Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoERG-002
DisciplinaAspectos ambientais e instalações de projetos de energia
ObjetivoRevisão da teoria e tecnologias de máquinas de produção de energia eletromecânica. Apresentação da legislação técnica e ambiental para a implantação de projetos de energia de pequena e média escala Cálculo de viabilidades técnica-financeira. Análise de projetos de energia baseados em fontes renováveis: solar, eólica e biomassa. Uso eficiente da energia química dos combustíveis - cogeração.
Público_AlvoConsultores, gerentes e administradores técnicos de facilidades de hospitais, empresas, serviços e comércio. Formação em Engenharia, tecnologia, Arquitetura, Físicos, Químicos e áreas afins.
Ementa Caracterização/contextualização dos projetos de energia eólica, solar e de cogeração com gás natural  Gás natural: principais características, produção, processamento e usos  Fundamentos da combustão  Principais poluentes resultantes das fontes de geração. Mecanismos de formação de poluentes  Princípios constitucionais relativos ao meio ambiente e aos recursos ambientais: referências constitucionais, repartição de competências. Proteção dos recursos ambientais e da Política Nacional do Meio Ambiente: princípios e objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente  Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, zoneamento ambiental, avaliação de impacto ambiental  Limites especificados de emissão, padrões e monitoramento da qualidade do ar  Limites especificados para a emissão para efluentes hídricos  Limites especificados para a emissão de rejeitos sólidos  Licenciamento ambiental: licença prévia, licenciamento de instalação, licença de operação  Estudos de impacto Ambiental (EIA): alternativas tecnológicas e de localização do projeto, identificação e avaliação sistêmica dos impactos ambientais, definição da área de influência do projeto considerando a bacia hidrográfica em que se localiza, diagnóstico ambiental da área de influência, análise dos impactos e empreendimentos e de suas alternativas, impactos relevantes prováveis, definição de medidas mitigadoras dos impactos negativos, definição de Programa de Acompanhamento e Monitoramento dos impactos e das medidas mitigadoras através dos fatores e parâmetros ambientais de interesse  Relatório de Impacto Ambiental (RIMA): relatório-resumo dos estudos de EIA contendo a descrição do empreendimento e das alternativas tecnológicas existentes (área de influência, matérias-primas, energia, processos, efluentes gerados, resíduos), síntese dos resultados do diagnóstico ambiental, descrição dos prováveis impactos, caracterização da qualidade ambiental futura, efeitos esperados com respeito às medidas mitigadoras, programas de acompanhamento e monitoramento, conclusões e recomendações da alternativa mais favorável  Fundamentos da metodologia de avaliação dos impactos ambientais: roteiro básico para a elaboração do EIA/RIMA, Método Ad Hoc, Método das Listagens de Controle (listagens descritivas, listagens comparativas, listagens em questionário, listagens ponderais), Método da superposição de cartas, Método das redes de interação, Método das matrizes de interação, Método dos modelos de simulação, Método da análise benefício-custo, Método da análise multiobjetivo. Seleção da metodologia empregada na avaliação dos impactos ambientais.
Bibliografia

 BAIRD, C., Química Ambiental. Bookman, 2ed, 2004 

BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. Prentice Hall, São Paulo, 2002. 

CANÇADO J.E; BRAGA, A; PEREIRA, L.A.A.; ARBEX, M.A.; SALDIVA, P.H.N; Santos, U.P. Repercussões clínicas da exposição à poluição atmosférica J. Bras. Pneumol. vol.32 suppl.2 São Paulo May 2006. 

SANCHEZ, L. E. Avaliação de impacto ambiental: conceito e métodos. Oficina de Textos, São Paulo, 2006. www.cetesb.sp.gov.br/licenciamentoo/cetesb/cetesb.asp www.mma.gov.br/port/conama/legi/cfm. Simões-Moreira, J.R. (org.) Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, LTC-GEN, RJ, 2017.

Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo