Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGES-015
DisciplinaProjeto de estruturas assistido por computador: cálculo e detalhamento
ObjetivoApresentar, de forma prática, como projetos estruturais de edificações usuais de concreto são elaborados com o auxílio de sistemas computacionais integrados, com ênfase nas etapas de análise estrutural, dimensionamento e detalhamento de armaduras.
Público_AlvoEngenheiros e arquitetos formados com interesse pela área. Profissionais atuantes na área.
EmentaO uso responsável de ferramentas computacionais na elaboração de projetos estruturais. Tipos de software. Interface do projeto de estruturas com as demais áreas. Introdução ao BIM. Exemplo passo-a-passo completo, desde a concepção até a geração de plantas. Modelos estruturais usuais para edifícios de concreto. Ações e geração de combinações. Estudo da ação do vento. Tipos de análise estrutural. Análise linear, linear com redistribuição e não-linear. Efeitos de 2ª ordem. Diagramas momento-curvatura. Modelagem ELU e ELS. Estabilidade global. Coeficientes γz e α, análise P-Δ. Desempenho em serviço. Avaliação de flechas, fissuração e vibração. Dimensionamento e detalhamento de lajes. Dimensionamento e detalhamento de vigas. Furos em vigas. Dimensionamento e detalhamento de pilares e pilares-parede. Dimensionamento e detalhamento de lajes protendidas. Verificação em situação de incêndio. Tendências. Futuros modelos. Evolução normativa.
BibliografiaAssociação Brasileira de Normas Técnicas. NBR6118 - Projeto de Estruturas de Concreto. Rio de Janeiro, 2003. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR6120 - Cargas para o Cálculo de Estruturas de Edificações. Rio de Janeiro, 1980. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR6123 - Forças Devidas ao Vento em Edificações. Rio de Janeiro, 1988. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR7480 - Barras e Fios de Aço Destinados a Armaduras para Concreto Armado. Rio de Janeiro, 1996. FUSCO, P. B. Técnicas de Armar as Estruturas de Concreto. São Paulo. Ed. Pini, 1995. FUSCO, P. B. Estruturas de Concreto: Solicitações Normais. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Dois, 1986. LEONHARDT, F.; MÖNNIG, E. Construções de Concreto - vol. 1, 2 e 3. Ed. Interciência. Rio de Janeiro, 1978. Notas de Aula da Disciplina ES-015.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo