Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGES-013
DisciplinaExemplo de um projeto completo de edifício de concreto armado
ObjetivoTransmitir os avanços tecnológicos provenientes da atualização das normas técnicas. Transmitir aos participantes as técnicas modernas de concepção e projeto. Propiciar aos participantes o desenvolvimento completo de um projeto típico.
Público_AlvoEngenheiros e arquitetos formados com interesse pela área. Profissionais atuantes na área.
Ementa1. Noções gerais de estruturação de edifícios de concreto. Contraventamento das estruturas de edifícios. Estruturação de edifício exemplo a partir de plantas de arquitetura. 2. Carregamento das estruturas de edifícios de concreto. Cargas verticais convencionais: permanentes e variáveis. Consideração das Ações do Vento em estruturas de edifícios. 3. Estudo da aderência, ancoragem, emendas e principais características das armaduras. Tabelas práticas para aços e concretos usuais no projeto de edificações. 4. Projeto de lajes. Cálculo a flexão: elástico e plástico. Cálcudo de flechas e verificação do cisalhamento. Detalhamento das armaduras das lajes do edifício exemplo. 5. Projeto de vigas. Cálculo dos esforços e dimensionamento das seções (a flexão e a força cortante).Detalhamento da armadura longitudinal e transversal. Verificação de flechas e fissuração. Vigas com esforços devidos ao vento. Vigas solicitadas a torção. Formulário prático. Cálculo e detalhamento das vigas do edifício exemplo. 6. Projeto de pilares curtos e esbeltos, contraventados e de contraventamento, de contorno e intermediários (simplificações possíveis). Cálculo e detalhamento dos pilares do edifício exemplo. 7. Projeto de estruturas especiais de um edifícios de concreto armado. Projeto (cálculo e detalhamento) da escada do edifício exemplo. 8. Projeto de estruturas especiais de um edifícios de concreto armado.Projeto da caixa d'água do edifício exemplo. Detalhamento completo. 9. Projeto de estruturas especiais de um edifícios de concreto armado.Cálculo e detalhamento das fundações do edifício exemplo, solução em sapatas, solução em estacas.
Bibliografia1. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR6118 - Projeto de Estruturas de Concreto. Rio de Janeiro, 2003. 2. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR6120 - Cargas para o Cálculo de Estruturas de Edificações. Rio de Janeiro, 1980. 3. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR6123 - Forças Devidas ao Vento em Edificações. Rio de Janeiro, 1988. 4. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR7480 - Barras e Fios de Aço Destinados a Armaduras para Concreto Armado. Rio de Janeiro, 1996. 5. FUSCO, P. B. Técnicas de Armar as Estruturas de Concreto. São Paulo. Ed. Pini, 1995. FUSCO, P. B. Estruturas de Concreto: Solicitações Normais. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Dois, 1986. 6. LEONHARDT, F.; MÖNNIG, E. Construções de Concreto - vol. 1, 2 e 3. Ed. Interciência. Rio de Janeiro, 1978. 7. Notas de Aula da Disciplina ES-013
Duração (h)36
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo