Algumas Informações sobre a Metodologia à Distância (EaD) do PECE para o curso de Segurança do Trabalho

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP com sua atuação sempre inovadora, de liderança e não perdendo de vista a preservação da sua história de excelência, desenvolveu através do seu Programa de Educação Continuada - PECE, uma metodologia de ensino a distância (EAD), que está aplicando com sucesso na execução de alguns de seus cursos "lato sensu" e treinamentos.

Essa metodologia de EAD dispensa a constante presença física do aluno em suas salas de aula e permite a este, adequada flexibilidade para o estudo, sem perda de qualidade de aprendizado.

Por exigência legal, as provas finais de cada uma das disciplinas, bem como a apresentação das monografias são presenciais. Também são realizadas presencialmente as atividades de laboratório.

O PECE/EPUSP com o desenvolvimento dessa modalidade de ensino e aprendizado alarga as suas fronteiras de educação continuada, permitindo um maior acesso de profissionais de todo o Brasil aos seus cursos de alta qualidade. Contribui, assim, o PECE/EPUSP, com a universalização da educação, fator importante para a integração dos brasileiros das mais diversas regiões.

Credenciamento MEC

Entidade: Universidade de São Paulo
Autorização:Portaria MEC/SESu nº 654 de 07/03/2004, ratificada pela Portaria MEC/SESu nº 1.161, de 14/06/2006.
Validade: 05 anos.
Alcance: credenciada
para oferta de cursos superiores a distância.

Excelencia Nacional em Cursos a Distância (EaD)

Dois anos, dois prêmios nacionais:

2004 – PrêmioABED/EMBRATEL

2005 – Referência Nacional e-Learning Brasil - ABRH/MICROPOWER

A metodologia de Ensino e Aprendizado a Distância (EAD), utilizada em cursos e treinamentos do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP é considera é considerada, pela comunidade especializada, como importante referência no Brasil.

Dinâmica do Aprendizado

Os cursos e treinamentos na modalidade a distância (EAD) do PECE/EPUSP possuem, resumidamente, a seguinte dinâmica do aprendizado:
  • estudo dirigido com as apostilas e filmes-resumo;
  • preenchimento de exemplos e exercícios da apostila;
  • execução de testes e simulados que são enviados por meio da plataforma de interatividade ou via e-mail, segundo um cronograma que segue uma determinada carga horária e um cronograma de oferecimento que é enviado ao aluno. O cronograma do curso em EAD segue o cronograma do curso equivalente presencial.
  • estudo dos filmes e fotos enviados nos DVDs. As aulas-resumo, ministradas pelos professores, filmadas e gravadas em DVDs, tem a correspondência de cada 15 minutos equivalerem ao resumo de 3 horas em sala de aula presencial.
  • interação semanal por meio das seguintes ferramentas: chat, fórum de discussão, e-mail, quadro de avisos, FAQ.
  • a presença do aluno na POLI em São Paulo é obrigatória nas provas, na apresentação da monografia e nas disciplinas que tenham parte prática, como laboratório.

Requisitos Mínimos de Hardware

Os cursos e treinamentos na modalidade a distância (EAD) do PECE/EPUSP, utilizam ferramentas como a internet e mídias como DVDs.
Para o bom acompanhamento dos cursos pelo aluno, recomendamos que ele utilize a seguinte configuração mínima de hardware e software:

  • um computador com processador Pentium III ou equivalente, com clock de 600 MHz e 128 Mb de RAM
  • drive de DVD-ROM
  • acesso à internet
  • placa de som
  • placa de vídeo e monitor com resolução mínima de 800x600 e 16 bits (milhões de cores)
  • Windows 98 ou superior, com Windows Media Player versão 7 ou superior
  • Internet Explorer 6 ou superior como navegador padrão


Cursos Presenciais
Cursos a Distância <
Metodologia dos Cursos de Segurança do Trabalho-EAD
Metodologia dos Cursos de Gestão e Tecnologias Ambientais-EAD
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br .
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.


©Copyright 2009 PECE - Todos direitos reservados.