Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGES-008
DisciplinaTécnicas de estruturação e arranjo estrutural - Concepção estrutural
ObjetivoIntroduzir os avanços tecnológicos provenientes da atualização das normas técnicas. Transmitir aos participantes as técnicas modernas de concepção e projeto. Propiciar aos participantes a experiência de criar soluções.
Público_AlvoEngenheiros e arquitetos formados com interesse pela área. Profissionais atuantes na área.
Ementa1. As ações criativas dentro do processo de projeto Descrição do processo de concepção e elaboração de um projeto. Principais restrições, informações e conhecimentos necessários e funções a serem atendidas. Importância e aspectos que conferem ao engenheiro capacidade crítica e critativa. 2. Tipos estruturais e suas particularidades Análise comparativa do comportamento de diversos tipos estruturais - viga reta, viga poligonal, viga curva, pórtico, arco e treliça. 3. Princípios da concepção estrutural Discussão de princípios básicos de concepção - caminhamento das cargas do ponto de aplicação à fundação, alinhamento da resultante das cargas com o centro de gravidade da fundação, princípio da rigidez, distribuição das cargas pelos diversos elementos estruturais, eficiência estrutural em função do esforços solicitantes e dos materiais empregados. 4. Edifício em laje, viga e pilar Análise do comportamento de edifícios convencionais com pisos estruturados com lajes e vigas. Elementos de contraventamento e elementos contraventados. Ações principais. Edifícios altos. 5. Edifício com pisos em laje plana Comportamento de lajes planas. Distribuição de esforços solicitantes na laje. Análise da punção de acordo com a NBR?6118/2000. 6. O uso da protensão Descrição de processos e equipamentos usuais de protensão em lajes planas, distribuição e traçado de cabos na laje. Carregamento equivalente e hiperestático de protensão. 7. Edifício pré-moldado de concreto Descrição dos aspectos específicos de obras executadas com elementos pré-moldados e dos principais elementos industrializados disponíveis no mercado. Efeito da vinculação utilizada entre elementos na estabilidade da estrutura e nos esforços solicitantes a que está sujeita. 8. Ligações entre elementos pré-moldados Descrição e análise de diversos tipos de vinculações entre elementos. Discussão sobre métodos executivos, eficiência, efeito nos esforços solicitantes e análise custo x benefício de algumas alternativas de ligações. 9. Exemplos comparativos Análise de dois exemplos de edifícios e discussão comparativa das restrições e conseqüências do emprego de soluções convencionais (laje-viga-pilar), laje plana, ou estruturas pré-moldadas.
Bibliografia1. The design process, McGregor 2. Conceptual design and preliminary analysis of structurs, Fraser, D. 3. Why buildings stand up, Salvadori, M. 4. Structure and form in modern architecture, Siegel, C. 5. Construcciones Neumaticas - Manual de Arquitectura Hinchable, Herzog, T. 6. Fundamentos do Projeto Estrutural, Fusco, P.B. 7. Curso de análise estrutural, Süssekind, J.C. 8. Apostila do curso
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo