Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGEQ-038
DisciplinaComunicação interpessoal eficiente nas organizações
ObjetivoDesenvolver técnicas eficientes de comunicação visando profissionais de todos os níveis das Empresas. Comunicar o que realmente deseja, usando apropriadamente recursos verbais, visuais e sensoriais. Estabelecer "rapport" (estar em sintonia) com seu público-alvo nas mais diversas situações. Comunicar-se de maneira eficiente com o próprio cérebro, "programando-o" para transmitir as informações que efetivamente deseja comunicar. Implantar mudanças com eficiência, usando as resistências a seu favor. Aprimorar técnicas de persuasão e oratória.
Público_AlvoProfissionais de todas as áreas relativas a planejamento e cumprimento de metas; gerentes de marketing, administrativos e de recursos humanos; engenheiros e técnicos envolvidos na implantação do Sistema NBR ISO-9000.
Ementa1. Teoria da Comunicação. Lingüística e Comunicação. Mídias e sua importância na Comunicação. 2. Programação Neurolingüística: Histórico e técnicas. 3. Capacidade cerebral. Hemisférios cerebrais. 4. Sistemas Representacionais. Diferentes perfis do público receptor. Pistas de captação e identificação. 5. Evitando as armadilhas da linguagem. Processos universais de aprendizagem. Âncoras. 6. Linguagem de persuasão. Princípios básicos de oratória. 7. Rapport: entrando em sintonia. Como levar a mesma mensagem a pessoas de diferentes níveis? 8. Crenças e valores. Rompendo limites. Implantando mudanças. 9. A busca do significado útil. Ressignificação de conteúdos. 10. Exercícios de comunicação oral e escrita, verbal e não-verbal. 11. Fundamentos da Comunicação Empresarial.
Bibliografia 
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo