Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGEQ-005
DisciplinaGestão do Conhecimento e da Informação
Objetivo1. Construir embasamento conceitual e prático sobre Gestão do Conhecimento, com uma abordagem sistêmica e pragmática. Serão discutidas metodologias e ferramentas, e promovidas dinâmicas entre os participantes visando abordar questões estratégicas, táticas e operacionais relacionadas a aprendizagem, colaboração e construção de conhecimentos orientados a negócios e organizações. A partir de casos reais, metodologias consagradas e exercícios práticos, pretende-se criar condições de aprendizagem para que os participantes possam conduzir e gerenciar a gestão do conhecimento e seus desdobramentos, como educação corporativa e inovação, visando impulsionar os resultados das organizações. 2. Abordar a importância e o valor estratégico da informação e de sua gestão, particularmente em sua relação com a análise de riscos.
Público_AlvoProfissionais de nível superior de qualquer área de conhecimento.
Ementa
1. Introdução - Por que gestão do conhecimento? A era do conhecimento. Conceitos básicos e abordagens.
2. A gestão do conhecimento nas organizações. Estratégia e governança de gestão do conhecimento.
3. Processo de gestão do conhecimento.
4. Ferramentas e práticas de GC. Captura e organização.
5. Ferramentas e práticas de GC. Mobilização e inovação.
6. Infraestrutura para a gestão do conhecimento. Sistemas de informação e comunicação.
7. Cultura organizacional e GC.
8. Integração da gestão do conhecimento e gestão por processos. Impulsionando a qualidade por meio do conhecimento.
9. Mensuração de resultados e evolução estratégica da GC.
10. Gestão da informação.
Bibliografia1. Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR ISO 31000:2009 Gestão de Riscos - Princípios e diretrizes: ABNT, 2009. 2. International Organization for Standardization, ISO/TR 31004:2013 Risk management -- Guidance for the implementation of ISO 31000: ISO, 2013. 3. Terra, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 4. Davenport, T. H.; Prusak, L. Conhecimento Empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 5. Nonaka, I.; Takeuchi, H. Criação de Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. São Paulo: Editora Campus, 1997. 6. Dixon, N. M. Common Knowledge: How Companies Thrive by Sharing What They Know. Watertown: Harvard Business School Press, 2000. 7. Mintzberg, H.; Lampel, J. Reflecting on the Strategy Process. Sloan management Review, p. 83-94, Spring, 1999. 8. Kaplan, R.S.; Norton, D.P. The Balanced Scorecard - Measures that Drive Performance. Harvard Business Review, v.70, n.1, p.71-79, January/February 1992. 9. Porter, M.E; Millar, V. How information gives you competitive advantage. Harvard Business Review, v.63, n.4, p.149-160, Jul./Aug, 1985. Prahalad, C.K.; Krishnan, M.S. The dynamic synchronization of Strategy and Information Technology. MIT Sloan Management Review, v.43, n.4, p77-82, Summer 2002. 10. Prahalad, C.K; Hamel, G. The Core Competence of the Corporation, p.79-91, May-June, 1990. 11. Sveiby, Karl E. The New Organizational Wealth San Francisco: Berrett-Koehler Publishers, 1997, 220 p. 12. Von Krogh, Georg. Care in knowledge creation. California Management Review, v.40, n.30, 1998, p. 133 - 53. 13. Cross, R.; Thomas. R. J. Redes Sociais. Como empresários e executivos de vanguarda as utilizam para obtenção de resultados. São Paulo: Gente, 2009. 14. Denning, S. The Leader's Guide to Storytelling: Mastering the Art and Discipline of Business Narrative. San Francisco: Jossey-Bass, 2011. 15. Wenger, E. Cultivating Communities of Practice: A Guide to Managing Knowledge. Watertown: Harvard Business Review Press, 2002.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo