para a excelência da manufatura
ObjetivoO curso visa familiarizar o participante com as práticas elementares adotadas nesta atividade (preditiva, preventiva e corretiva), bem como com os conceitos básicos de qualidade segundo DEMING e outros autores, situando a manutenção como prestação de serviços internos, fato que possibilita identificar as características que permitam dotar esta atividade de melhoria contínua da qualidade de sua execução, como quem é o cliente, quais suas exigências e como executar a manutenção com qualidade, sendo este termo associado com a maximização da disponibilidade dos equipamentos. Esta maximização permite que que os objetivos de produção da empresa possam ser atingidos, e que os produtos obtidos estejam de acordo com requisitos específicos de qualidade Também há o envolvimento do fator humano, requerendo estudos sobre a motivação profissional e a qualificação dos colaboradores da manutenção, ainda visando sua qualidade. Na interface com a ciência da confiabilidade, serão explorados os conceitos de disponibilidade e taxa de falhas, índices que podem ser empregados para qualificar a eficácia da manutenção. Também serão apresentadas algumas políticas em uso atualmente, como a TPM (Manutenção da Produtividade Total) e RCM (Manutenção Centrada em Confiabilidade), explorando sua relação com a qualidade em manutenção. Estudos de casos e exercícios acerca do tema complementaram as informações a serem disponibilizadas aos participantes deste curso.
Público_AlvoEngenheiros de qualquer especialidade e outros profissionais de nível superior.
Ementa

1. Apresentação e Conceituação de Manutenção: histórico da atividade, evolução das técnicas, práticas básicas de manutenção, aplicação das práticas, o problema da administração da capacidade, estruturas de sistemas de produção segundo WILD.

2. Qualidade em Manutenção: Conceito, aspectos relevantes, o custo de manutenção como componente da qualidade, a ISO 9000 e a manutenção.

3. Caracterização da Manutenção como Prestações de Serviços : identificação do Cliente, o item físico fatores tangíveis, fatores intangíveis o planejamento da manutenção no ambiente de serviços.

4. O Fator Humano na Qualidade em Manutenção: motivação, qualificação da mão de obra atribuições do "staff", conflitos entre manutenção/produção, a técnica do "housekeeping"(5S), segurança dos operadores do ambiente.

5. TPM : qualidade total, importância da manutenção preditiva e da preventiva, aplicações dos 5 S, implementação, estudo de caso.

6. RCM: matriz de seleção das práticas de manutenção, a confiabilidade, taxa de falhas, disponibilidade, relação com a qualidade, o projeto voltado à confiabilidade estudo de caso.

7. Elaboração do Planejamento de Manutenção Voltado à Qualidade: fases, ciclo PDCA, melhoria contínua, padrões, documentações, análise de alternativas, seleção de equipamentos e mantenabilidade, proposição de atividade a ser ser executada pelos participantes.

Bibliografia

1. Apostila do curso.

2. Manutenção Industrial: o poder oculto nas empresas; Motter, O.; Editora Hemus, São Paulo, 1992.

3. Introduction to Reliability Engineering, Lewis, E. E.; John Wiley & Sons, 1987.

4. Reliability-Centered Maintenance; Moubray, J., 2a Edição, Industrial Press, 2000.

5. Manutenção: Função Estratégica, Kardec, A. ; Nascif, J., 1a Edição, Quality Mark Editora, 1999

Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
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Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
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