Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoERG-012
DisciplinaUso de biomassa, biodigestores e biogás
ObjetivoRevisão da teoria e tecnologias de máquinas de produção de energia eletromecânica. Apresentação da legislação técnica e ambiental para a implantação de projetos de energia de pequena e média escala Cálculo de viabilidades técnica-financeira. Análise de projetos de energia baseados em fontes renováveis: solar, eólica e biomassa. Uso eficiente da energia química dos combustíveis - cogeração.
Público_AlvoConsultores, gerentes e administradores técnicos de facilidades de hospitais, empresas, serviços e comércio. Formação em Engenharia, tecnologia, Arquitetura, Físicos, Químicos e áreas afins.
Ementa Origem e conceito de biomassa  Os cultivos energéticos  A produção de álcool  Digestão anaeróbica - Biogás de aterro e de ETE -  Óleos Vegetais  A cogeração  Considerações ambientais - impactos  Aspectos econômicos da geração de energia elétrica a partir da biomassa  Perspectivas
Bibliografia

COELHO, S.T., (Coord) Medidas Mitigadoras para a Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Geração Termelétrica" Brasilia, Dupligráfica, 2000.

NOGUEIRA, L.A.H, Lora, E. Dendroenergia: Fundamentos e Aplicações. Interciência 2003 - Rio de Janeiro - RJ 2ª edição TOLMASQUIM, M.T. (Organizador) "Fontes Renováveis de Energia no Brasil" - Rio de Janeiro - Interciência: CINERGIA, 2003 Capitulo 1: Geração de Energia a partir da Biomassa/exceto resíduos do lixo e óleos vegetais Capitulo 2: Geração de energia a partir de Resíduos do lixo e óleos vegetais.

Simões-Moreira, J.R. (org.) Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, LTC-GEN, RJ, 2017.

Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo