Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoERG-011
DisciplinaRegulação da geração distribuída
ObjetivoRevisão da teoria e tecnologias de máquinas de produção de energia eletromecânica. Apresentação da legislação técnica e ambiental para a implantação de projetos de energia de pequena e média escala Cálculo de viabilidades técnica-financeira. Análise de projetos de energia baseados em fontes renováveis: solar, eólica e biomassa. Uso eficiente da energia química dos combustíveis - cogeração.
Público_AlvoConsultores, gerentes e administradores técnicos de facilidades de hospitais, empresas, serviços e comércio. Formação em Engenharia, tecnologia, Arquitetura, Físicos, Químicos e áreas afins.
Ementa Aspectos gerais da Geração distribuída  A experiência da PURPA - legislação americana  O marco regulatório brasileiro- (leis 10.847/10.848 3 decreto 5.163)  O Proinfa. Possibilidades de inserção da GD em contratação de expansão regulada  Incentivos tarifários (TUSD, TUST e regulamentos associados)  O projeto de lei 630 no Brasil.?Experiências internacionais de tarifas de compra compulsória- Feed In  Potencialidades da expansão de GD a partir de direcionadores de decisão ambientais e regulatórios  A questão do smart grid e necessidades de regulamentos associados
Bibliografia

Lora, Electo E. Silva& Addad , J ( org.); Geração Distribuída, Editora Interciência, RJ, 2006.

Sovacool,B; Mendonça,M. e Jacobs, D.; Powering the green economy; earthscan, London, 2010.

Oliveira, S.H.F., Geração distribuída de eletricidade, inserção de edificações fotovoltaicas conectadasà rede no Estado de São Paulo, tese de doutorado apresentado ao IEE-USP, Abril de 2002.

Polizel, L. H.; Metodologia de Prospecção e Avaliação de Pré-Viabilidade Expedita de Geração Distribuída (GD): Caso Eólico e Hidráulico; Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,2007.

Figueiredo, N.;O que é e o que não é Geração Distribuída, News letter da Newmar Engenharia, 2003.

NARUC-The National Association of Regulatory Utility Commissioners, Model Distributed Generation Interconnection Procedures and Agreement, 2002.

NARUC-The National Association of Regulatory Utility Commissioners Model Interconnection Procedures and Agreement for Small Distributed,2003.

Generation Resources. ANEEL -Agência Nacional de Energia Elétrica,www.aneel.gov.br, Procedimentos de Distribuição- PRODIST, 2009, revisão 2010. Governo Do Brasil, leis 10.847,10.848 e decreto 5.163, 2004.

Simões-Moreira, J.R. (org.) Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, LTC-GEN, RJ, 2017.

Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo