Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGEP-037
DisciplinaTRIZ - Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos
ObjetivoA TRIZ ou "Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos" foi desenvolvida por Genrich Saulovich Altsller na extinta União Soviética da década de 1940. Recentemente a TRIZ passou a ser difundida no Ocidente e vem se firmando como método para a solução de problemas que exigem soluções inovadoras. O objetivo desta disciplina é apresenta os conceitos e ferramentas da chamada "TRIZ Clássica", e capacitar os participantes a utiliar a TRIZ nas suas atividades profissionais.
Público_AlvoProfissionais de nível ou médio envolvidos no desenvolvimento de projetos ou em esforços para a redução de custos de produtos nanafaturados.
Ementa

1. Definição de problemas inventivos.

2. Fundamentos da TRIZ: a. inércia psicológica, b. Contradições, c. Idealidade, d. Níveis de inventividade.

3. Ferramentas da TRIZ a. Os 04 princípios inventivos, b. Os 39 parâmetros de engenharia, c. Matriz de contradições, d. As 76 soluções padrão, e. ARIZ - algoritmo para a solução de problemas inventivos. f. Análise substância-campo.

4. Aplicações e estudo de caso.

Bibliografia1. ALTSHULLER. G. S., The Innovation Algorithm - Triz, Systematic Innovation and Technical Creativity. 2 ed. Worcester, USA, Technical Innovation Center, Inc., 2000. 2. TERNINKO, J.: ZUZMAN, A. ZLOTIN, B., Systematic Innovation - An Introduction to TRIZ. 1 ed., USA, St. Lucie Press, 1998.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo