Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGES-020
DisciplinaDurabilidade e recuperação de estruturas de madeira
ObjetivoIntroduzir os avanços tecnológicos provenientes da atualização das normas técnicas. Transmitir aos participantes as técnicas modernas de recuperação das estruturas.
Público_AlvoEngenheiros e arquitetos formados com interesse pela área. Profissionais atuantes na área.
Ementa1. Introdução: histórico de acidentes com estruturas de madeira. 2. Aspectos dos sistemas construtivos usuais, não convencionais e inovadores. 3. Ensaios para avaliação do sistema construtivo quanto aos seguintes aspectos: durabilidade, resistência ao fogo e segurança estrutural. 4. Métodos de diagnósticos de estruturas de madeira. 5. Técnicas de recuperação das estruturas de madeira: emprego de materiais especiais. 6. Dimensionamento de reforços para ligações de estruturas de madeira. 7. Avaliação da estabilidade global de edificações danificadas por apodrecimentos, impactos e incêndios.
Bibliografia1. Almeida. P. A. O. Estruturas de grandes porte de madeira composta. Tese de Doutoramento apresentada à Escola Politécnica (PEF). São Paulo. 1990. 2. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Projeto de Estruturas de Madeira. Norma Brasileira. NBR-7190/97. Rio de Janeiro. 1997.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo