Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGEP-039
DisciplinaInternacionalização de produtos e empresas
ObjetivoDesenvolver competências para a gestão da problemática de competitividade internacional, baseada na adequação dos produtos nacionais para o comércio exterior, com projeção na última etapa da globalização: a internacionalização das empresas.
Público_AlvoProfissionais de nível superior envolvidos com a tomada de decisão para internacionalização de empresas; destinado a gestores de grandes empresas com previsão de atuação no exterior e de PME em busca de expansão.
Ementa
1. processo de internacionalização, fluxograma conceitual 
2. formação de equipe e cultura organizacional 
3. definição do portfólio de produtos 
4. prospecção de mercados potenciais com uso de portais de informação pública; 
5. definição da arquitetura do negócio 
6. pesquisa e mapeamento ambiental 
7. adequação de produtos aos mercados exteriores, análise de aceitação, formação de preço 
8. análise de viabilidade, contratos internacionais e lex mercatória, INCOTERMS, arbitragem 
9. conceitos de exportação e importação e uso de plataformas, SISCOMEX e SISCOSERV 
10. planejamento estratégico e Lean Management; análise de riscos 
11. integração de serviços: Servitization, Produtization e Product Service System 
12. competitividade; mkt internacional, terceirização 
13. implementação do projeto, acompanhamento e controle 

BibliografiaKUAZAQUI, E. Marketing Internacional. SP: M. Books, 2007.  AMATUCCI, M. Internacionalização de empresas. SP: Atlas, 2009.  MARIOTTO, F. L. Estratégia Internacional da empresa. SP: Thomson, 2007.  WERNECK, P. Comércio exterior e despacho aduaneiro. Curitiba: Jurua, 2009.  GHEMAWAT, P. Redefinindo estratégia global. Porto Alegre: Bookman, 2008.  CIGNACCO, B. R. Fundamento de Comércio Internacional. SP: Saraiva, 2009.  ENGELBERG, E. Contratos Internacionais do Comércio. SP: Atlas, 2007.  TANURE, B; DUARTE, R. G. Gestão Internacional. SP: Saraiva, 2006.  CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G.; RIESENBERGER, J. R. Negócios Internacionais - estratégia, gestão e novas realidades. SP: Pearson, 2010.  CAPARROZ, P. Comércio internacional esquematizado. SP: Saráiva, 2012.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo