Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoGEP-004
DisciplinaA voz do cliente no projeto do produto
ObjetivoProporcionar uma abordagem do projeto do produto a partir da voz do cliente, de acordo com a visão moderna da qualidade total.
Público_AlvoEngenheiros de qualquer especialidade e outros profissionais de nível superior.
Ementa

1. O que é qualidade para o cliente: características e parâmetros; facetas; o ponto de vista do cliente.

2. Entrevistas: tipos e técnicas; tipos de perguntas; técnicas de escuta.

3. Pesquisas: planejamento e projeto; questionário; amostragem; coleta, processamento e análise de dados.

4. O processamento de dados não numéricos: diagrama de relações; diagrama de afinidade; diagrama sistemático; diagrama de matriz; análise dos dados da matriz; diagrama do processo de decisão.

5. QFD - Desdobramento da Função Qualidade: objetivos; conceitos básicos; a tradução da voz do cliente; expectativas e necessidades; clientes externos e internos; planejamento do produto; desdobramento do produto; planejamento dos processos; planejamento da obtenção; matrizes de síntese; índices de desempenho.

6. Exemplos e exercícios.

Bibliografia1. Apostila do curso. 2. O Manual do QFD. L. Guinta e N. Praizler
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo