Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGEP-042
DisciplinaVantagem competitiva pelo design
ObjetivoDesenvolvimento da capacidade de análise do processo de design de produtos, com ênfase na fase projetual, levando em conta as vantagens competitivas para a empresa através da exploração de aspectos ligados ao consumidor e ao mercado. Introdução aos aspectos formais e funcionais do produto a partir de estudos de casos. Estabelecer relações entre o Design, os meios de representação e os resultados de mercado e financeiros. .
Público_AlvoDiretores, gerentes e responsáveis por produtos, projetos e novos negócios, e profissionais das mais diversas formações que atuem no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Ementa1.Conceitos fundamentais do design industrial. 2.Introdução à história do design: revolução industrial, Bauhaus, era digital. 3.A relação entre os meios de representação e o produto: do sketch ao modelo digital. 4.Design funcional, formal e styling. 5.Definição de requisitos de projeto: engenharia de valor e mapeamento das necessidades.6.Design thinking e design eco-sustentável - ciclo de vida do produto: da concepção ao consumo/ descarte. 7.Usabilidade e design para o futuro. 8.Casos de sucesso em diversos setores industriais.Assista ao vídeo: "A Vantagem Competitiva pelo Design".
BibliografiaReferência Básica BÜRDEK, Bernard E. História, teoria e prática do design de produtos. Blucher editora, 2ª Ed., 2010. Bibliografia Complementar HESKETT, John. Desenho industrial. São Paulo, Editora José Olympio, 3ª Ed., 2006. LEAL, Joice Joppert. O negócio do design. São Paulo, IMESP, 2010. LOBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração de produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2000. MANZINI, Ezio e VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. Os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo, EDUSP, 2002. MOZOTA, Brigitte Broja de. Gestão do design. São Paulo, Bookman Companhia Ed., 2010. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998. NORMAN, Donald A. O design do futuro. São Paulo, Editora Rocco, 2010. PEVSNER, Nikolasus. Pioneiros do Desenho Moderno. De William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes, 3ª. Ed., 2002. SUDJIC, Deyan. A linguagem das coisas. São Paulo, Intrinseca, 2010.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo